quarta-feira, 15 de maio de 2013

AULA 2: Termodinâmica Humana

Prezados,
segue conteúdo da segunda aula (download)


Como combinado, vcs tem até 22/05 para realizar um recorte do assunto e comentá-lo, anexando a referência de pesquisa.


58 comentários:

  1. Lei zero da Termodinâmica. É a tendencia natural do corpos para ficar em equilíbrio térmico.
    Ocorre a troca de calor , por exemplo:
    se tem três corpos, com quantidade de calor diferente, o que tem a quantidade maior, vai transferir para o que tem menos, assim , se unindo e formando um terceiro, com a quantidade equilibrada.
    Assim temos as peguntas frequentes, de, por que o gelo queima, e uma chapa quente também queima? Isso ocorre, pois existe a transição de energia, tanto no calor que está estrando ou saindo. Pois a mão que entra em contato com o gelo perde para o gelo, e a chapa passa para a mão o calor.
    Por que é confortável a temperatura de 25º?
    Nos sentimos confortáveis pois conseguimos eliminar o excesso de calor .

    Ciências Biológicas

    http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1730

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Termodinâmica e Primeira lei da Termodinâmica.

    Termodinâmica é o estudo do processo de transormação de energia e o comportamento do corpo nessas tranformações. Surgiu na Revolução Industrial com o surgimento das locomotivas que funcionavam com a energia vinda da queima do carvão. Um sistema termodinâmico é aquele que pode interagir (troca de energia) com sua vizinhança.

    Primeira lei da termodinâmica:É um princípio de conservação de energia.É feita quando há troca de energia de um sistema para o meio externo em forma de calor ou trabalho. Como por exemplo o metabolismo (citado em sala de aula).
    ΔU=Ui-Uf


    Refêrencias:
    http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/A_primeira_lei_termodinamica.pdf
    '''www.fsc.ufsc.br/~tati/disciplinas/fsc5163/20071/fsc5163-temp-calor-1alei-2-20071.pdf
    http://www.cienciamao.usp.br/dados/rec/_leisdatermodinamicaantoniodesouzateixeirajrrevist.arquivo.pdf
    http://pe360graus.globo.com/obj/46/131227.pdf
    E anotações da aula dia 14/05/2013

    ResponderExcluir
  4. Homeostase fisiologica.

    Significa em termos, manter o equilíbrio.

    O corpo humano necessita disso para manter tudo em constante, como no caso da homeostase térmica que mantém uma certa temperatura corporal para controlar a frequência cardíaca, respiratória, metabolismo celular e etc.

    Possuímos também a homeostase hídrica, perdemos água pela urina, suor e fezes (em pequenas quantidades), se tivermos alguma entropia nesse sistema sofreremos e desidratação, e isso o corpo trabalha na homeostase para não ocorrer.

    Referência: http://infoescola.com/fisiologia/homeostase/isiologica

    ResponderExcluir
  5. A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações de troca entre o calor e o trabalho realizado na transformação de um sistema físico, quando esse interage com o meio externo. Termodinâmica estuda também a conversão de energia.
    Energia é a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho. A energia não pode ser criada e sim transformada, pois energia é algo que se conserva.
    A termodinâmica tem como principais pontos o estudo de duas leis, que são:
    1ª Lei: Conservação de energia - Metabolismo;
    2ª Lei: Entropia;
    O que é calor e temperatura?
    Calor é a energia térmica em trânsito que ocorre em razão das diferenças de temperatura existentes entre os corpos ou sistemas envolvidos.
    Temperatura está ligada a movimentação molecular (energia cinética).
    Durante um exercício, a liberação de energia na forma de calor e a consequente elevações da temperatura corporal envolvem mecanismos fisiológicos potenciais para promover a perda de calor. No entanto, para que a perda de calor ocorra, o “excesso” de calor deve primeiro ser transportado da região central do corpo para a periferia (pele) onde pode ser perdido para o ambiente.
    Quando o calor metabólico é transferido para a periferia, existem vários meios pelos quais o calor pode ser perdido para o ambiente, incluindo radiação, condução, convecção e evaporação.
    A radiação é a perda ou ganho de calor na forma de raios infravermelhos. O corpo humano simultaneamente emite e recebe calor na forma de radiação.
    A transferência de calor de um corpo para um objeto ou vice-versa, contato físico ou com uma diminuição orgânica do gradiente termal é chamada de condução.
    A transferência de calor via movimento de gás ou líquido, variação de temperatura é chamada de convecção. Ex.: Vento (citado em sala).
    A perda de calor por evaporação ocorre por meio da sudorese (suor) e da perda de água por insensibilidade.

    Aluna: Lara das Neves Heerdt
    Curso: Ciências Biológicas

    Referências:
    http://www.ativo.com/Canais/Pages/Aperdadecalor.aspx
    http://www.brasilescola.com/fisica/termodinamica.htm

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A homeostase é um conceito abrangente que descreve os maravilhosos processos fisiológicos do corpo humano, responsáveis por manter estável o ambiente interno.
    É o equilíbrio que os elementos encontram para o estado de harmonia intrínseco, ou seja, "acomodar".

    Um exemplo de homeostase; A homeostase térmica que consiste em manter a temperatura do corpo constante. Muitos mecanismos fisiológicos e bioquímicos dependem da temperatura corporal como, por exemplo, a frequência cardíaca, frequência respiratória, o metabolismo celular, o processo de digestão, etc.

    http://www.infoescola.com/fisiologia/homeostase/

    ResponderExcluir
  8. Lei Zero da Termodinâmica

    Quando temos dois corpos em contato e seus estados iniciais tendem a evoluir até que suas temperaturas seja a mesma para os dois, podemos dizer então que esses dois corpos estão em equilíbrio térmico. Se não houver mudanças nos seus estados, é porque os dois já estão com a mesma temperatura. Lei Zero da Termodinâmica: “Se dois corpos estiverem em equilíbrio térmico com um terceiro, eles estarão em equilíbrio térmico um com o outro”. Temos A, B e C. A e B estão em equilíbrio com o C, pela lei zero da termodinâmica A e B também estão em equilíbrio térmico entre si. A temperatura sempre está ligada as moléculas que estava se movimentando, está relacionada com a energia cinética. Como perdemos calor? Podemos perder calor por quatro meios. Pela radiação, que é uma radiação por ondas eletromagnéticas (infravermelho). Por Condução, que é o contato físico. Convecção que é a variação de calor, “vento”. E pela Evaporação, temos como exemplo o suor. Dentre esses meios, perdemos calor principalmente pela radiação.

    Referências:
    < http://www.labec.iqm.unicamp.br/cursos/QG107/aula3_4x.pdf >
    E anotações da aula 15/05/2013.

