quarta-feira, 22 de maio de 2013

AULA 3 - Alavancas Corporais

Conteúdo da terceira aula.
Introdução - Biomecânica (download)
Biomecânica - Alavancas (download)
Biomecânica da marcha e corrida (download)
Biomecânica interna (download)

Prazo de envio do comentário: 29/05.

55 comentários:

  1. A biomecânica é o estudo da mecânica dos organismos vivos. É parte da biofísica. De acordo com Hatze, apud Susan Hall, é "O estudo da estrutura e da função dos sistemas biológicos utilizando métodos da mecânica". A Biomecânica externa estuda as forças físicas que agem sobre os corpos enquanto a biomecânica interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, dos ossos e dos tecidos histológicos do corpo.
    A Biomecânica, além de ser atualmente uma ciência com laboratórios específicos e diversos níveis de pesquisas, nas Universidades, é também uma especialidade e uma disciplina oferecida pelos Cursos superiores de Engenharia Biomédica, Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

    Ergonomia na fisioterapia

    Ergonomia (ou a ciência do fator humano) tem como objeto a atividade humana em relação às condições ambientais, instrumentais e organizacional em que ela ocorre. O objetivo é adaptar estas condições para as necessidades do homem em relação às suas características e suas atividades. Os físico-Ergonomico é uma leitura, uma reinterpretação, e, finalmente, uma implementação de princípios e práticas ergonômicas com base no conhecimento da fisioterapia no campo da biomecânica, ou doenças que causam os males que afligem a uma elevada percentagem de pessoas na vida cotidiana - tanto na esfera privada quanto no trabalho. Com base em um dos casos clínicos full-blown, em vez de recolher inferência estatística de posturas ou comportamentos de risco, o Fisio-Ergonomia tem como objetivo detectar a doença na pessoa, na verdade, ou escondido antes que leva a um dano de cura (que afeta mais ou habilidades menos severamente motoras do indivíduo), bem como fornecer ferramentas para o auto-tratamento e compensação que ajuda a pessoa a manter e preservar o bem-estar de seu sistema musculoesquelético.
    Referencias: http://www.fisioterapiaergonomia.com.br http://www.self-online.it/

    ResponderExcluir
  2. O objetivo central da Biomecânica é o estudo do movimento humano. A Biomecânica procede sua análise a partir de um aspecto particular: o das leis da Física. Mais do que simplesmente aplicar as leis da Física, ela leva em consideração as características do aparelho locomotor e utiliza-se dos conhecimentos da Anatomia e Fisiologia, disciplinas que estabelecem as características estruturais e funcionais do sistema locomotor humano. Sendo assim, a Biomecânica é uma ciência que investiga o movimento, seus aspectos mecânicos e suas causas e efeitos nos organismos vivos. A Biomecânica está presente em várias áreas, como por exemplo, o estudo da locomoção humana, o estudo na reabilitação e na ergonomia. É através do conhecimento biomecânico que profissionais como professor de educação física, técnico, treinador, instrutor, fisioterapeuta e outros tantos profissionais que trabalham com o movimento podem fazer uma prescrição e uma orientação técnica correta e eficiente para uma prática de um determinado exercício, seja ela relacionada à saúde ou ao desempenho. Todo movimento é um fenômeno considerado mecânico e sempre que uma força atua sobre o corpo humano, direta ou indiretamente, princípios biomecânicos estão envolvidos, por isso o estudo de forças é fundamental para a compreensão de situações estáticas e dinâmicas do movimento humano, seja ele normal ou patológico.

    Helena Aguiar Pereira - Enfermagem

    http://www.fm.usp.br/fofito/fisio/pessoal/isabel/biomecanicaonline/elementar/conceitos.php
    http://oswaldojunioref.blogspot.com.br/2009/05/o-que-e-biomecanica.html
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-29502012000400015&lang=pt
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092011000500003&lang=pt

    ResponderExcluir
  3. Alavancas:
    É uma máquina simples que consiste em uma barra relativamente rígida que pode ser rodada em torno de um
    eixo. No corpo humano é representada pelo osso. A força aplicada na alavanca movimenta uma resistência.
    É Constituída por três partes básicas:
    *Ponto de apoio ou fulcro,
    *Força de Resistência e
    *Força de esforço ou Potência
    a) Ponto de Apoio ou Fulcro: Ponto de apoio ou eixo ao redor do qual uma alavanca pode ser rodada. No corpo humano é representado pela articulação. É o ponto onde se apóia a alavanca para realizar um trabalho.
    b) Força de Resistência: É o peso da carga. Quase sempre é representado pelo peso do segmento ou carga externa. É a força que deve ser vencida. O próprio segmento corporal representa uma resistência natural à alavanca.
    c) Força de Esforço ou Potência: É a força que aplicamos à alavanca, para mover ou equilibrar os sistemas. No corpo humano é representada
    quase sempre pela ação dos músculos. Pode ser chamada também de força motriz.
    CLASSIFICAÇÃO DAS ALAVANCAS
    A localização do ponto de apoio, Resistência e Potência classificará as alavancas, que podem ser de 3 tipos:
    * Alavanca de Primeira Classe:
    Pode ser chamada também de interfixa ou de equilíbrio. Nela, o ponto de apoio fica situado entre a Resistência e a Potência. As alavancas interfixas podem ser utilizadas para ganhar força ou resistência.
    Frequentemente é utilizada para manutenção da postura ou equilíbrio. A força necessária para vencer a resistência depende do comprimento dos braços de potência e de resistência.
    *Alavanca de Segunda Classe:
    Pode ser chamada também de inter-resistente. Nela, a Resistência fica situada entre o Ponto de Apoio e a Potência. As alavancas inter-resistentes podem ser chamadas de alavancas de força, pois o Braço de Potência é maior que o Braço de Resistência. Fornecem vantagem de força, de modo que grandes pesos podem ser suportados ou movidos por uma pequena força.
    *Alavanca de Terceira Classe:
    Pode ser chamada também de inter-potente. Nela, a Potência fica situada entre o Ponto de Apoio e a Resistência. As alavancas inter-potentes são projetadas para proporcionar velocidade ao segmento distal e mover pequeno peso a longa distância. As inserções dos músculos próximos das articulações permitem a produção de maior velocidade, porém a força é diminuída.
    Ariana dos Santos Lima
    Ciências Biológicas
    Referências: http://sandrodesouza.files.wordpress.com/2010/05/torque-e-alavanca.pdf

    ResponderExcluir
  4. Biomecânica:Aplicação dos princípios mecânicos no estudo dos organismos vivos.
    Serve pra crescer o desempenho esportivo.
    melhora o treino.
    pra sabe qual o melhor equipamento.

    Formas de avalia a mecânica:se está correto ou não
    se está sendo avaliado
    escreve melhor o movimento
    analise do músculo e outros.

    ALAVANCA
    Força:não tem definição
    massa+aceleração=força
    força gravitacional:peso
    força elétrica:corpos carregados
    força forte ou fraca:força dentro do átomo.
    A Alavanca está associada ao torque

    Aluna:Gislane Tereza de Oliveira
    Ciências Biologicas

    http://www.fisio-tb.unisul.br/biofisica/BIOMECANICA_alavancas
    http://www.fisio-tb.unisul.br/biofisica/BIOMECANICA_1

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. *Alavancas
    E uma barra rigida que pode girar sobre um ponto fixo, quando uam força é aplicada para superar resistencia.No corpo humano é representado por um osso.

    3 forças: Ação
    Reação
    Resistência
    3 Tipos: interfixas
    inter-resistencia
    interpotentes

    *Torque: é definido como produto da magnetude de uma força pela distancia perpendicular desde a linha de ação da forçaa até o eixo de rotação.
    caracteristica do torque:magninetude da forçao
    distancia mais curta ou perpendicular

    *Força:É a variação na quantidade de movimento, é a ação capaz de modificar a velocidade do corpo

    http://sandrodesouza.files.wordpress.com/2010/05/torque-e-alavanca.pdf
    http://www.fisica.net/mecanicaclassica/maquinas_simples_alavancas.pdf
    Anotações da aula

    ResponderExcluir
  7. Biomecânica da marcha e da corrida

    Andar e correr na vida de uma pessoa tem uma função muito importante além do fato da locomoção, faz bem a saúde fazer uma caminhada ou então dar uma corrida, mais não é simplesmente dar passos, andar é todo um controle do sistema músculo - esquelético
    e sistema nervoso juntos, além de usar força e equilíbrio. Assim com um automóvel tem uma mecânica para se locomover nós seres humanos usamos nossos membros para tal uso. A marcha é uma sucessão de movimentos rítmicos.
    Pode se avaliar a velocidade assim perceber a distância percorrida, o número de passos num determinado tempo, distância dos apoios e o período que o pé repousa no solo e depois levanta e nesse ciclo um período em que os dois pés contatam o solo.