    Aluna: Luana Teixeira da Silva
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  9. Podemos dizer que quando um sistema recebe energia na
    forma de calor Q ele realiza trabalho W e consequentemente
    varia sua energia interna DU .Pode-se resumir a primeira lei da seguinte forma Q = DU +W (10).Consideramos que nosso sistema termodinâmico pode receber ou ceder energia para suas vizinhanças e passar de um estado para outro. Não há variação de energia cinética ou potencial do sistema com um todo, porém esses sistemas não estão isolados, ou seja, é possível a transferência de energia para fora ou para dentro desse sistema por meio de trabalho ou calor, podendo-se dizer que a primeira lei obedece a lei da conservação.

    http://www.portalfisica.com/uploads/6/9/5/4/6954454/termodinamica.pdf

    Aluna:Sabrina Silvério Camilo
    Curso:Fisioterapia

    ResponderExcluir
  10. Termômetro

    A palavra termômetro origina-se do grego thermo que significa quente e metro que significa medida.
    O termômetro é um instrumento capaz de medir a temperatura dos sistemas físicos, comumente usado nas pessoas usado para medir a temperatura do corpo. Os mais comuns se baseiam na dilatação do mercúrio.
    Para a medida da temperatura de um corpo com um termômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, precisamos esperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam a mesma temperatura, e assim, podermos medir seu valor.
    http://pessoal.utfpr.edu.br/raquelarocha/arquivos/termometros.pdf

    Natiéle Martignago
    Fisioterapia

    http://pessoal.utfpr.edu.br/raquelarocha/arquivos/termometros.pdf

    ResponderExcluir
  11. Termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre calor, temperatura, trabalho e energia.Por isso, em essência, a termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento.
    Existe uma lei zero da termodinâmica afirmando que se dois corpos estão em equilíbrio térmico com um terceiro, então eles estão em equilíbrio térmico entre si.Essa lei permite a definição de uma escala de temperatura.
    Em nosso corpo os músculos produzem calor para manter a temperatura corporal na média de 36,5º C.

    Luana Figueiredo Cardozo
    Enfermagem

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Termodin%C3%A2mica
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_zero_da_termodin%C3%A2mica

    ResponderExcluir
  12. ENERGIA

    A palavra energia vem do grego e significa “que contém trabalho”, pode-se dizer que é a capacidade de produzir trabalho. Conforme a Lei de Lavoisier - “Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma" - a energia não pode ser perdida, apenas transformada, ou seja, a quantidade de energia que temos no final de um processo é sempre igual à quantidade de energia que temos no início desse mesmo processo.
    As transformações químicas que ocorrem no interior de um sistema, em geral, levam a uma transformação entre as diversas formas de energia:

    Exemplo 1: Em uma reação exotérmica, parte da energia química é transformada em energia térmica; estando o sistema isolado, a energia química liberada deve ser exatamente igual à energia térmica ganha pelo sistema. Após este processo, se o sistema for eventualmente colocado em contato térmico com o mundo exterior, ele poderá transmitir para a sua vizinhança o calor gerado pela reação.

    Exemplo 2: Na ação muscular, a energia química acumulada nos tecidos musculares na forma de ATP é transformada, quando comandada por sinais eletrofisiológicos, em energia mecânica através de um sistema complexo de proteínas contrácteis, resultando no movimento mecânico de órgãos e membros dos animais.

    http://pt.scribd.com/doc/3500945/Biofisica-Cap2
    http://www.estig.ipbeja.pt/~pmmsc/git/energia_2.pdf
    http://www.brasilescola.com/quimica/lei-lavoisier.htm

    Aluna: Nadine
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Termodinâmica !!!
      Tem como finalidade equilibrar um determinado corpo com o meio em que este se envolve. Nós humanos por exemplo, em média nossa temperatura é de 37ºC,e a temperatura ambiente de 25ºC,quando sentimos muito frio é por que o nosso corpo tende a ficar estável com a temperatura ambiente da terra, ou seja, quanto mais frio eu sentir mais calor irei perder. Outro exemplo é que a todo instante realizamos trocas de calor com o meio exterior, na verdade é que ao mesmo tempo que estou ''perdendo energia, também estou ganhando energia'', um exemplo deste é quando fazemos um determinado exercício físico e começamos a suar, neste processo estarei perdendo e ganhando calor ao mesmo tempo.

      http://pe360graus.globo.com/obj/46/131227.pdf
      http://www.aulasdebiofisica.nupet.com.br/TermodinamicaemSistemasBiologicos.pdf

      Aluno: Robson Luis Folgerini Preuss
      Curso: Fisioterapia

      Excluir
  14. Termodinâmica estuda as relações entre calor e trabalho e as propriedades das substâncias que interagem num determinado processo físico que envolve a presença de um corpo e/ou sistema e o meio exterior.
    Calor é uma forma de energia que se transfere entre dois pontos, devido a uma diferença de temperatura entre eles, ou seja, para equilibrar a temperatura dos dois pontos iguais, sendo que o ponto mais quente irá baixar a temperatura e o frio aumenta a temperatura através da transmissão de calor do quente para o frio formando assim o ponto “0” ((Q fonte quente→sistema / T fonte quente) + (Q fonte fria →sistema / T fonte fria) = 0.).
    Primeira lei da Termodinâmica trata sobre os princípio da conservação de energia descrevendo como a somatória das energias que entram num volume de controle, menos a somatória das energias que saem, é igual à variação de energia que ocorre dentro do volume de controle, ou seja, essa variação da energia interna de um sistema é igual ao trabalho realizado por ele subtraído do calor recebido pelo mesmo. Demonstrando assim que na natureza não se perde energia e sim se transfere de um corpo a outro de acordo com as reações que neste acontece, ou seja, conservando a energia em corpos diferentes e não perdendo estas.
    Estas transferências de energia tratam-se da Entropia que é a segunda lei da Termodinâmica onde relata que a substância troca calor com o meio ambiente. Onde naturalmente, os fenômenos que ocorrem na natureza, passam do estado de menor energia para o estado de maior energia de acordo com as reações que ocorrem, ou seja, para tentar equilibrar dois corpos em relação a temperatura o ponto mais quente vai passar calor para o ponto mais frio deixando esse mais quente, com mais energia que estava no inicio.
    É através das variações de temperatura, pressão e volume, que a física busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza.

    http://pcc261.pcc.usp.br/Termodin%C3%A2mica%2009-02%20internet.pdf

    http://www.aulasdebiofisica.nupet.com.br/TermodinamicaemSistemasBiologicos.pdf

    http://www.ucb.br/sites/100/118/TCC/1%C2%BA2010/Visaotermodinamicadealgunsprocessosbiolo.pdf

    http://www.brasilescola.com/fisica/termodinamica.htm

    Vanessa Brasil Medeiros Machado
    Curso: Enfermagem

    ResponderExcluir
  15. Todos os seres vivos, sejam vegetais e animais, retiram do ambiente a energia e as Substâncias necessárias ao seu metabolismo. Mas, fazem-no de modos diversos e Complementares:
    # - os vegetais:
    Processam diretamente a energia radiante do sol. Através da fotossíntese clorofiliana, eles convertem a luz solar em energia química, Utilizando a água, o anídrido carbônico ( CO 2 ) , e alguns compostos presentes no Solo, para sintetizar a celulose, os açúcares, os amidos, as proteínas graxas e todas Demais substâncias necessárias ao seu desenvolvimento.
    # - os animais por sua vez:
    Obtêm a energia da matéria que processam sob a Forma de alimento; isto é, das substâncias vegetais e de outros animais, algumas das Quais são particularmente ricas em energia química. Os processos metabólicos extraem dos alimentos a energia solar que está neles Armazenada, além das substâncias necessárias à vida dos animais. O que resta disto - Matéria mais pobre em energia e em substâncias nutritivas - é restituída ao ambiente Sob a forma de dejetos. Estes são posteriormente transformados, por meio da atividade Dos micro-organismos, tornando assim tais matérias novamente disponíveis para o Metabolismo dos vegetais.
    Assim, nós seres vivos “colhemos energia “da natureza segundo um ciclo que não deixa restos, e que é alimentado pela luz do sol. Temos sido também, a espécie humana, um dos tantos anéis deste ciclo natural, desde centenas de milhares de anos atrás. Mas, sobretudo no decurso dos últimos dois séculos, saímos deste ciclo natural, pelas mãos da necessidade, ou do desejo do supérfluo, que nos induziram a “espremer”, de qualquer maneira, e até a última gota, a energia da natureza.
    Referencia: Energia, entropia e... Os termos do problema TRONCONI e outros 1991 tradução O. Sevá