    A corrida é um pouco diferente no apoio ao solo, a corrida tem um poco de flutuação quando os apoios estão no ar.
    Velocidade é um ponto que vai separar o anadar do correr.

    Por tanto para andar e correr é preciso vencer a gravidade, o atrito o ar e fazer forças interiormente no corpo como usar a musculatura as articulações e sistema nervoso é um mecanismo em conjunto.

    Curiosidade: Teoria do Pêndulo Invertido
    Segundo o modelo do pêndulo invertido, a marcha humana pode ser comparada a um mecanismo semelhante
    a um pêndulo, sendo a energia cinética convertida em energia potencial gravítica e vice-versa, com
    conservação de mais de 60 a 70% da energia mecânica necessária.

    Além dessa a várias teorias a respeito da marcha em relação a energia, funcionamento, membros e partes envolvidas na locomoção.

    Referências: http://usuarios.upf.br/~rschuster/biomecanica.pdf
    http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/25484/2/26124.pdf

    ResponderExcluir
  8. BAROPODOMETRIA - Avaliação Computadorizada dos Pés
    O baropodômetro é um equipamento desenvolvido para a análise dos pontos de pressão plantar exercido pelo corpo, tanto em posição estática quanto em movimento.
    Consiste de uma plataforma sensível a pressão com sensores piezoelétricos com a mais alta concepção de tecnologia, conectado a um computador o qual utiliza um software apropriado para visualizar imagens coloridas e dados estatísticos, com um alto valor diagnóstico. Identifica agentes diretos ou indiretos que proporcionam ao indivíduo uma instabilidade corpórea, que mais tarde serão impressas sob a forma de gráficos ou planilhas.
    Na Europa, o baropodômetro é muito utilizado também em exames com pacientes diabéticos, para detectar as áreas de maior pressão nos pés, podendo assim aliviá-la evitando a formação de úlceras e em casos mais graves a amputação dos pés.
    Utilizando um programa de software, através da plataforma baropodométrica é possível detectar a estabilidade do corpo e no espaço, ou seja, as oscilações posturais e o equilíbrio por meio da quantificação da posição corporal em relação a sua base de suporte que assegura o centro de gravidade dentro do polígono de sustentação.
    O objetivo no diagnóstico deste exame é avaliar os seguintes parâmetros:
    A postura do paciente na posição estática, ou seja, em pé parado;
    Disfunções funcionais de equilíbrio e estabilidade;
    Divisão das cargas corporais em condições ortostáticas;
    Análise dinâmica da marcha e sua distribuição da cargas durante o passo;
    Pico de pressão e tempo de contato com o solo;
    Detecção das áreas de risco do pé;
    Auxílio na confecção de órteses plantares/palmilhas;
    Detectar alterações biomecânicas do pé, pelve e coluna;
    Diferença de comprimento dos membros inferiores.
    ANGELA BRONDANI/ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  9. CENTRO DE GRAVIDADE (CG)
    O Centro de Gravidade de um sólido é um ponto localizado no próprio sólido, ou fora dele, pelo qual passa a resultante das forças de gravidade que atuam em cada elemento de sua massa. É como se toda a massa do corpo se concentrasse naquele ponto.

    O QUE ACONTECE NA GRAVIDEZ COM O CG?
    A preparação do corpo para a gestação envolve ajustes dos mais variados sistemas. O principal fator biomecânico a ser considerado é o deslocamento do centro de gravidade da mulher para cima e para frente, que advém do constante crescimento do útero e de sua posição anteriorizada dentro da cavidade abdominal, além do aumento no peso e no tamanho das mamas, podendo acentuar a lordose lombar e promover uma anteversão pélvica.

    Buscando compensar essa hiperlordose lombar e manter a linha de visão, a gestante aumenta a
    flexão anterior da coluna cervical, anteriorizando a cabeça, hiperestendendo os joelhos, alargando
    a base de suporte e transferindo o peso para a região dos calcâneos.

    Nadine
    Fisioterapia

    ftp://ftp.cefetes.br/cursos/Mecanica/T%E9cnico/Mec%E2nica%20T%E9cnica/cap6.prn.pdf
    http://www.scielo.br/pdf/motriz/v16n3/a22v16n3.pdf

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Torque e Alavanca

    Segundo o Professor Fisioterapeuta Alexandre Sousa, Alavanca é “uma barra rígida que gira em torno de um ponto fixo quando uma força é aplicada para vencer a resistência”. Alavanca tem três tipos de força de alavancas, que são eixo, peso e força que seria a resistência. Os tipos de alavancas seriam, interfixa que é quando o eixo está no meio; interesistente, que é quando a resistência está entre o eixo do movimento, e a força; e por último interpotentes, que é quando a força está entre a o eixo do movimento e entre a resistência. Alavanca está relacionada ao Torque, que é a grandeza física associada a possibilidades de rotação. Como por exemplo, temos uma caneta, para ela poder girar temos que ter duas forças, uma para cima e outra para baixo. Quando mais distante mais o torque, menos distante menor o torque.

    Referências: http://professoralexandrefisio.blogspot.com.br/2011/03/as-alavancas-e-o-corpo-humano.html
    E anotação da aula dia 22/05.

    Aluna: Luana Teixeira da Silva
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  12. BIOMECÂNICA

    A mecânica é uma área da física e da engenharia, que lida com a análise das forças que agem sobre um objeto. Seja para a manutenção deste ou de uma estrutura em um ponto fixo, como a descrição e a causa do movimento do mesmo.
    Assim, a Cinesiologia deve ser capaz de aplicar leis e princípios básicos de mecânica a fim de avaliar as atividades humanas. Essa aplicação da mecânica cai nos domínios da Biomecânica que pode ser definida como aplicação da mecânica aos organismos vivos, tecidos biológicos, aos corpos humanos e animais.
    A postura do corpo é resultante de inúmeras forças musculares que atuam equilibrando forças impostas sobre o corpo, e todos os movimentos do corpo são causados por forças que agem dentro e sobre o corpo.
    Em nossas atividades diárias, no trabalho, no esporte, temos que lidar com forças e os profissionais que trabalham com lesões músculo-esqueléticas precisam compreender como as forças afetam as estruturas do corpo e como estas forças controlam o movimento.
    A biomecânica é a base da função músculo-esquelética. Os músculos produzem forças que agem através do sistema de alavancas ósseas. O sistema ósseo ou move-se ou age estaticamente contra uma resistência. O arranjo de fibras de cada músculo determina a quantidade de força que o músculo pode produzir e o comprimento no qual os músculos podem se contrair. Dentro do corpo, os músculos são as principais estruturas controladoras da postura e do movimento. Contudo, ligamentos, cartilagens e outros tecidos moles também ajudam no controle articular ou são afetados pela posição ou movimento.

    http://biofisicahumana.blogspot.com.br/2009/10/biomecanica.html

    Aluna: Daiana torquato
    curso : ciências biológicas

    ResponderExcluir
  13. BioMecanica são fundamentos da mecanica para a analise do movimento humano. as áreas de estudo: melhora do desempenho esportivo, tecnica, equipamento, treinamento, prevenção, cinetica, cinematica, posição anatomica e movimentos que são nomes especificos exemplo flexão e extensão. os fundamentos de macânica para analise do movimento humano basea-se em: rígidos, deformáveis, fluidos, relativos e quantica. Para o movimento de andar, usa-se a terceira Lei de Newton que é a Ação e Reação. Devido ao movimento de flexionar uma parte do corpo dando impulso com a outra parte e gerando o movimento. Para a Força não há definição ela é uma reação da massa em movimento. Ou seja, Força é igual a massa vezes a aceleração. Existe 4 tipos de força pela Lei de Newton: Gravitacional que é um ponto de aplicação do peso do corpo.eletrica, forte e fraca. As 3 Leis de Newton são: Lei da Inercia ou Primeira Lei de Newton:"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele." Lei da Força ou Segunda Lei de Newton: "A mudança do movimento é proporcional à força matriz impressa e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força." e Lei do Principio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton: "A uma ação sempre se opõe uma reação igual, ou seja, as ações de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e se dirigem a partes contrárias." Alavanca esta associada ao Torque, grandeza física associada a possibilidade de rotação. Estabilidade dependera da altura, tamnho da base de sustentação, localização da linha imaginaria vertical em relação a área. Peso: quanto maior o peso menos a possibilidade de desequilibrio, devido a força gravitacional feita pelo individuo com a superficie. Alavanca: São condições de equilibrio de um corpo para que um corpo sujeito a forças permaneça em equilibrio. São necessarias 3 forças; Ação, Resistência e Reação chamadas de Interfixas, interresistentes e Interpotentes.

    Marcha e Corrida: Caminhada(Pendular) Corrida(Torque Muscular)
    A velocidade maxima de uma caminhada eficiente chega a uma hora, depois disso não da mais resultados. as fases da marcha são de 40% oscilatória e 60% de apoio. Para esses moviemtos biomecanicos precisamos dos ossos, que podem ser quebrados dependendo a variação modelar. Aquenta maior impacto caindo em pé, e fratura com mais facilidade batidas de lado. Articulação para dar flexibilidade ao movimento, moudando por diferentes impactos. E a Musculatura, são compostos por actina e miosina, arranjo muscular, ele que da a direção da força, eletromecanica, força e energia ATP.

    Aluna: Karla Suellen da Silva
    Curso: Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O que determina o ponto de equilíbrio de um corpo é a localização do chamado centro de gravidade, que nada mais é que o "ponto de aplicação" da força gravitacional (peso). Quando temos uma situação em que o campo gravitacional pode ser considerado uniforme (ou seja, que tem o mesmo valor em qualquer posição e que pode ser representado por linhas paralelas entre si em regiões próximas), o centro de gravidade coincide com o centro de massa. O centro de gravidade é simplismente a posição média da distribuição do peso, uma vez que o peso e a massa são proporcionais , o centro de gravidade e o centro de massa referem-se ao mesmo plano de objeto.

    Referências:
    http://www.fsc.ufsc.br/~canzian/bau/tcckarla/tcckarla.pdf
    http://www.ufrgs.br/pibid/Nova%20pasta/F%C3%8DSICA/PIBID_Fis_UFRGS_16.pdf

    Aluna: Sabrina Silvério Camilo
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  16. peguei a parte da Biomecanica interna , e como fala bastante sobre ossos foi falar sobre uma doença que atinge o mesmo. A osteoporose ,essa atinge mais as mulheres do que os homens, principalmente , quem, não faz muito exercício, tem a falta de cálcio ,e que já histórico de osteoporose na família, tem a massa muscular pouco desenvolvida, e pouca exposição ao sol.
    Essa doença causa a falta de massa óssea e piora da qualidade do osso, que se torna mais frágil. Quanto maior essa fragilidade, maior é o risco de uma fratura.
    ABAIXO SEGUE O LINK com a imagem de um osso com a doença, e sem.
    http://www.musculacao.net/wp-content/uploads/2012/06/osteoporose.jpg

    O diagnóstico da osteoporose é feito a partir da avaliação da densidade óssea, exame físico, história clínica, exames laboratoriais e radiografias. E o tratamento é feito para que tenha a diminuição da reabsorção dos ossos, aumentando a sua formação. Podendo utilizar estimulantes, ingestão de cálcio, estrógeno, vitamina D3 e estimulantes da formação óssea, como fluoreto de sódio, paratormônio e atividades físicas.

    Ciências Biológicas.

    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/osteoporose/index.php

    ResponderExcluir
  17. Biomecânica do exercício e do esporte
    A biomecânica inclui o estudo de todas as coisas vivas, plantas e animais; a biomecânica animal inclui somente animais como objetos de estudo; a biomecânica humana inclui somente os humanos; e a biomecânica do exercício e dos esportes inclui somente os humanos envolvidos em exercícios e esportes, estuda as forças e efeitos dos exercícios e esportes sobre os seres humanos.
    O objetivo definitivo é a melhora do desempenho dos exercícios e do esporte, um objetivo secundário é a prevenção de lesões e a reabilitação, pois um atleta não lesionado irá se desempenhar melhor que um atleta machucado, o método mais comum para melhora do desempenho, em muitos esportes é o de melhorar a técnica do atleta, a aplicação desse método pode ocorrer de duas maneiras: os professores e os treinadores podem usar seu conhecimento de mecânica para corrigir as ações de um estudante ou atleta, para melhorar a execução de uma habilidade, ou um pesquisador de biomecânica pode descobrir uma técnica nova e mais eficaz para a execução de determinada tarefa esportiva.
    A biomecânica tem o potencial de levar a modificações no treinamento e, assim, a melhoras no desempenho. Tal aplicação pode ocorrer de várias maneiras. Uma analise das deficiências de técnica de um atleta pode auxiliar o treinador na identificação do tipo de treinamento que ele precisa, algumas vezes as deficiências podem ser óbvias, por exemplo , um ginasta tentando uma manobra em cruz requer uma força tremenda nos músculos adutores do ombro, neste caso o treinador poderia então elaborar um programa que fortaleceria os músculos extensores do ombro do saltador, de tal forma que ele pudesse completar esse aspecto do salto com êxito.

    Fonte: Livro Biomecânica do esporte e exercício – Peter M. McGinnis 1º edição 2002.

    Aluna: Beatriz
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  18. Comentário sobre Torque e Alavancas.
    Torque é uma grandeza capaz de romper a inércia em um movimento circular.Ela depende da distância do ponto de aplicação da força ao eixo do movimento. Torque é o produto da força vezes a distância perpendicular desde a sua linha de ação até o eixo do movimento.
    Torque é a expressão da eficácia de uma força para virar um sistema de alavanca.

    Alavanca. Tem 3 forças (ação,resistencia e reação)
    Interfixas: O ponto fia enre Fa e Fr (no corpo humano é frequentemente utlizada para manutenção de postura e equilibrio)
    Inter-resistentes: Fr fica entre o ponto e Fa (elas apresentam sempre vantagem mecânica)
    Interpotentes: Fa fica entre o ponto e Fr (não apresentam vantagens mecânicas).

    ResponderExcluir
  19. Fonte:
    Explicaçã citada em aula e

    http://www.fisiologiafmabc.com.br/TORQUE%20E%20ALAVANCAS.pdf

    ResponderExcluir
  20. CENTRO DE GRAVIDADE

    A Gravidade é uma força externa que age sobre um objeto sobre a terra, e para equilibrar essa força, uma segunda força externa precisa ser induzida - ou seja, todo o corpo recebe a ação de uma força, reage à mesma com uma força igual e oposta.
    O conceito de Centro de Gravidade é proveitoso ao descrever e analisar mecanicamente o movimento do corpo humano e outros objetos, sabendo exatamente como a força da gravidade atua nesses corpos.
    O Centro de Gravidade é o ponto dentro de um objeto onde se pode considerar que toda a massa, ou seja, o material que constitui o objeto, esteja concentrada. A gravidade puxa para baixo todo ponto de massa que constitui este objeto ou o corpo. No entanto, a determinação do Centro de Gravidade do corpo humano é muito difícil, pois este não apresenta densidade uniforme, não é rígido e não é simétrico enquanto um objeto com todas estas características o Centro de Gravidade em cada ponto é igual.
    Existem cálculos matemáticos que analisam parte a parte o centro de gravidade de um corpo não uniforme, de forma a adquirir um resultado médio do centro de gravidade do mesmo.
    LINHA GRAVITACIONAL

    A localização do Centro de Gravidade do corpo como um todo varia, dependendo da posição do corpo. Numa pessoa ereta, pode-se situá-lo de forma aproximada sobre uma linha, formada pela interseção de um plano que corta o corpo em duas metades, uma direita e uma esquerda, e um plano que corta o corpo em metade anterior e posterior. A posição do ponto do Centro de Gravidade ao longo desta linha imaginária, pode-se considerar que a gravidade atua sobre esse único ponto de Centro de Gravidade, puxando diretamente para baixo em direção ao centro da terra. Essa linha ou direção de tração é a linha de gravidade.
    Fonte:http://biofisicahumana.blogspot.com.br/2009/10/biomecanica.html
    Aluna: Suélen Mendes
    Curso: Ciências Biológicas Licenciatura

    ResponderExcluir
  21. Para que o sangue possa alcançar todo o organismo, a liberdade de movimento das articulações do esqueleto está sujeita a certos limites: as partes móveis podem girar, no máximo, de 160º . Como não é possível a um membro destacar-se de sua articulação, para mover-se ele deve girar em torno do ponto em que está fixado. Assim, seus movimentos se realizam de acordo com o princípio de funcionamento da alavanca.
    Uma alavanca é basicamente, uma haste rígida fixada a um ponto de apoio. O ponto sobre o qual está apoiada a alavanca chama-se fulcro. A distância deste ao ponto de aplicação da força de tração (isto é, a potência) é chamada braço da potência, enquanto a distância entre o fulcro e o ponto de aplicação da força resistente (a resistência) denomina-se braço de resistência. Nessas condições, se o braço da resistência for maior que o braço da potência, esta última deve ser maior que a resistência, para haver equilíbrio. Na situação inversa, uma determinada resistência é equilibrada por uma potência menor.
    Existem, então, três tipos de alavanca: interfixa, como a lâmina de uma tesoura; interpotente, como uma pinça; e inter-resistente, como um carrinho de mão ou quebra-nozes.