    ResponderExcluir
  16. Dois corpos estão em equilíbrio térmico quando possuem a mesma temperatura. O calor é uma forma de energia que poderia ser transformada em outra. Lei zero :Consideremos dois objetos A e B. Se um terceiro objeto T está em equilíbrio térmico com A e também em equilíbrio térmico com B, então A e B estão em equilíbrio entre si. É essa lei que garante a possibilidade de usarmos um termômetro T para averiguar se dois corpos A e B estão em equilíbrio. Para isso, basta conferir se os dois corpos têm a mesma temperatura.
    A lei de conservação de energia aplicada aos processos térmicos é conhecida como primeira lei da termodinâmica. Ela dá a equivalência entre calor e trabalho e pode enunciar-se da seguinte maneira: "em todo sistema quimicamente isolado em que há troca de trabalho e calor com o meio externo e em que, durante essa transformação, realiza-se um ciclo s quantidades de calor e trabalho trocadas são iguais.
    A Segunda Lei da Termodinâmica descreve princípios básicos familiares à vida cotidiana. Ela é parcialmente uma lei universal de deterioração, a causa final por que todas as coisas finalmente caem aos pedaços e se desintegram com o tempo. Coisas materiais não são eternas. Tudo parece mudar eventualmente, e o caos aumenta.

    Ariana dos Santos Lima
    Ciências Biológicas
    Referencias: *http://www.coladaweb.com/fisica/termologia/leis-da-termodinamica
    *http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfemgAJ/1-lei-termodinamica-exemplo-metabolismo-ser-humano
    *http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/lei-zero-termodinamica.htm
    *http://www.christiananswers.net/portuguese/q-eden/edn-thermodynamics-port.html

    ResponderExcluir
  17. Lei 0 – Termodinâmica
    Termodinâmica: é o ramo da fisica que estuda as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume e de outras grandezas termodinâmicas.
    Um sistema esta em equilíbrio termodinâmico quando juntos estão em equilíbrio térmico, mecânico e químico, com isso um sistema esta em equilíbrio térmico quando sua temperatura não varia com o tempo, esta em equilíbrio mecânico quando sua pressão não varia com o tempo e em equilíbrio químico quando sua composição não varia com o tempo.
    Para resumir possuímos a lei: um sistema com três corpos a, b, c então se A possuir temperatura igual a B, e se B possuir temperatura igual a C logo eles estão em equilíbrio térmico entre si.



    http://coral.ufsm.br/gef/Calor/calor02.pdf
    http://www.if.ufrj.br/~capaz/fisica2/Aula14.pdf


    Curso:Monica Machado Biehl
    fisioterapia

    ResponderExcluir
  18. Primeira lei: Metabolismo Basal
    As primeiras observações experimentais mostraram que termogênese dependia das reações envolvidas com os metabolismos e que a manutenção da homeostase exigia uma oferta adequada de oxigênio para os tecidos. De acordo com as ideias, Lavoisier propôs que o consumo de oxigênio seria pequeno quando o homem, em jejum, estivesse mantido em ambiente com temperatura confortável. Todavia, a demanda de oxigênio aumentaria durante os exercícios após a ingestão de alimentos ou em temperatura ambiental baixa.
    Metabolismo basal: A respiração celular não se faz sem oxigênio. Rubner (Glasser,1944) foi o primeiro a verificar que o principio da conservação da energia também se aplicava aos seres vivos. Ele conclui que a energia dos alimentos servia, entre outras funções, para manter os processos vitais, para aquecer e para movimentar o corpo. Rubner também correlacionou a transformação metabólica dos alimentos com consumo de oxigênio, chegando a obsevar que o consumo de oxigênio era praticamente constante nos indivíduos postos em ambiente confortável e sob condições controladas de alimentação. A essa demanda de gás chamou de metabolismo basal.
    Produção basal de calor: A produção basal de calor em situação de metabolismo basal é de aproximadamente 1,5 kcal/min para um homem adulto com 70kg. O calor é gerado principalmente no fígado, cérebro, coração e músculos esqueléticos. São numerosos os fatores que afetam a termogênese, mas todos eles relacionados com o metabolismo interno dos alimentos. Algumas situações alteram a taxa basal de produção e de perda do calor. O sono, a subnutrição, bem como o mixedema decorrente de uma hipofunção da glândula tireoide, reduzem o metabolismo basal. Por outro lado, o bócio exoftálmico ( hiperfuncionamento da tireoíde), os estados de tensão muscular permanente, o calafrio, a alimentação e o exercício promovem a sua elevação.
    Fonte: Livro Biofísica – Eduardo A.C. Garcia 2º reimpressão, 2002.

    Aluna: Beatriz
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  19. Termodinâmica é a parte da Física que estuda o comportamento e as transformações de Energia que ocorrem na natureza. Mais especificamente, estuda as relações de Equilíbrio entre estados energético, cujas principais fontes de manifestação são o calor e o movimento.
    Energia é puramente o potencial de um corpo em produzir alguma ação, trabalho.
    A termodinâmica determina basicamente três Leis, ou princípios, fundamentais.

    http://www.tecnicodepetroleo.ufpr.br/apostilas/engenheiro_do_petroleo/termodinamica.pdf
    http://pcc261.pcc.usp.br/Termodin%C3%A2mica%2009-02%20internet.pdf

    Aluna: Judy Marcella Muradás de Mello
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  20. Termodinâmica
    estudo dos processos em que há transformação de energia e o comportamento dos corpos nessas transformações e também estuda a conversão da energia.
    * energia : algo que se conserva, ela nao pode ser criada e sim convertida.

    Lei zero; é uma lei simples de se compreender, para entender seu princípio consideremos que num sistema isolado termicamente haja três corpos a, b e c de com temperaturas Ta Tb e Tc respectivamente. A lei zero afirma que se Ta for igual a Tb e Tb for igual a Tc , então os três corpos estão em equilíbrio térmico entre si.
    * temperatura: movimento que esta ligado a energia cinética molecular.
    * calor: energia térmica em transi.