    BRUNA VIEIRA DA SILVA. ENFERMAGEM.
    http://www.geocities.ws/saladefisica5/leituras/alavancas.html

    ResponderExcluir
  22. Histórico, conceitos e áreas de aplicação da biomecânica

    Biomecânica, ciência que surgiu com a coevolução de outras, onde se busca como principal foco a mecânica e sua ligação com os sistemas biológicos.
    Muitos cientistas ajudaram para que essa ciência existisse. Tudo começou com Arquimedes, com seus estudos sobre hidrostática. Aristóteles descreveu alguns movimentos de animais, introduziu parâmetros mecânicos. Claudius Galeno buscou compreender os encurtamentos das fibras. Cinesiologia, anatomia, (biomecânica) permaneceram “intocáveis” desde os estudos de Galeno até quando Leonardo Da Vinci avançou para novos estudos. Leonardo da Vinci, iniciou estudos com a mecânica dos movimentos. Andreas Vesalius contribuíu muito para a biomecânica pois foi ele quem desenvolveu o atlas anatômico, conhecido como pai da anatomia moderna. Galileu Galilei colaborou com a biomecânico com seus princípios físicos como trajetória de projéteis ,velocidade de queda de objetos no vácuo, movimento uniforme acelerado, enunciou o princípio da Inércia. Giovanni Alfonso Borelli publicou o De motus animalium (1680), sobre o movimento dos animais, em que ele explicava a ação dos músculos e dos ossos em bases mecânicas. Isaac Newton publicou o “Philosophiae naturalis principia mathematica” uma completa obra para a análise mecânica do corpo humano. Luigi Galvani Primeiros fez experimentos com eletricidade e contração muscular (Eletrofisiologia). Wilhelm Eduard Weber fez experimentos na biomecânica como, experimentos com eletricidade, eletromagnetismo e eletroestimuladores. Étienne-Jules Marey foi um inventor e cronofotógrafo francês. Seu trabalho foi significativo no desenvolvimento da cardiologia, da instrumentação física, da aviação, da cinematografia e da ciência do trabalho fotográfico. Edward Muybridge. Eadweard J. Muybridge foi um fotógrafo inglês conhecido por seus experimentos com o uso de múltiplas câmeras para captar o movimento, além de inventor do zoopraxiscópio, um dispositivo para projetar os retratos de movimento que seria o precursor da película de celulóide, usada ainda hoje. Braune & Fischer Contribuíram significativamente para o desenvolvimento de metodologias de análise da marcha humana. Du Bois Reymond conhecido como pai da eletrofisiologia experimental. Guillaume Duchenne desenvolvedor da eletroterapia. Archibald Hill Relação entre produção de calor e trabalho do músculo. Relação força-velocidade. Nikolai Bernstein Estudou a coordenação de movimentos,controle de graus de liberdade de movimentos.
    Muitos autores chegaram perto de sua conceituação mas Winter postulou com maior foco. Ele diz que biomecânica “é uma ciência multidisciplinar que descreve, analisa e avalia o movimento humano”.


    parte 1(segue continuação na parte 2)

    ResponderExcluir
  23. continuação... parte 2.

    A biomecânica tem suas ramificações:
    • Estática, estudos dos corpos em equilíbrio.
    • Dinâmica, estudos dos corpos sujeitos à aceleração.
    • Cinemática, estudos onde descreve o movimento.
    • Cinética, estudos sobre as causa dos movimentos.

    Existem inúmeras áreas para a biomecânica, segue abaixo alguns exemplos:

    • Biomecânica do movimentos humano.
    Nesta segue os conhecimentos sobre biomecânica do esporte, biomecânica ocupacional, avaliação da função muscular e reabilitação e biomecânica clínico-ortopédico.

    • Metodologia biomecânica
    Nesta segue os conhecimentos sobre métodos e instrumentação,medidas e processamento de dados, modelagem por computador, simulação e otimização.

    • Biomecânica músculo-esquelética
    Nesta segue os estudos sobre controle neuromuscular do movimento, mecânico muscular, biomecânica das articulações e da coluna e análise eletromiografia.

    • Biomecânica dos tecidos e biomateriais
    Nesta área a ênfase em próteses e fixações externas (órteses), biomateriais e biomecânica dos tecidos moles e duros.

    • Biomecânica ambiental
    Esta busca a compreensão sobre impacto e vibrações, biomecânica de micro e macrogravidade, locomoção terrestre, aquática e aérea.

    • Biomecânica cárdio-respiratória
    Estudos sobre biomecânica cardíaca e vascular, Biomecânica respiratória.
    Referências básicas
    • www.wikipedia.org
    • Hamill J, Knutzen KM. Bases biomecânicas do movimento humano. Manole: São Paulo, 1999.
    • Enoka RM. Bases neuromecânicas da cinesiologia. 2.ed. Manole: São Paulo, 2000.
    • Hall S. Basic biomechanics. 5.ed. McGrow Hill: Boston, 2007.


    ResponderExcluir
  24. Uma alavanca é uma barra rígida que gira em torno de um ponto fixo quando uma força é aplicada para vencer a resistência.
    Uma quantidade maior de força ou um braço de alavanca mais longo aumentam o movimento de força.
    Há três classes de alavancas, cada uma com uma função e uma vantagem mecânica diferente.
    Diferentes tipos de alavancas também podem ser encontradas no corpo humano. No corpo humano, a força que faz com que a alavanca se mova, na maioria das vezes e muscular. A resistência que deve ser vencida para que o movimento ocorra, inclui o peso da parte a ser movida, gravidade ou peso externo. A disposição do eixo em relação à força e a resistência vão determinar o topo de alavanca.

    Interpotente - Quando uma das pontas da alavanca esta fixada e na outra tem o objeto q a gente quer aplicar a força. A força aplicada fica no meio. Exemplo: pinça de cabelos.

    Interfixa - Quando uma das pontas da alavanca tem o objeto q a gente quer aplicar a força e na outra aplicamos a força. O ponto fixo fica no meio. Exemplo: tesoura.

    Interresistente - Quando uma das pontas da alavanca esta fixada e na outra aplicamos a força. O objeto q queremos aplicar a força fica no meio. Exemplo: quebra-nozes.

    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/osteoporose/index.php
    http://usuarios.upf.br/~rschuster/biomecanica.pdf
    http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/25484/2/26124.pdf
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  25. Biomecanica é o estudo das forças externas ao corpo humano conjugadas com as ações das forças internas do sistema locomotor, que são dedicadas e geradas antes e durante a função de transferencia controlada pelo sistema.
    Dentre a biomecanica existe a biomecanica estatica (sem movimento- repouso), possui uma velocidade constante (sem aceleracao) e forças que agem sobre o corpo em equilibrio. Tambem dentre elas a Mecanica Dinamica Cinetica (realiza as analises de forças) sendo linear e angular. A mesma estuda a relacao entre mudança na força e as mudanças do movimento, e essa relação se resume nas tres leis de movimento de Newton (Primeira lei - inércia. Segunda lei - aceleracao. Terceira lei- ação e reacao). Existe tambem a Mecanica Dinamica Cinematica (realiza a descrição do movimento) sendo linear (retilinio ou curvilinio) ou angular. Devo resaltar que a cinematica leva em consideracao elementos como: tempo, distancia, deslocamento, velocidade etc.

    - Alavancas “Dai-me um ponto de apoio e levantarei a Terra”.
    É classificada com 3 classes.
    Primeira classe: o eixo fica entre as forças que atuam no mesmo sentido.
    Segunda Classe: A residencia é aplicada entre o eixo e a força
    Terceira classe: a força é aplicada entre o eixo e a residencia (Esse é o tipo de alavanca da maioria das articulações do corpo humano)
    Ex: gangorras (interfixa); quebra nozes (inter residente); tesouras (interfixa)


    - Torque: É o mesmo que tendencia a rotação. A tendencia de uma força em causar rotação depende, da quantidade de força aplicada e da distancia entre a força e o eixo de rotação.
    ex: Torque = força x movimento

    Ohana Andrade
    Fisioterapia

    Link:
    http://www.infoescola.com/mecanica/alavancas-simples/
    http://professoralexandrefisio.blogspot.com.br/2011/03/as-alavancas-e-o-corpo-humano.html
    http://usuarios.upf.br/~rschuster/biomecanica.pdf
    E anotações da aula