    Primeira Lei - conservação de energia : tenha sido estabelecida
    para sistemas gasosos ela pode ser aplicada em qual quer
    sistema em que ocorra transferência de energia entre dois
    sistemas.
    Podemos dizer então que quando um sistema recebe energia na
    forma de calor Q ele realiza trabalho W e consequentemente
    varia sua energia interna ∆U . Em outras palavras podemos
    escrever a primeira Lei da seguinte forma:
    Q = ∆U +W (10). Na primeira lei da termodinâmica não há variação
    de energia cinética ou potencial do sistema com um todo,
    porém esses sistemas não estão isolados, ou seja, é possível a
    transferência de energia para fora ou para dentro desse
    sistema por meio de trabalho ou calor. Podemos dizer então
    que a primeira lei obedece a lei da conservação da energia

    Segunda Lei - entropia , envelhecimento e doenças: Atualmente, uma das explicações mais aceitas para as mudanças causadas pelo envelhecimento consiste no acúmulo de eventos acidentais de perda irreparável da fidelidade molecular. A principal evidência dessa teoria reside no fato de que tudo no universo muda ou envelhece no espaço-tempo sem uma programação prévia de estruturas informacionais, como os genes.
    Nesse contexto foi inserida a definição de “entropia”, a qual, respeitando a 2ª Lei da Termodinâmica, é a tendência natural de tudo no universo passar de um estado mais energético para um menos energético. A organização não é, portanto, uma tendência, pois o nível de menor energia geralmente consiste na forma em que existem mais possibilidades de combinações no sistema analisado; assim, o maior número de possibilidades está presente no conjunto unidades básicas da estrutura complexa separados aleatoriamente, ou tecnicamente falando, no maior número de microestados ou de conformações possíveis.
    Organismos vivos e inanimados diferem, nesse ponto, pela capacidade das células e dos organismos de produzir organização, ou seja, de contornar a tendência de perda de complexidade. Eles podem fazer isso pois são sistemas abertos e, devido a isso, trocam energia e matéria com o ambiente, usando energia oriunda da luz ou dos alimentos para investir no aumento e na manutenção de sua complexidade, a qual pode ser observada nas diversas estruturas biomoleculares presentes na química da vida.
    Porém, o emprego do metabolismo na produção de energia gera, invariavelmente, produtos potencialmente nocivos e perdas energéticas, os quais resultam na inativação de biomoléculas ou na disfunção da atividade molecular. Esses produtos e essas perdas não podem ser evitados, mas a seleção natural favoreceu indivíduos capazes de reparar ou reconstruir estruturas que forem danificadas através do uso da energia até o período reprodutivo.

    http://www.portalfisica.com/uploads/6/9/5/4/6954454/termodinamica.pdf
    http://envelhecimentounb94.blogspot.com.br/2011/09/aumento-da-entropia-envelhecimento-e_13.html


    Aluna : DAIANA ILDA TORQUATO
    Curso: Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  21. Lei Zero da Termodinâmica
    A Lei Zero da Termodinâmica refere-se ao equilíbrio térmico entre corpos materiais e só ocorre quando estes corpos se encontram na mesma temperatura.
    ex: um corpo com a temperatura mais elevada tem mais energia do que um corpo com a temperatura menor, logo não há equilíbrio térmico entre eles, mas quando estes corpos entram em contato há uma transferência de energia do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura, essa transferência só termina quando estes corpos entram em equilíbrio ou seja atingem a mesma temperatura.


    http://www.infoescola.com/fisica/lei-zero-da-termodinamica/
    http://www.if.ufrgs.br/~dschulz/web/lei_zero.htm
    http://www.portalfisica.com/uploads/6/9/5/4/6954454/termodinamica.pdf

    Aluna: Laís Bruna
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  22. • Termodinâmica- Estudo dos processos em que há transformação de energia e o comportamento dos corpos nessas transformações.
    • Energia: A Energia não tem definição.Energia é algo que se consegue, seguindo a lei de Lavoisier “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
    1ª Lei da termodinâmica: “Todas as formas de energia são mutuamente conversíveis”. E ainda: “A energia de um sistema fechado e isolado permanece constante”.
    Popularizado: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
    A lei de conservação de energia aplicada aos processos térmicos é conhecida como primeira lei da termodinâmica. Ela dá a equivalência entre calor e trabalho e pode enunciar-se da seguinte maneira: "em todo sistema quimicamente isolado em que há troca de trabalho e calor com o meio externo e em que, durante essa transformação, realiza-se um ciclo (o estado inicial do sistema é igual a seu estado final), as quantidades de calor (Q) e trabalho (W) trocadas são iguais. Assim, chega-se à expressão W = JQ, em que J é uma constante que corresponde ao ajuste entre as unidades de calor (usada na medida de Q) e Joule (usada na medida de W). Essa constante é empregada na própria definição de caloria (1 cal = 4,1868J).
    Matematicamente essa lei pode ser escrita da seguinte forma:
    ΔU = Q – T
    Onde:
    • Q é a quantidade de calor recebida ou cedida;
    • T é o trabalho realizado pelo sistema ou que é realizado sobre o mesmo;
    • ΔU é a variação da energia interna do sistema.
    Essa lei tem aplicação prática em três transformações particulares de um gás perfeito. Lembrando que um gás perfeito ou ideal é um modelo idealizado para o comportamento de um gás, o qual obedece às leis de Gay Lussac, lei de Boyle Mariotte e a lei de Charles.

    http://www.brasilescola.com/fisica/principio-termodinamica.htm
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/termodinamica/termodinamica.php

    Aluna: Suélen Mendes
    Curso: Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Termodinâmica é o estudo das relações entre o calor e o trabalho e as propriedades das
    substâncias que interagem nestas relações. O trabalho é determinado processo físico que envolve a presença de um corpo,e através das variações de temperatura, pressão e volume, que a física busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza.
    Volume: Região do espaço limitada por uma superfície (real ou imaginária), pela qual passa energia na forma de
    calor e trabalho.
    Trabalho:Trabalho transferido para dentro ou para fora do volume de controle por meio de um eixo.
    Calor: Forma de energia que se transfere entre dois pontos, devido a uma diferença de temperatura entre
    eles.
    Energia Interna: Relaciona-se com a troca de outras formas de energia entre uma substância que se encontra no interior
    de um volume de controle e o meio.
    Primeira lei da Termodinâmica:“ A somatória das energias que entram num volume de controle, menos a somatória das energias que
    saem, é igual à variação de energia que ocorre dentro do volume de controle.”
    Segunda Lei da Termodinâmica:quando se deseja transportar calor de uma fonte fria para uma fonte quente, em uma
    máquina cíclica, necessita-se realizar um trabalho (proveniente de uma fonte externa).
    Válvula de Expansão: líquido saturado ao passar pela VE, sofre uma brusca queda de pressão
    sofrendo uma vaporização.
    Evaporador: na saída da válvula, dependendo do fluído, a temperatura é inferior à do ambiente, e o
    fluído indica um processo de troca de calor com o ambiente, retirando calor deste.
    Compressor: o fluido refrigerante, em baixa pressão e temperatura, passa por uma compressão
    para voltar ao estado inicial e reiniciar o ciclo de refrigeração.
    Condensador: vapor e, alta temperatura, no estado superaquecido . Nesta etapa, o vapor cede calor
    para o meio externo e, consequentemente, condensa.
    [http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/fisica/resumo-fisica-termodinamica-697988.shtml]

    ResponderExcluir
  25. Quaze tudo que acontece envolve algum tipo de energia.
    Como por exemplo a energia do sol,sob forma de luz ou de calor é absorvida pela pplanta, pelo solo, pela nossa retina.A absorção e consequente transformação de energia do sol é responsavel maior pelas transformação que ocorrem na terra.
    A termodinamica é o conjunto do principio que reagem a absorção e a transformação de energia.
    A primeira lei termodinamica diz que a energia não pode ser criada e destruida, se em algum lugar ela desaparecer, na mesma quantidade de energia ela aparecera em algum lugar.
    Também é um princípio de conservação de energia.É feita quando há troca de energia de um sistema para o meio externo em forma de calor ou trabalho. Como por exemplo o metabolismo.

    http://www.cienciamao.usp.br/dados/rec/_leisdatermodinamicaantoniodesouzateixeirajrrevist.arquivo.pdf