    ResponderExcluir
  26. Biomecânica é definida como a aplicação de leis e princípios mecânicos relacionados aos organismos vivos. É a ciência que utiliza os conhecimentos da mecânica para o estudo do comportamento de seres vivos. Sendo que esta abrange desde a análise de estruturas celulares até o movimento do corpo.
    As técnicas utilizadas nesta área são elos importantes para análises do movimento na fisiologia do exercício. A biomecânica derivava-se das ciências naturais, trabalha analises físicas do sistema biológico e analises do movimento humano. O estudo do movimento resulta de investigações que são obtidas pelo uso de métodos e técnicas próprias.
    A biomecânica do movimento humano está ligada as forças que realizam o movimento e estas são divididas em força interna e externa. A força interna é a que acontece dentro do corpo humano como, por exemplo, a força exercida pelos músculos. A força externa é aquela que acontece entre o corpo humano e o meio onde ele vive, por exemplo, as forças de impacto ao andar, caminhar e de mais exercícios físicos.
    O sistema musculoesquelético realiza seus movimentos e postura através do sistemas de alavancas. O tônus muscular básico e a capacidade de contração e descontração muscular permitem a manutenção do sistema de alavancas em diferentes posturas e a sua movimentação em complexos movimentos.

    http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/7813/000557441.pdf?sequence=1

    http://www.efdeportes.com/efd51/biom.htm

    http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2011/04/aspectos-biomecanicos-da-postura-ereta.pdf

    http://www.fisiotb.unisul.br/Tccs/02a/rogerio/artigorogeriobloemer.pdf


    Vanessa Brasil Medeiros Machado
    Curso: Enfermagem

    ResponderExcluir
  27. Biomecânica é o estudo dos sistemas biológicos sob uma perspectiva mecânica. A Biomecânica externa estuda as forças físicas que agem sobre os corpos enquanto a biomecânica interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, dos ossos e dos tecidos histológicos do corpo.

    Alavanca é uma das primeiras máquinas inventadas pelo ser humano. Essa máquina simples é composta de uma barra rígida e um ponto de apoio, que pode ser chamada de fulcro. De acordo com o ponto de aplicação da força e com a posição do ponto d apoio, a alavanca pode ser classificada em interfixa, interpotente e inter-resistente.

    A força aplicada por quem esta utilizando a alavanca será chamada de força potente, e a força que se opõe à ação da alavanca será chamada de força resistente.

    Alavanca interfixa- quando o ponto de apoio está entre os pontos de aplicação de força potente e força resistente. Exemplo: tesouras, alicates, dentro outros.

    Alavanca interpotente- quando a força potente está aplicada entre o ponto de apoio e o ponto de aplicação da força resistente. Exemplo: uma pinça.

    Alavanca inter-resistente- quando a força resistente está aplicada entre o ponto de apoio e o de aplicação da força potente.

    Meu comentário foi baseado da apostila de curso pré-vestibular, e também do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Biomec%C3%A2nica

    Aluna: Tuany Scarduelli dos Santos
    Curso: Enfermagem

    ResponderExcluir
  28. Biomecânica seria denominada como uma ciência interdisciplinar que descreve e analisa o movimento humano e de animais, utilizando aplicações mecânicas, considerando as propriedades do sistema biológico. Estuda-se as forças internas, externas e seus efeitos nas estruturas biológicas. Seu objetivo seria análise física do movimento dos sistemas biológicos levando em consideração as particularidades fisiológicas e anatômicas bem definidas.
    Em função de suas particularidades, as diversas expressões do movimento humano exigem a aplicação de procedimentos e técnicas de medida. Tais como a Cinemetria, que determina como o movimento foi realizado, através de deslocamento, velocidade, aceleração. Dinamometria que seria a força de reação do solo, pressão e forças internas. A Eletromiografia que seria os músculos ativos, a intensidade e duração da ação muscular e a coordenação muscular. A Antropometria que seria o peso, o centro de massa, o centro de gravidade e o centro de volume junto das propriedades inerciais.

    APLICAÇÕES DA CINEMETRIA. Exemplos:

    1º) Cinematografia para analisar salto triplo de atleta brasileiro e norte-americano. Notou-se maior angulação no joelho do brasileiro. Com a análise, percebemos que quanto mais rápido tocar o chão menos velocidade se perde e, sendo assim, é uma questão que pode interferir no desempenho do cidadão.

    2º) Quais os parâmetros que regem a propulsão no meio líquido?
    Na década de 70 pensava-se da seguinte maneira: “Eu empurro a água e ela me empurra”, era uso da força de reação. Um estudo de COUSILMAN em 1971 nos trouxe a descrição do padrão cinemático de nadadores no I Simpósio Internacional de Biomecânica da Natação. Observou deslocamentos médio-laterais e não retos.

    Percebeu-se que:
    F sustentação + F arrasto = F propulsiva
    Essa é, portanto, a chamada Teoria da Sustentação Propulsiva.


    Referência: http://peteefeusp.com.br/arquivos_downloads/fundamentos_biomec_pet.pdf

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. O QUE É BIOMECÂNICA?
    Ciência interdisciplinar que descreve e analisa o movimento humano e
    de animais, se utilizando de aplicações mecânicas, considerando as propriedades do sistema biológico. Estuda se as forças internas e externas, e seus efeitos nas estruturas biológicas.
    Seu objetivo é a análise física do movimento dos sistemas biológicos
    levando em consideração as particularidades fisiológicas e anatômicas bem
    definidas.
    Os objetivos da área são:
    • Otimizar o rendimento
    • Reduzir a sobrecarga
    Áreas de aplicação:
    • Biomecânica do esporte
    - análise da técnica do movimento
    - construção de equipamentos esportivos
    • Clínica e reabilitação
    • Movimento laboral
    • Movimento cotidiano
    • Instrumentação (instrumentos e métodos)
    • Biomateriais
    Em função de suas particularidades, as diversas expressões do movimento humano exigem a aplicação de procedimentos e técnicas de medida.
    • Cinemetria
    Determina como o movimento foi realizado, através de:
    Deslocamento
    Velocidade
    Aceleração
    • Dinamometria
    Força de reação do solo
    Pressão
    Forças internas
    • Eletromiografia
    Músculos ativos
    Intensidade e duração da ação muscular
    Coordenação muscular
    • Antropometria
    Peso
    Centro de massa
    Centro de gravidade
    Centro de volume
    Propriedades inerciais
    http://peteefeusp.com.br/arquivos_downloads/fundamentos_biomec_pet.pdf
    Livro Física de Sampaio e Calcada;
    Anotações do caderno.

    Renata Fernanda Hentz Figueiredo - Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir
  31. Biomecânica
    Ciência que através de leis físico, químico, matemáticas, anatomia e fisiologia, entre outros, estudam análises físicas de sistemas biológicos, análise física de movimentos do corpo humano. Consequentemente, o conhecimento mecânico no esporte, ajuda a melhorar os movimentos.
    Em seu sentido amplo de aplicação, a Biomecânica tem a tarefa de caracterizar e aperfeiçoar as técnicas de movimentos através dos conhecimentos científicos que delimitam sua área de atuação. Através da Biomecânica é possível analisar as causas e os fenômenos dos movimentos.
    O corpo humano pode ser definido fisicamente como um complexo sistema de segmentos articulados em equilíbrio estático ou dinâmico, no qual o movimento é gerado.
    A alavanca resume-se em uma barra relativamente rígida, que possa ser rodada em torno de um eixo, a mesma, é representada pelo osso no corpo humano. Esta força quando aplicada na alavanca movimenta uma resistência.
    A marcha e a corrida são caracterizadas por movimentos cíclicos e de alta reprodutibilidade, o que as qualificam como valiosas fontes de informações a respeito da condição biomotora. A postura corporal é extremamente sensível à velocidade, tipo de locomoção e inclinação do terreno no qual se caminha ou corre.

    A principal diferença está na fase aérea, uma vez que na marcha (caminhada) pelo menos um dos pés está em contato com o chão e na corrida existe um momento da passada em que os 2 pés encontram-se no ar.
    Isto provoca uma série de diferenças, tanto na força de propulsão na passada até na angulação do joelho na aterrisagem, elevando muito seu gasto calórico.
    A biomecânica interna estuda as forças articulares, musculares e sobrecargas. Essas forças são transmitidas pelas estruturas biológicas internas do corpo, tais como forças musculares, tendinosas, ligamentares, cartilaginosas e ósseas. Essas forças têm relação direta com a execução de movimentos e com as cargas mecânicas geradas no sistema locomotor.

    http://portalrevistas.ucb.br/index.php/efr/article/viewFile/2845/2358
    http://sandrodesouza.files.wordpress.com/2010/05/torque-e-alavanca.pdf
    http://citrus.uspnet.usp.br/biomecan/
    http://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/117.pdf
    Mais anotações feitas em sala de aula

    Daiane Barreto de Souza-Enfermagem

    ResponderExcluir
  32. Biomecânica, ciência interdisciplinar que descreve e analisa o movimento humano e de animais, se utilizando de aplicações mecânicas, considerando as propriedades do sistema biológico.
    Estuda se as forças internas e externas, e seus efeitos nas estruturas biológicas.
    A biomecânica externa estuda as forças físicas que agem sobre os corpos e enquanto a biomecânica interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, ossos e tecidos histológicos do corpo.
    Áreas de aplicação: biomecânica do esporte, melhora no desempenho esportivo, equipamentos e treinamentos de atleta.
    Prevenção de lesões e reabilitação, como por exemplo, a transferência de pacientes, mudança de decúbito, são técnicas que exigem cuidado para não se lesionar.

    Comentário baseado em anotações feitas em sala de aula e dos seguintes sites:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Biomec%C3%A2nica
    http://peteefeusp.com.br/arquivos_downloads/fundamentos_biomec_pet.pdf

    Mayara Batista Bitencourt
    Enfermagem

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Andar correr é uma forma saudável de viver, alem de ter uma boa forma física, ajuda na saúde, andar é todo um controle do sistema músculo – esquelético. A marcha humana: uma abordagem biomecânica. No ato de caminhar ou correr há um padrão básico caracterizado por um deslocamento das partes do corpo que mantem o individuo em constante progresso para diante. A marcha normal é uma forma de progressão com Avanço Alterado de membros inferiores, que tem como características o deslocamento com segurança e a economia de energia.
    Durante várias décadas duas teorias dominaram o estudo da marcha: a analogia a um pêndulo invertido e os seis determinantes da marcha.
    Segundo o pendulo invertido: Um pêndulo, sendo a energia cinética convertida em energia potencial gravídica e vice-versa, com conservação de mais de 60 a 70% da energia mecânica necessária. a maior parte do trabalho realizado durante a marcha não está associado a trabalho muscular ativo, mas a um mecanismo passivo de troca de energia cinética e potencial.
    Segundo a Teoria dos seis determinantes da marcha são vários estudos que assentam nesta teoria. No entanto, a teoria mostra de evidência experimental. Segundo (Kuo, 2007), estudos recentes revelam que existem determinantes (flexão do joelho, rotação da cintura pélvica sobre um eixo vertical) que possuem um papel menos significativo na redução do deslocamento vertical do CM. O referido trabalho cita ainda outros estudos que revelam que existe um maior dispêndio metabólico quando os indivíduos reduzem de forma voluntária o deslocamento vertical do CM, comparando com a marcha normal. Os determinantes são talvez melhor vistos entendidos como descrições cinemáticas de certos aspectos da marcha.

    http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/25484/2/26124.pdf
    http://www.ufrgs.br/semiologiaortopedica/Modulo_06.pdf
    http://revistas.unipar.br/saude/article/view/2543/1986

    ResponderExcluir
  35. biomecânica é o ramo da Biologia que estuda as estruturas e as funções fisiológicas dos organismos na sua relação com as leis da mecânica.Que descreve e analisa o movimento dos organismos,tanto externa e interna.que nos ajuda na melhora do desempenho dos exercícios e do esporte, um objetivo secundário é a prevenção de lesões e a reabilitação, pois um atleta não lesionado irá se desempenhar melhor que um atleta machucado, o método mais comum para melhora do desempenho, em muitos esportes é o de melhorar a técnica do atleta, a aplicação desse método pode ocorrer de duas maneira técnica nova e mais eficaz para a execução de determinada tarefa.

    http://www.efdeportes.com/efd51/biom.htm
    http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/25484/2/26124.pdf

    ResponderExcluir
  36. Biomecânica é uma disciplina entre as ciências derivadas das ciências naturais,que se ocupa de análises físicas de sistemas biológicos, conseqüentemente, de análises físicas de movimentos do corpo humano. Quando dimensionamos a biomecânica no contexto das ciências derivadas, cujo objetivo é estudar o movimento, devemos lembrar que esta reinvidicação científica apoia-se em dois fatos fundamentais: a) a biomecânica apresenta claramente definido seu objeto de estudo, definindo assim sua estrutura de base do conhecimento; b) seus resultados de investigações são obtidos através do uso de métodos científicos próprios, envolvendo todas as etapas do trabalho científico.
    Biomecânica é o estudo da morfologia do ponto de vista funcional; é o exame dos princípios mecânicos, implementados em organismos vivos.
    No estabelecimento de critérios para uma oclusão fisiológica, devem-se observar os seguintes fatores:
    1. Movimentos mandibulares
    2. Estresses potenciais (biomecânica da disfunção oclusal)
    3. Capacidade relativa dos vários componentes do aparelho estomatognático em resistir ao estresse.

    ALAVANCA
    Quando os músculos desenvolvem tensão, tracionando os ossos para sustentar ou mover resistências, estes funcionam mecanicamente como alavancas. Alavancas são hastes rígidas que podem girar em torno de um eixo sob a ação de forças.
    No corpo humano os ossos são as hastes rígidas, as articulções são os eixos e os músculos e cargas resistentes aplicam forças.

    TORQUE
    É definido como o produto da magnitude de uma força pela distancia perpendicular desde a linha de ação da força até o eixo de rotação. Pode ser chamado também de Momento de Força.
    EX DE SALA: No caso da Fisioterapia, reabilitando manualmente os pacientes, apenas com força sobre a perna do paciente. Quanto maior a força exercida com os braços, sob a perna maior a alavanca.
    Quanto maior o Braço de momento ou a Força aplicada, maior o Torque.

    ESTABILIDADE
    A expressão estabilidade está associada à idéia de permanência em um determinado estado por um determinado ente.
    Foi onde fizemos a brincadeira na parede, onde com o ombro e um pé apoiado, não podiamos mover o outro!

    Referencias:http://www.fo.ufu.br/sites/fo.ufu.br/files/Anexos/Documentos/Anexos_RoteiroOclusaoCap04.pdf
    http://sandrodesouza.files.wordpress.com/2010/05/torque-e-alavanca.pdf
    anotações em sala de aula.

    Aluna: Tânia Machado Matias
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  37. Biomecânica

    Biomecânica é o estudo dos seres vivos.O corpo humano é um dos principais objetos de estudo do homem.A biomecânica se preocupa com a análise física dos sistemas biológicos, examinando, entre outros, os efeitos das forças mecânicas sobre o corpo humano em movimentos cotidianos, de trabalho e de esporte. A busca por compreender o seu funcionamento contrapõe-se à sua complexidade, levando cientistas e estudiosos a aprofundar cada vez mais os seus estudos.

    http://pt.shvoong.com/lifestyle/sports-and-recreation/2018875-biomec%C3%A2nica/

    Biomecânica da alavanca

    Uma alavanca é uma barra rígida que gira em torno de um ponto fixo quando uma força é aplicada para vencer a resistência. Uma quantidade maior de força ou um braço de alavanca mais longo aumentam o movimento de força. Há três classes de alavancas, cada uma com uma função e uma vantagem mecânica diferente. Diferentes tipos de alavancas também podem ser encontradas no corpo humano. No corpo humano, a força que faz com que a alavanca se mova, na maioria das vezes e muscular. A resistência que deve ser vencida para que o movimento ocorra, inclui o peso da parte a ser movida, gravidade ou peso externo. A disposição do eixo em relação à força e a resistência vão determinar o topo de alavanca.
    - Alavanca de Primeira Classe O eixo (E) está localizado entre a força (F) e a resistência ( R).
    F_________________R
    E
    - Alavanca de Segunda Classe O eixo (E) em uma das extremidades, a resistência ( R) no meio e a força (F) na outra extremidade.
    ________R__________F
    E
    - Alavanca de Terceira Classe Tem o eixo numa das extremidades, a força no meio, a resistência na extremidade oposta.
    ________F__________R
    E

    A alavanca de 3ª classe é a mais comum das alavancas do corpo. Sua vantagem é a extensão do movimento.

    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fisica/alavanca-4.php

    Biomecânica da Marcha e Corrida.