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Para comecar devo resaltar que o nome "energia" nao tem definicao. Ela auto se conserva. Ela pode ser de varios tipos: energia termica, energia eletrica, energia potencial. Outro ponto que devo resaltar 'e que a energia nao se cria, apenas podemos transformar a energia. Ex: energia potencial em energia gravitacional, energia mecanica em energia eletrica (como foi visto nas simulacoes em sala de aula.
    A termodinamica pode ser divida em 3 leis, e explicarei agora a Primeira Lei da Termodinamica (conserva energia)
    Esta lei inclui trocas de energia tanto por transferência de calor
    quanto por realização de trabalho e introduz o conceito de energia interna. Se em algum lugar a energia que se apresentava sob uma forma tiver desaparecido, a mesma quantidade de energia sob alguma forma, em algum lugar tera que surgir. A energia por sua vez, 'e utilizada e nao consumida. Pode-se falar por exemplo em carvao ou de gasolina(pois sabemos que ao queimar os mesmos, eles desaparecem). Porem, todas as energias que surgem seja de forma mecanica, termica ou eletromagnetica sera exatamente igual a energia inicial, no combustivel, sob essa forma, desapareceu.
    Contudo, a variação da energia interna de um sistema durante qualquer processo termodinâmico depende somente do estado inicial e final do sistema e não do caminho que conduz um estado ao outro. Logo, o referido sistema deverá trocar quantidades diferentes de calor com a vizinhança ao percorrer caminhos alternativos de
    modo a manter constante a variação da energia interna do gás.

    REFERENCIAS: http://coral.ufsm.br/gef/Calor/calor21.pdf
    http://www.fsc.ufsc.br/~tati/disciplinas/fsc5163/20071/fsc5163-temp-calor-1alei-2-20071.pdf
    http://www.cienciamao.usp.br/dados/rec/_leisdatermodinamicaantoniodesouzateixeirajrrevist.arquivo.pdf

    Ohana Andrade
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  30. A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre o calor trocado, representado pela letra Q, e o trabalho realizado, representado pela letra τ, num determinado processo físico que envolve a presença de um corpo e/ou sistema e o meio exterior. É através das variações de temperatura, pressão e volume, que a física busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza.Calor é energia térmica em trânsito, que ocorre em razão das diferenças de temperatura existentes entre os corpos ou sistemas envolvidos, já a energia é a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho.

    http://www.brasilescola.com/fisica/termodinamica.htm
    http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/fisica/resumo-fisica-termodinamica-697988.shtml

    Renata F.H.Figueiredo - Ciências Biologicas

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre calor, temperatura, trabalho e energia. Qualquer sistema físico, seja ele capaz ou não de trocar energia e matéria com o ambiente, tenderá a atingir um estado de equilíbrio, que pode ser descrito pela especificação de suas propriedades, como pressão, temperatura ou composição química.
    Os seres vivos são sistemas abertos, o que quer dizer que além da energia, eles trocam também matéria com o seu meio ambiente. Eles ficam porém submetidos às mesmas leis físicas que todos os objetos no universo, inclusive as leis da termodinâmica.
    A primeira lei da termodinâmica aplica-se aos seres vivos colocando o ser vivo num calorímetro durante alguns dias, medindo:
    •a natureza e a quantidade de comida absorvida, o conteúdo energético destes alimentos sendo medido também.
    •a energia de combustão das fezes.
    •a quantidade de energia térmica perdida pelo organismo.
    •a quantidade de energia mecânica fornecida pelo organismo. Torna-se este quantia negligenciavel mantendo o sujeito em repouso absoluto.
    De modo geral, a primeira lei aplicada aos seres vivos escreve-se:


    ∆E = Q + W
    metabolismo calor produzido trabalho executado

    O que chamamos metabolismo, se acompanha de uma perda de energia para o sistema.

    http://pt.wikibooks.org/wiki/Curso_de_termodin%C3%A2mica/Trabalho,_calor_e_metabolismo_-_Aplica%C3%A7%CA3o_aos_seres_vivos
    http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=173

    Daiane Barreto de Souza - Enfermagem

    ResponderExcluir
  33. A calorimetria é o estudo dos fenômenos relacionados à transferência
    de calor, a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor.
    O calor específico depende da substância e não da quantidade da mesma. O calor específico também é chamado de capacidade térmica mássica. É constante para cada substância em cada estado físico. Pode-se dizer que o calor específico caracteriza uma substância em determinado estado físico.
    Posso afirmar então que o calor específico consiste na quantidade de calor que é necessário fornecer à unidade de massa de uma substância para elevar a sua temperatura de um grau e expressa-se em calorias por grama e por grau.
    Para o caso da água, o calor específico foi convencionado ser de 1 cal/kg.

    Na aula o professor utilizou como exemplo, ao apoiarmos ou apenas tocarmos, uma pedra de mármore (granito) ou um uma superfície de madeira ou alumínio. A temperatura do nosso corpo estará a mesma nas três superfícies, e mesmo elas em temperatura ambiente estarão em diferentes estados de calor!
    Quando não há mudança de estado físico, o calor absorvido ou cedido por um corpo depende da variação da temperatura deste corpo, sua massa e do material de que é feito.

    REFERENCIAS:http://www.fismat.net.br/aulas%20de%20f%C3%ADsica/aula-termologia/Calorimetria%20calor%20sensivel%20e%20calor%20latente-%20AULA.pdf
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/16603/caloresp.pdf

    Tânia Machado Mathias
    Fisioterapia

    ResponderExcluir
  34. Bioquimica - Estudo dos processos que á transformação de energia e o comportamento dos corpos nessa transformção..
    Energia - É algo que se conserva, ela surgiu na revolução Industrial, e ela não pode ser criada, pode ser transformada..
    Termoelétrica - Conversão de energia

    Lei 0- Termodinamica
    É a lei do Equilibrio Térmico: É a tendencia natural de dois corpos para entrar em equilibrio.. Existe transferencia do corpo frio para o corpo quente, para ficar em equilibrio térmica..

    Temperatura- ligada a energia sinética molecular (é ligada a moléculas se batendo)
    Calor: é a energia em trânsito, é o fluxo de energia
    Media da temperatura do corpo humano: 34°C
    Radiação: são ondas eletromagnética (perde calor muitas vezes por radiação) da frequencia
    Condução: Controle Fisico
    Convecção: "vento"
    evaporação: suor

    Primeira lei: conservação de energia..

    Segunda lei: Entropia..
    Envelhecimento e doenças
    Em qualquer sistema fisico, a tendencia natural é o aumento da desordem. O reestabelecimento da ordem só é possivel mediante o dispêndio de energia..
    Os seres vivos se nutrem deentropia negativa..

    Aluna: Gabriela Marcon Nunes..
    OBS: isso foi tudo que peguei da aula, por isso não anexei nenhum site..

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Termorregulação e Sudorese
    Termorregulação é um conjunto de sistemas de regulação da temperatura corporal de alguns seres vivos (em especial, dos mamíferos e das aves). Esta regulação é exercida graças à coordenação entre a produção (termogênese) e libertação (termodispersão) do calor orgânico interno. O organismo tem a capacidade de regular a temperatura interna através de mensagens nervosas. A temperatura do corpo é regulada, quase que exclusivamente, por mecanismos nervosos de feedback, e quase todos eles operam por meio dos centros termorreguladores localizados no hipotálamo. Para determinar quando a temperatura corporal está se tornando excessivamente alta ou baixa, esses mecanismos contam com a existência de detectores de temperatura. Quando a produção de calor no organismo é maior que a sua perda, o calor aumenta no organismo, com consequente elevação da temperatura corporal. Por outro lado, quando a perda de calor é maior, tanto o calor do corpo quanto a temperatura corporal diminuem.
    Sudorese é a produção e eliminação de suor pelas glândulas sudoríparas. A finalidade da sudorese é múltipla. Através da sudorese, o organismo pode perder calor para o meio externo através do fenômeno da evaporação do suor. Além disso, as glândulas sudoríparas têm a capacidade de filtrar do sangue algumas substâncias tóxicas resultantes do metabolismo, como a ureia. A sudorese é controlada pelo sistema nervoso autônomo simpático. Alterações na sudorese podem ser indicativas de algumas doenças.
    http://termoregulacaoehidratacao.blogspot.com.br/

    Resumindo, entendo que há uma luta entre o ser vivo e o meio ambiente para que seja possível a termorregulação, onde se aplica a “Lei Zero” – equilíbrio térmico – adaptação para sobrevivência, sendo que o corpo se adapta às mais diversas condições, “aprendendo” a estocar energia (“Primeira Lei” – Metabolismo - Conservação) e acaba, consequentemente, passando por processos biológicos irreversíveis, culminado na “Segunda Lei” que é a Entropia (envelhecimento, doença e morte – esta última, sendo o equilíbrio final do sistema biológico).

    Aluna: Milena Cláudia Fagundes
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  37. Como dizia Lavoisier "Nada se cria, tudo se transforma"
    Energia não se perde se transforma.
    Termodinâmica é converter energia,é o ramo da física que estuda as relações entre calor, temperatura, trabalho e energia.
    Lei zero da termodinâmica,quando dois corpos tem a mesma temperatura dizemos que estão em equilíbrio térmico entre si.Podemos definir a lei zero como "se dois corpos estão em equilíbrio térmico com um terceiro eles estão em equilíbrio térmico entre si.
    essa lei define os medidores de temperatura,que hoje são usados em quatro escalas duas absolutas e duas relativas.
    São ela: Kelvin(K)
    Rankine(ºR)
    Celsius(ºC)
    Fahrenheit(ºF)
    Em sequência temos a Primeira lei.chamada de lei da conservação da energia(metabolismo basal)
    A segunda lei seu principal significado é que ela estabelece a direção na qual ocorre um determinado processo.(Envelhecimento,doenças)(Entropia)
    calor e temperatura tem conceitos diferentes.
    calor:energia térmica em transito
    temperatura:energia sinética molecular se movimentando.
    Juntas as três leis equilibram o sistema biológico.


    Referências:
    www.tecnicodepetroleo.ufpr.com.br

    ALUNA:CRISTINA DEMETRIO BOLL
    CURSO:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS



    ResponderExcluir
  38. Termodinâmica é área da física que estuda as relações entre calor, temperatura, trabalho e energia. No qual consiste em distinguir o comportamento geral dos sistemas físicos seja elas em condição de equilíbrio ou não, que seja capaz ou não de trocar energia e matéria com o ambiente, tende a atingir um estado de equilíbrio ou próximo a isso e que possa ser descrito pela especificação de suas propriedades que são pressão, temperatura ou composição química. Se não há alterações externas essas propriedades se modificam. No estudo da termodinâmica, é necessário definir com precisão alguns conceitos básicos, como sistema, fase, estado e transformação.
    Sistema é qualquer parte limitada do universo passível de observação e manipulação, fora desse conceito é denominado exterior.
    Estado é o reconhecimento de propriedades de um sistema.
    Fase qualquer porção homogênea de um sistema.
    Transformação toda e qualquer mudança de estado.

    Alem dessas características apresentadas, a termodinâmica apresenta leis, sendo: lei zero, primeira lei, segunda lei, terceira lei. Que consiste em:

    Lei zero: quando dois corpos entram em equilíbrio em um sistema.

    Primeira lei: conservação de energia aplicada aos processos térmicos, é a equivalência entre calor e trabalho.

    Segunda lei: é a tendência do calor a passar de um corpo mais quente para um mais frio.

    Terceira lei: segundo ela é impossível reduzir qualquer sistema à temperatura do zero absoluto mediante um número finito de operações, De acordo com esse princípio, também conhecido como teorema de Nernst, a entropia de todos os corpos tende a zero quando a temperatura tende ao zero absoluto.

    http://www.biomania.com.br
    http://biociencia.org


    Julia Machado Rufino
    Curso Enfermagem

    ResponderExcluir
  39. Fundamentos da termodinâmica da biofísica

    Sabe-se que a energia não possui definição, apenas compreende-se que ela pode ser transformada, e nunca criada.
    Termodinâmica seria corpos que em contato um com outro entram em equilíbrio térmico, mesmo que estes estejam em temperaturas diferentes.
    Temperatura pode ser compreendida como movimento cinético entre as partículas. Caso determinado elemento tenha ganho de calor, ocorrerá uma agitação entre as partículas.
    O conceito de calor é apenas a energia térmica em trânsito.
    A sensação de calor é entendida como corpo que esteja ganhando calor, seja por atividade física, alimentação, meio ambiente e etc. E a sensação de frio, é compreendida como corpo que perde calor para o meio. Num dia de frio, o organismo com temperatura média de 36,1cº, tente a perde calor para meio, pois a transferência das partículas sempre segue o fluxo de quente para frio.
    Em ambiente de 25 Cº, a sensação térmica de um organismo é de confortável, pois há uma pequena variação de transito de partículas.
    O frio pode queimar, pois um gelo em contato com a pele, onde o gelo tem temperatura de 0ºC e a pele em torno de 36,1ºC acarreta em grande per da de calor por causa do gelo, o organismo para se defender, faz uma vaso dilatação para que ocorra uma circulação maior no local e consequentemente um aumento de temperatura local para se defender do frio local, isso ocorre pois temos receptores na pele onde levam mensagens específicas para o hipotálamo, e este em resposta ao frio, libera substancias vaso dilatadoras. Por esse motivo a pele fica com a com avermelhada em virtude da circulação aumentada. Caso o organismo não consiga se defender dessa grande perda de temperatura, e esse choque térmico ocorra em grande escala, ocorrerá uma grande quantidade de transferência de calor de um material para outro, e isso fará com que o gelo realmente queime sua pele.
    Em dia de calor, os receptores da pele verificam esse calor, e mandam uma mensagem ao hipotálamo, em virtude disto, o hipotálamo joga na corrente sanguínea substancias vaso contrição para diminuir a perda de calor.
    O organismo tende sempre ficar em equilíbrio grassas a homeostasia, processo fisiológico que controla desde temperatura corpórea a metabolismo celular
    Uma grande curiosidade que intriga ao muitas pessoas do meio não científico, é eles acharem que uma blusa qualquer esquenta. Na realidade, em um dia de frio, a blusa fará com que a pessoa não perca calor para o meio. No deserto por exemplo em um dia muito quente, pessoas usam blusas para que o calor não consiga chega em seus corpos. Em resumo a blusa seria um isolante térmico.


    Daniel Prado dos Santos

    Ciências biológicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. referencias

      http://www.brasilescola.com/fisica/termodinamica.htm

      http://temtudobr.blogspot.com.br/2008/12/curiosidade-por-que-o-gelo-queima-pele.html

      "conhecimentos em sala de aula e pdf sobre termodinamica do professor Kelser"

      Excluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. A termodinâmica é o estudo das relações entre o calor trocado, representado pela letra Q, e o trabalho realizado, representado pela letra τ, num determinado processo físico que envolve a presença de um corpo e/ou sistema e o meio exterior. É através das variações de temperatura, pressão e volume, que a física busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza.