    A corrida pode ser considerada uma variação da marcha. Dentre as diferenças destacam-se a velocidade e a fase de duplo apoio que só ocorre durante o andar.
    A corrida pode ser considerada uma variação da marcha. Sendo assim, a corrida é descrita como um movimento cíclico das fases de contato e oscilação sucessivamente. Dentre as diferenças básicas destas duas habilidades destacam-se a velocidade, significativamente maior no correr, e a fase de duplo apoio que só ocorre durante o andar, que provavelmente é o principal indicador para distinguí-los.
    A corrida compõe-se das seguintes fases:
    1 - Contato Inicial (Footstrike)
    2 – Médio Apoio (midsupport)
    3 – Desprendimento (Toe-off)
    4 – Oscilação (Swing)
    5 – Desaceleração (Desaceleration)

    http://www.ativo.com/Canais/Pages/BiomecanicadaCorridaesuascincofases.aspx


    Acadêmica: Luana Figueiredo Cardozo
    Curso: Enfermagem

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Biomecânica é a ciência que investiga os movimentos sob aspectos mecânicos, suas causas e seus efeitos no corpo. Alavanca é uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio. Toda alavanca é composta por três elementos básicos: - PF – ponto fixo, em torno do qual a alavanca pode girar; - FP – força potente, exercida com o objetivo de levantar, sustentar, equilibrar, etc. - FR – força resistente, exercida pelo objeto que se quer levantar, sustentar, equilibrar, etc. A lei das alavancas estabelece que uma alavanca está em equilíbrio quando o produto do esforço (E) multiplicada pela distância de seu ponto de aplicação (e) ao fulcro (F) for igual ao produto da força da resistência (R) multiplicado pela distância de seu ponto de aplicação (r) ao fulcro (F). Ou seja, quando o esforço (E) multiplicado pelo seu braço de alavanca (e) for igual à resistência (R) multiplicado pelo seu braço de alavanca. De acordo com a posição do fulcro, das forças aplicadas e da resistência as alavancas podem ser divididas em três classes: - Alavanca Classe I (interfixa); - Alavanca Classe II (inter-resistente); - Alavanca Classe III (interpotente);
    Alavanca Classe I (interfixa): Dizemos que uma alavanca é do tipo interfixa quando o ponto fixo ocupa um lugar qualquer entre a força potente e a força resistente ou seja, o fulcro (F) fica entre o esforço (E) e a resistência (R). É a mais eficiente, executa maior trabalho com menor força aplicada. Exemplo: tesoura e pé-de-cabra.
    Alavanca Classe II (inter-resistente) : Uma alavanca é considerada como sendo do tipo interpotente quando a força potente está localizada em algum lugar entre a força resistente e o ponto fixo. A resistência (R) está entre o fulcro (F) e o esforço (E). É menos eficiente que a Classe I, ou seja, para executar um mesmo trabalho precisa maior aplicação de força. Exemplo: carrinho de mão e quebra-nozes.
    Alavanca Classe III (interpotente): Uma alavanca é considerada como sendo inter-resistente quando a força resistente se encontra em algum lugar entre a força potente e o ponto fixo. O esforço (E) está entre o fulcro (F) e a resistência (R). É a menos eficiente das três alavancas. Exemplo: levantamento de um peso na palma da mão, encurvando o braço no cotovelo.

    Referencias:
    http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/alavancas.htm http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fisica/alavanca.php http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/alavancas.htm
    ALUNA: Lara das Neves Heerdt Curso: Ciências Biologicas

    ResponderExcluir
  40. A biomecânica pode ser dividida em duas partes, biomecânica externa e a biomecânica interna. A biomecânica externa estuda as forças físicas que agem sobre os corpos, enquanto a biomecânica interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, dos ossos e dos tecidos histológicos do corpo, leva em consideração as características do aparelho locomotor e utiliza-se dos conhecimentos da Anatomia e Fisiologia.
    Ambas estabelecem características estruturais e funcionais do sistema locomotor humano, no uso diário ela pode ser utilizada através de auxilio aos profissionais que trabalham com o movimento, desde aos com mais intensidade aos mais práticos, fazendo a prescrição e orientação adequada para a prática dos mesmos. Fazendo assim que não obtenha futuras lesões.

    referencias:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Biomec%C3%A2nica
    http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/biomecanica.htm
    anotações em sala de aula

    Aluna:Julia Machado Rufino
    Curso: Enfermagem

    ResponderExcluir
  41. Biomecânica: Estudo do movimento e do efeito das forças sobre os sistemas biológicos (Hamill & Knutzen, 1999). A biomecânica estuda as forças internas e forças externas do movimento com o objetivo de melhorar as atividades físicas e contribuir para um melhor tratamento de lesões. Na história, grandes nomes contribuíram para o desenvolvimento da biomecânica, foram muitos contribuintes, entre eles: Aristóteles, Leonardo Da Vinci, Galileu Galilei, Isaac Newton e outros.
    Com o desenvolvimento de técnicas de medição, armazenamento e processamento de dados, pode-se analisar os movimentos do corpo humano. Estes movimentos são compostos por segmentos articulados em equilíbrio dinâmico ou estático gerados por forças internas e forças externas causando o deslocamento angular dos segmentos.
    Assim, a biomecânica do movimento busca explicar como as formas de movimento dos corpos de seres vivos acontecem na natureza a partir de parâmetros cinemáticos e dinâmicos (ZERNICKE, 1981).
    Técnicas são utilizadas para analisar os movimentos do corpo humano: Cinemetria - mostra como o movimento foi realizado: velocidade, deslocamento, aceleração; Dinamometria - força de reação do solo, pressão, forças internas; Eletromiografia - músculos ativos, intensidade e duração da ação muscular, coordenação muscular; Antropometria – peso, centro de massa, centro de gravidade, centro de volume, propriedades inerciais.

    http://www.pos.ajes.edu.br/arquivos/referencial_20110816095502.pdf
    http://peteefeusp.com.br/arquivos_downloads/fundamentos_biomec_pet.pdf
    http://citrus.uspnet.usp.br/biomecan/efb222/amadio.PDF

    Taís dos Passos de Moraes Ferreira - Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. BIOMECÂNICA

    Descreve e analisa o movimento dos seres vivos,usando de aplicações mecânicas,considerando as propriedades do sistema biológico.Pode ser interna ou externa.
    Tem o objetivo de analisar os movimentos dos sistemas biológicos levando em consideração a fisiologia e a anatomia.
    Os movimentos humanos exigem alguns procedimentos e técnicas de medida.
    São elas:
    Cimetria:é como o movimento foi realizado através de deslocamento,velocidade,aceleração.
    Dinamometria: força de reação do solo,pressão,forças internas.
    Eletromiografia:músculos ativos,intensidade e duração da ação muscular,coordenação muscular.
    Antropometria:peso,centro de massa,de gravidade,e de volume,inercia.
    ______________
    ALAVANCA: Sistema que gira a partir de um eixo.
    Há dois braços de alavanca:
    Potência: Do ponto fixo à força;
    Resistência: Da carga ao ponto fixo.
    Tipos de alavancas e características mecânicas
    INTERFIXA:O ponto fixo está no meio
    da alavanca.
    INTERPOTENTE:Gera pouca força,espaço
    pequeno entre força e ponto
    fixo.
    INTER-RESISTENTE:É uma alavanca que potencializa
    força.
    A maioria das articulações do nosso corpo são inter-resistentes.


    Referência:
    www.peteefeusp.com.br


    CRISTINA D BOLL
    Curso:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Existem várias definições de Biomecânica. Diversos autores têm proposto diferentes definições para esta ciência, que é o mesmo que dizer que perfilham diferentes perspectivas quanto ao seu papel no domínio da investigação na área da atividades física.

    Numa análise morfológica da palavra Biomecânica, pode-se decompor o termo em duas partes. No prefixo “bio”, de biológico, ou seja, relativo aos seres vivos e, mecânica. Logo, a partir da análise morfológica da palavra, a Biomecânica será a aplicação dos princípios da Mecânica aos seres vivos.

    Hay (1978), descreve a Biomecânica como sendo a ciência que estuda as forças internas e externas que atuam no corpo humano e, os efeitos produzidos por essas forças. Ou seja, esta definição mais não será que uma adaptação da definição de mecânica mas, desta feita, aplicada a sistemas biológicos, neste caso o corpo humano.

    Da definição proposta por Hay (1978), observa-se a existência de dois campos de estudo distintos na Biomecânica: o estudo das forças internas e das forças externas e, as suas repercussões. Assim, pode-se distinguir a existência da Biomecânica interna e, da Biomecânica externa (Hay, 1978; Amadio, 1989; 1996).

    http://www.ipb.pt/~barbosa/biomecanica/introducao%20biomecanica.pdf

    Lucas de Figueredo Alberton - Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  46. Biomecânica é uma ciência que estuda os sistemas biolígicos e físicos de movimentos do corpo humano, ou animal. Esta ciência tem a função de analisar profundamente o movimento em suas estruturas básicas relacionada a atividades esportivas, cotidianas e também quando o corpo esta em repouso. O seu objetivo é melhorar o rendimento de cada movimento e reduzir a sobrecarga que eles causam.
    Na biomecânica existem diversas expressões do movimento que exigem técnicas de medida diferentes:
    -Cinemetria: determina como o movimento foi realizado medindo deslocamento, aceleração, velocidade. Essas variáveis cinemáticas são mensuradas por filmagens.
    -Eletromiografia: é o estudo de fenomenos bioelétricos que acontecem nas membranas celulares de fibras musculares, analisando o comportamento dos musculos em diferentes situações.
    -Antropometria: avalia as dimensões corporais do indivíduo (peso, centro de massa, centro de volume e de gravidade e também propriedades inerciais).
    -Dinanometria: avalia os tipos de medida de força, como a força do solo, pressão e forças internas (tração ligamentar, trações osseas, compressões de discos...)
    Biomecânica de um soco
    ...Na biomecânica o movimento mais comum dos esportes de combate, o soco nasce nos pés. Por causa desta mecânica, existem diversos fatores que aumentam a potência de um soco além do tradicional exercício com pesos para os músculos dos braços. Não adianta ter bíceps avantajados se o lutador não souber dividir o peso do corpo adequadamente sobre as pernas, não aplicar impulso com a perna traseira, não rotacionar cintura, tronco e ombros. Mais importante do que ser forte (musculatura anabolizada) é ter a técnica correta e ser rápido. Como dizem os mestres, “primeiro aprenda a socar certo; depois, a socar rápido; finalmente soque forte”.
    Para nós o soco é um simpels golpe de mão fechada mas para a biomecânica há muito mais do que um simples movimento, por isso ela utiliza as técnicas de medidas citadas à cima para melhorar a potência, diminuir os impactos e as lesões que podem causar, melhorar o equilíbrio do peso etc.

    Laís Bruna
    Fisioterapia

    http://citrus.uspnet.usp.br/biomecan/
    http://www.saudemedicina.com/eletromiografia-emg/
    http://esportes.discoverybrasil.uol.com.br/a-biomecanica-de-um-soco

    ResponderExcluir
  47. Biomecânica, apesar de ser um conceito físico onde os autores definem de diferente formas, podemos dizer que resume-se no estudo das influências do meio interno e externo no corpo humano e animal.

    Alavancas:

    Nossos segmentos corporais como se fossem alavancas;
    Nosso corpo é um sistema de alavancas;
    Uma haste rígida que gira ao redor de um eixo.
    Ossos se movimentam ao redor de Articulações
    Tanto de um lado como de outro, há produção de forças para movimentar
    Essas forças são geradas por nossos músculos.

    Exemplo: flexão do cotovelo
    Haste = antebraço.
    Articulações = cotovelo.
    Força = músculo.
    Resistência = gravidade – ou resistência externa.

    As 3 alavancas que temos:
    Eixo – Peso – Força.
    O que difere é a posição entre esses 3 componentes.

    Referências:
    http://www.slideshare.net/VieiraPersonal/biomecanica-equilibrio-alavanca

    Samara Medeiros - Enfermagem

    ResponderExcluir
  48. A Biomecânica é um campo que abrange muitas definições. Cada autor tem uma definição diferente para a ciência, que é o mesmo que dizer que perfilham diferentes perspectivas quanto ao seu papel no domínio da investigação na área da atividades.

    Se uma análise for feita da palavra Biomecânica, podemos dividir em duas partes. “Bio”, de biológico, ou seja, seres vivos e, mecânica. Logo, a partir da análise morfológica da palavra, a Biomecânica será a aplicação dos princípios da Mecânica aos seres vivos.

    Hay (1978), descreve a Biomecânica como sendo a ciência que estuda as forças internas e externas que atuam no corpo humano e, os efeitos produzidos por essas forças. Ou seja, esta definição mais não será que uma adaptação da definição de mecânica mas, desta feita, aplicada a sistemas biológicos, neste caso o corpo humano.

    Da definição proposta por Hay (1978), observa-se a existência de dois campos de estudo distintos na Biomecânica: o estudo das forças internas e das forças externas e, as suas repercussões. Assim, pode-se distinguir a existência da Biomecânica interna e, da Biomecânica externa.

    http://www.ipb.pt/~barbosa/biomecanica/introducao%20biomecanica.pdf

    Marianna Schneider- C. Biologicas.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. A biomecânica é o estudo da mecânica dos organismos vivos presente na terra,existem dois tipos de Biomecânica: Biomecânica externa estuda as forças físicas que agem sobre os corpos enquanto a biomecânica interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, dos ossos e dos tecidos histológicos do corpo.A Biomecânica, além de ser atualmente uma ciência com laboratórios específicos e diversos níveis de pesquisas, nas Universidades, é também uma especialidade e uma disciplina oferecida pelos Cursos superiores de Engenharia Biomédica, Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
    Aluno: Robson Preuss
    Curso: Fisioterapia
    http://www.bertolo.pro.br/Biofisica/Biomecanica/Apostila_2.pdf
    http://www.ipb.pt/~barbosa/biomecanica/introducao%20biomecanica.pdf

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Biomecânica é uma ciência que se ocupa com análise física de sistemas biológicos, conseqüentemente análise física de movimentos do corpo humano.
    Movimento este, estudado através de leis físico-matemáticas incluindo-se conhecimento anatômico e fisiológico.
    A Biomecânica, além de ser atualmente uma ciência com laboratórios específicos e diversos níveis de pesquisas, nas Universidades, é também uma especialidade e uma disciplina oferecida pelos Cursos superiores de Engenharia Biomédica, Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e etc..

    Aluna: Mariana Rosa Gomes
    Curso: Enfermagem
    Referencias: Livro Dom Bosco

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Centro de gravidade
    O centro de gravidade de um corpo é onde se considera toda a sua força da gravidade. Se o corpo for pequeno, em comparação a Terra, o centro de sua gravidade será no centro de sua massa.

    O centro de gravidade tem um papel importante na analise do equilíbrio de corpos. Sua posição pode determinar o tipo de equilíbrio (estável, instável ou indiferente).

    Consideremos um corpo em equilíbrio. Suponha que esse corpo seja ligeiramente afastado da posição de equilíbrio e, então abandonado.
    Se sua tendência for retornar à posição de equilíbrio, diremos que aquela posição é de equilíbrio estável. Se sua tendência for afastar-se ainda mais da posição de equilíbrio, diremos que a posição é de equilíbrio instável. Se o corpo, porém, continuar em equilíbrio na nova posição, diremos que a posição em que estava é de equilíbrio indiferente.

    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/centro-de-gravidade/centro-de-gravidade.php

    http://www.brasilescola.com/fisica/centro-gravidade-cg.htm

    ResponderExcluir
  55. O corpo humano pode ser definido fisicamente como um complexo sistema de
    segmentos articulados em equilíbrio estático ou dinâmico, onde o movimento é causado por
    forças internas atuando fora do eixo articular, provocando deslocamentos angulares dossegmentos, e por forças externas ao corpo. Em princípio deve-se considerar que a estrutura
    funcional do sistema biológico passou por um processo organizacional evolutivo de
    otimização, que se diferencia sensivelmente do caminho de aperfeiçoamento técnico do
    movimento. Em contraposição a um corpo rígido, a estrutura biológica do corpo humano
    permite a produção de força através da contração muscular, que transforma o corpo num
    sistema autônomo e independente e assim acontece o movimento. Desta maneira definimos
    que a ciência que descreve, analisa, e modela os sistemas biológicos é a biomecânica, logo
    uma ciência de relações altamente interdisciplinares dada a natureza do fenômeno investigado.
    Assim, a biomecânica do movimento busca explicar como as formas de movimento dos
    corpos de seres vivos acontece na natureza a partir de parâmetros cinemáticos e dinâmicos.
    Conhecimentos científicos possibilitam o desenvolvimento de métodos para o
    estudo de fenômenos naturais, indispensáveis para a compreensão dos parâmetros que
    compõem o universo do movimento humano. A biomecânica interna investiga as forças que
    têm sua origem dentro do corpo e que na maioria dos casos pressupõem conhecimento da
    biomecânica externa.

    A marcha e a corrida são duas atividades amplamente empregadas pela população por serem as principais formas de locomoção. É consenso na literatura científica que a locomoção é um movimento complexo porque exige integração e sinergismo entre as diversas estruturas do aparelho locomotor. Por isto, o objetivo do presente trabalho foi analisar a amplitude de movimentação da coluna vertebral, freqüência e comprimento da passada durante a marcha e a corrida em esteira ergométrica. Os vinte e três voluntários foram submetidos às seguintes velocidades: 1.2 m/s; 1.5 m/s; 1.8 m/s; 2.2 m/s; 2.6 m/s; e 3.0 m/s. A coluna vertebral foi representada por uma curva contínua definida a partir de marcadores retro-refletivos aderidos à pele no alinhamento dos processos vertebrais. A metodologia utilizada é um procedimento não invasivo que consiste na reconstrução 3D dos marcadores, por videogrametria convencional. Em cada instante do ciclo da passada, a coluna foi projetada nos planos sagital e frontal e sua curvatura foi quantificada pelo conceito de curvatura geométrica bidimensional. A amplitude de movimentação vertebral da coluna aumentou em função da velocidade, exceto para a região lombar no plano frontal. Em ambas as formas de locomoção o comprimento da passada se apresentou como o principal responsável pelo aumento da velocidade e, por outro lado, a freqüência se destacou ao se observar a transição da marcha para corrida.
    (http://citrus.uspnet.usp.br/biomecan/ojs/index.php/rbb/article/view/107).

    ResponderExcluir