    Calor é energia térmica em trânsito, que ocorre em razão das diferenças de temperatura existentes entre os corpos ou sistemas envolvidos.
    Energia é a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho.

    A termodinâmica tem como principais pontos o estudo de duas leis, que são:

    - Primeira Lei da Termodinâmica: essa lei diz que a variação da energia interna de um sistema pode ser expressa através da diferença entre o calor trocado com o meio externo e o trabalho realizado por ele durante uma determinada transformação.

    BRUNA VIEIRA DA SILVA - ENFERMAGEM.
    http://www.brasilescola.com/fisica/termodinamica.htm

    ResponderExcluir
  42. Termodinâmica: Estudo da conversão de energia.
    Energia: É algo que se conserva, não pode ser criada e sim transformada.
    Temperatura: Moléculas em movimento.
    Calor: Energia em trânsito.

    Lei "0" Equilíbrio Térmico (Movimento)
    Ocorre o equilíbrio térmico quando dois corpos atingem a mesma temperatura.
    EX: Há dois corpos, A e B. A com a temperatura de 50° C e B com 10° C, quando os dois entram em contado ocorre atrito, assim ocasionando o movimento das moléculas. Que resulta no equilíbrio térmico dos corpos.

    Alice Nunes Carvalho Ciências Biológicas
    Referência: Meu caderno, não houve pesquisa em sites ou livros.

    ResponderExcluir
  43. A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre o calor trocado e o trabalho realizado num determinado processo físico que envolve a presença de um corpo ou sistema e o meio exterior. É através das variações de temperatura, pressão e volume, que a física busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza.
    Calor é energia térmica em trânsito, que ocorre em razão das diferenças de temperatura existentes entre os corpos.Energia é a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho.
    A termodinâmica tem como principais pontos o estudo de duas leis: Primeira Lei da Termodinâmica e Segunda Lei da Termodinâmica.
    A primeira lei da termodinâmica diz que a variação da energia interna de um sistema pode ser expressa através da diferença entre o calor trocado com o meio externo e o trabalho realizado por ele durante uma determinada transformação.
    A segunda lei da termodinâmica faz restrições para as transformações realizadas pelas máquinas térmicas como, por exemplo, o motor de uma geladeira.
    Para que um sistema realize conversões de calor em trabalho, ele deve realizar ciclos entre uma fonte quente e fria, isso de forma contínua. A cada ciclo é retirada uma quantidade de calor da fonte quente, que é parcialmente convertida em trabalho e a quantidade de calor restante é rejeitada para a fonte fria.

    Mayara Batista Bitencourt - Enfermagem
    http://www.brasilescola.com/fisica/termodinamica.htm

    ResponderExcluir
  44. O que é Biofisica?
    Estudo dos processos em que há transformação de energia e o comportamento dos corpos nessas transformações.
    O que é Energia?
    Energia é algo que se conserva.

    Existe três Leias da Termodinâmica:
    Lei Zero, Lei Primeira e Leia Segunda.

    A Lei Zero fala sobre o Equilíbrio Térmico ou Termorregulação. Quer dizer que dois corpos estiverem em equilíbrio térmico com um terceiro, estarão em equilíbrio térmico um com o outro. Ex: minha mão encontrase em uma temperatura 34c e uma mesa a 24c, quando eu puser a minha mão nesta mesa os dois ficaram com aproximadamente 30c, devido ao equilíbrio térmico.

    A Lei Primeira fala sobre a conservação de energia. No caso Metabolismo, o Quanto a gente consome de energia dos alimentos, o custo calórico, o quanto devemos consumir e perder. a Potencia que será igual a energia divido pelo tempo. No caso o peso ideal e atividades regulares para manter o peso e ter energia consumindo alimentos saudáveis.

    A Lei Segunda fala sobre Entropia que significa Organizar. No caso a doenças e o envelhecimento é natural e organizado, são processos biológicos irreversíveis, pois não temos motores de explosão, as células não usam energia mecânica.

    No fim da aula assistimos um vídeo que falava sobre o fluxo de Energia dos Seres Vivos. Afirmando que todos os seres vivos precisam de energia para sobreviverem. E essa energia é necessária em todo o processo vital. Existe o grupo de seres que produzem seu próprio alimento, que são chamados Atrópodo, são as plantas, algas, bactérias fotossintetizantes, moléculas inorgânicas. E o segundo grupo que são os Heterotropa que não produzem seu próprio alimento por isso se alimentam de plantas e outros animais. Devido a essa divisão existe a Cadeia Alimentar: Produtores e consumidores: 1-Herbivaros, 2-carnívoros, 3-carnívoros/Decompositores(que tem a função de transformar moléculas orgânicas em inorgânicas). Com falta de algum animal na cadeia alimentar pode gerar vários danos. Exemplo: Nas grandes plantações feitas pelo homen, certo consumidores ficam impossibilitados de entrar, gerando um aumento no numero de "pragas" consumindo e deteriorando toda a plantação.

    Aluna: Karla Suellen da Silva
    Curso: Ciências Biológicas 2013/A

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. A termodinâmica estuda os fenômenos que lidam com temperatura, calor e pressão, analisando as propriedades da matéria em condições específicas. Em outras palavras, ela estuda as variações macroscópicas e microscópicas, incluindo a mudança de temperatura e de pressão de um conjunto de partículas. Esses estudos englobam, por exemplo, as mudanças de estado físico da matéria de sólido para líquido, ou de líquido para gasoso. Sendo está baseada em três leis experimentais:

    Primeira lei: Um sistema não pode criar ou consumir energia, mas apenas armazená-la ou transferi-la ao meio onde se encontra, como trabalho, ou ambas as situações simultaneamente.

    Segunda lei: Nas transformações naturais, as conversões energéticas são tais que a energia total permanece constante, de acordo com o princípio da conservação de energia, a primeira lei de termodinâmica é uma reafirmação desse princípio. De Acordo com a Segunda Lei da termodinâmica, nas transformações naturais, a energia se "degrada" de uma forma organizada para uma desordenada, isto é, a energia térmica. E por essa lei, a energia térmica circula de regiões mais quentes para as mais frias.

    Terceira lei: Esta diz que, quando um sistema se aproxima da temperatura do zero absoluto, cessam todos os processos, e a entropia assume um valor mínimo. Ou, em outras palavras, a entropia de uma substância pura se aproxima de zero quando a temperatura se aproxima do zero absoluto e é zero na temperatura de zero absoluto.

    Samara Medeiros - Enfermagem
    http://www.cienciadosmateriais.org

    ResponderExcluir
  47. A termodinâmica seria o estudo da energia térmica de um determinado sistema, e também o estudo de suas aplicações. Por exemplo: o engenheiro mecânico estuda o aquecimento do motor de um carro, o nutricionista o aquecimento e resfriamento de alimentos, o geólogo estuda o aquecimento global, e os médicos a temperatura interna do corpo humano. Ou seja, é o ramo da física que estuda as relações de calor, temperatura, trabalho e energia, e abrange o comportamento geral dos sistemas físicos. A termodinâmica tenta descrever matematicamente um sistema físico e suas mudanças, para assim prever as condições de equilíbrio dos sistemas. Podemos dizer que existem leis da termodinâmica, as quais são: a lei zero, a qual é a lei que define temperatura, a mesma diz que se A e B são dois corpos em equilíbrio térmico com um terceiro corpo C, então A e B estão em equilíbrio térmico um com o outro, sendo assim, a temperatura deles é a mesma, a primeira lei já está relacionada ao princípio de conservação de energia, a segunda lei define entropia e regras para conversão de energia térmica em trabalho mecânico, e a terceira lei se refere à obtenção do zero absoluto de temperatura.

    Helena Aguiar Pereira - Enfermagem

    http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1730
    http://pessoal.utfpr.edu.br/wladimirbraga/arquivos/CAP_18_TEMP_CALOR_PRIMEIRA_LEI_TERMODINAMICA.pdf

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. A Termodinâmica estuda as transformações e as relações existentes entre o calor e o trabalho mecânico.

    Calor é energia térmica em trânsito, que ocorre em razão das diferenças de temperatura existentes entre os corpos ou sistemas envolvidos.

    Lei zero da termodinâmica- afirma que "Se dois corpos estão em equilíbrio térmico com um terceiro, então eles estão em equilíbrio térmico entre si." Essa lei permite a definição de uma escala de temperatura, como por exemplo, as escalas de temperatura Celsius, Fahrenheit, Kelvin, Réaumur, Rankine, Newton.

    Primeira lei da termodinâmica- é uma conseqüência da aplicação do principio da conservação da energia num processo termodinâmico e pode assim ser anunciada: a quantidade de calor Q trocada entre um sistema (gás) e a sua vizinhança é igual ao trabalho W trocado entre o sistema e a sua vizinhança, mais a variação na energia interna do gás.

    Segunda lei da termodinâmica- a primeira lei estabelece a conservação de energia numa transformação termodinâmica. No entanto, pela sua aplicação, não podemos prever se uma determinada transformação é possível na natureza. Já a segunda lei estabelece o que é possível ocorrer e o que não é. Espontaneamente, o calor só se transfere dos corpos de maior temperatura para os corpos de menor temperatura.

    Terceira lei da termodinâmica- quando um sistema se aproxima da temperatura do zero absoluto, cessam todos os processos, e a entropia assume um valor mínimo. A lei, portanto, fornece um ponto de referência para a determinação do valor da entropia.

    Meu comentário foi baseado dos livros do curso pré vestibular que fiz.

    Aluna: Tuany Scarduelli
    Curso: Enfermagem

    ResponderExcluir
  50. Saúde, doença e terapêutica, na perspectiva termodinâmica

    As particularidades do raciocínio termodinâmico transparecem melhor quando este é contrastado ao que denominaremos "abordagem higiênica": uma outra perspectiva sobre relacionamentos entre organismos com viés antropocêntrico, que tende a considerar prejudicial a presença de micro-organismos.

    Por exemplo, se analisarmos a definição de parasitismo proposta por Markell, ela afirma que: "parasitismo é uma relação íntima e prolongada na qual um organismo, o hospedeiro, é prejudicado em certo grau pelas atividades de outro organismo, o parasita"(3). Note-se que a própria definição de parasita já embute prejuízo ao hospedeiro. É uma definição absoluta, sem espaço para discussão ou atenuantes. Na abordagem termodinâmica, exatamente como postulado na lei de Hess, o número e natureza dos organismos envolvidos é absolutamente irrelevante, importando apenas o balanço energético final (ou a energia livre de Gibbs). Como este permite fluxo em ambos os sentidos, os conceitos se relativizam.

    Para ilustrar melhor, consideremos o Ascaris lumbricoides, um organismo ao qual poucos negariam o título de o "protótipo de um parasita". Na perspectiva higiênica, a ascaridíase é uma doença e demanda tratamento.

    Na perspectiva termodinâmica, é necessário fazer as contas antes de concluir. Se o hospedeiro for um organismo saudável, o áscaris realmente representa um dreno energético pequeno, porém desnecessário e improdutivo. Sua presença contribui para um balanço energético desfavorável e, portanto, ele é imunologicamente inaceitável. Por outro lado, em seu processo de adaptação ao parasitismo, o áscaris aprendeu a modular a resposta imune do hospedeiro, minimizando seu caráter inflamatório e, por isso, se considerarmos essa mesma infecção em pacientes portadores de doença inflamatória intestinal, notaremos uma melhora significativa da inflamação autoimune, com economia da energia despendida improdutivamente pela doença. Conclui-se, então, que a infecção contribui para a melhora do balanço energético final, com direto benefício para o hospedeiro e, em direta contradição à abordagem higiênica, o áscaris não mais deve ser classificado como parasita, mas como mutualista.
    A termodinâmica como princípio motriz do sistema imune.
    Einstein (São Paulo) vol.10 no.3 São Paulo July/Sept. 2012
    www.scielo.com.org
    ANGELA BRONDANI/ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  51. Termodinâmica: Estudo dos processos em que há transformação de energia e comportamento dos corpos nessa transformação.

    Segunda lei -Entropia:qualquer sistema físico tende a aumenta a desordem.O restabelecimento da ordem só é possível mediante o dispêndio de energia.

    Primeira lei da termodinâmica:É um princípio de conservação de energia feita quando há troca de energia de um sistema para o meio externo.ex:.metabolismo.

    Lei 0:quando dois corpos entram em equilíbrio térmico.

    Aluna: Gislane Tereza de Oliveira
    Ciências Biologicas

    ResponderExcluir
  52. O homem sempre buscou facilitar suas atividades para seu conforto e crescimento econômico. Então, no século XVIII iniciou-se uma nova era de evolução tecnológica onde, através de uma revolução industrial, procurou-se compreender o funcionamento de máquinas térmicas a fim de aumentar a produtividade, e por conseguinte o lucro e a diminuição da mão-de-obra. Com isso, os recursos naturais passaram a ser mais explorados, como o carvão, que como combustível fornece calor, gerando o trabalho das máquinas.

    A termodinâmica surgiu com a tentativa de utilizar o calor para o trabalho de máquinas industriais, estudando o relacionamento entre a energia térmica e o trabalho, mantendo-se a ideia da conservação da energia em todos esses processos.

    1ª lei da termodinâmica: Por mais que a energia possa ser modificada, jamais pode ser criada ou destruída, permanecendo sempre constante.

    2ª lei da termodinâmica: Em um processo de conversão da energia térmica para geração de trabalho, nem toda esta energia é utilizada, pois uma parte dispersa-se, sem gerar trabalho, ocorrendo assim a chamada degradação de energia.

    Por último, podemos encontrar a lei 0, cujo princípio diz que quando dois corpos se encontram tendem ao equilíbrio.

    Aluna: Taís dos Passos de Moraes
    Curso: Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  53. Força- pode modificar a velocidade do corpo.. por Isac Nilton
    Alavanca esta associada ao torque, que é a grandeza física associada a possibilidade de rotação.. que é o que influencia no torque.
    Composição Vetorial: Centro de Gravidade - ponto de aplicação do peso do corpo..
    Metodo Analitico: Estabilidade
    Altura do centro de gravidade: tamanho da base da sustentação
    Localização da linha imaginaria vertical que passa pelo CG em relação a área da base de sustentação, peso.
    3 forças: de ação, de resistência, de reação..
    Tipos: Inter fixas, resistente, inter-resistencia
    Os ossos em geral 0,5 se quebram.. ele é anisotrópico..
    Quando o pé não tem uma carga determinada para se adaptar causa a osteoporose, o osso fica mais poroso, mais fraco..
    O osso remodela-se em resposta as demandas mecânicas as quais esta sujeito.
    Cada músculo tem direção de forças..

    Nome: Gabriela Marcon Nunes
    Ciencias Biologicas

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir