sexta-feira, 3 de maio de 2013

SIMULAÇÕES EM BIOFÍSICA - Avaliação N3

Prezados,
esse é o espaço para comentários sobre simulações em biofísca.
Conforme plano de ensino, este é o instumento de avaliação N3.
O prazo para postagem é até o dia 30 de junho de 2013.
Deve ser realizado pelo menos um comentário seguido de link da simulação analisada.
Segue um exemplo:

54 comentários:

  1. O princípio da reflexão total da luz (http://www.walter-fendt.de/ph14br/refraction_br.htm) explica o funciomento das fibras ópticas, tendo aplicação histórica na medicina através do endoscopia por fibra óptica (http://www.gastrocentro.unicamp.br/endo/gc_old/html/hendo.htm)

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  6. O princípio do funcionamento da alavanca interesistente ou seja, aquela onde a força resistente está entre a força potente e o ponto fixo, possibilitando menor gasto energético pelo maior braço de força, explica o movimento de locomoção, através do peso do nosso corpo sendo transmitido através dos ossos da tíbia e perônio ,que é a força resistente, a força potente pelos músculos posteriores da perna, prendendo-se ao calcanhar pelo tendão de Aquiles. O ponto de apoio dessa alavanca é a ponta do pé.
    Simulação de alavanca: http://www.walter-fendt.de/ph14br/lever_br.htm

    (http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/alavancas.htm)
    (http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/mecanica-corpo-humano-427131.shtml)
    (http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2011/01/alavancas-e-cadeia-cinetica.pdf)

    Curso: Enfermagem.
    Acadêmica: Luana Figueiredo Cardozo.

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  7. Seleção natural http://phet.colorado.edu/en/simulation/natural-selection

    O que é seleção natural ?
    - Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças "
    A ação da seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição.

    A expressão mais adaptado refere-se à maior probabilidade de determinado indivíduo sobreviver e deixar descendentes em determinado ambiente.


    Bem no simulador pude observar, que , quando colocava o coelho branco de dentes grandes no equador ele acabava diminuindo sua quantidade,( ou seja , não se adaptava ao ambiente) acabava morrendo e o coelho marrom com rabo grande no equador e com comida ele se reproduzia e sobrevivia, se adaptava ao meio em que vivia. Porém quando coloquei os lobos nenhum sobrevivia, pois o lobo se alimentava dos coelhos.
    Já quando colocados no ártico com comida , os coelhos brancos se reproduziam e sobreviviam e reproduziam normalmente , mesmo quando colocava os lobos,pois eles acabavam saindo pelo frio e não conseguem viver nessas condições ( isso com esse, pois existem espécies de lobos que sobrevivem ao frio).

    http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao17.php

    Ciências Biológicas. rafaela beckhauser uliano

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    Respostas
    1. É importante para a biologia pois explica que, não é o mais forte que sobrevive, mais o que melhor se adapta as mudanças.

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  8. SIMULAÇÃO- ALAVANCAS
    Torque e Alavancas:
    Torque é uma grandeza capaz de romper a inércia em um movimento circular.Ela depende da distância do ponto de aplicação da força ao eixo do movimento. Torque é o produto da força vezes a distância perpendicular desde a sua linha de ação até o eixo do movimento.
    Torque é a expressão da eficácia de uma força para virar um sistema de alavanca.
    As alavancas apresentam três pontos: o ponto fixo (apoio), a resistência (que seria a carga que queremos levantar, e a potência, que é o local onde aplicamos a força.
    Alavanca Interfixas: O ponto fia enre Fa e Fr (no corpo humano é frequentemente utlizada para manutenção de postura e equilibrio)
    Alavanca Inter-resistentes: Fr fica entre o ponto e Fa (elas apresentam sempre vantagem mecânica)
    Alavanca Interpotentes: Fa fica entre o ponto e Fr (não apresentam vantagens mecânicas).
    A alavanca fica em equilíbrio quando R = P
    No meu simulado foi usada uma alavanca iterfixas cujo ponto de apoio fica entre Resistência e Potência.

    O CORPO HUMANO É UM SISTEMA DE ALAVANCAS - o músculo produz força tracionando o osso e gera torque ( torque é o produto da força rotatória ou de translação vezes o braço de alavanca) na articulação. Os músculos, em geral, levam desvantagem quando relacionados à produção de torque (seu braço de força é na maior parte das vezes curto e o braço de resistência é maior).
    No corpo humano um exemplo típico de alavanca interfica é o tríceps. Esse tipo e alavanca é o mais adequado para transmitir velocidade e pouca força;Sendo que as alavancas mais presentes no corpo humano são as do tipo interfixas, que se apresentam nas articulações posturais do organismo, e as interpotentes, predominantes nos movimentos do esqueleto.
    REFERENCIAS:
    http://www.fisiologiafmabc.com.br/TORQUE%20E%20ALAVANCAS.pdf
    http://www.posdesign.com.br/artigos/dissertacao_valiati/3-1-o%20corpo%20como%20um%20sistema%20de%20alavancas.pdf

    SIMULAÇÃO:
    http://www.walter-fendt.de/ph14br/lever_br.htm


    ana carolina yuasa- fisioterapia 26/06/2013 23:45

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  10. Eletroterapia, lei de ohm.

    Esse experimento é da lei de ohm, que é o procedimento na qual se utiliza o aparelho de eletroterapia usado na fisioterapia.

    Lei de Ohm, a corrente fluindo através de um condutor metálico é proporcional à diferença de potencial que existe através dele, desde que todas as condições físicas permaneçam constantes.

    Eletroterapia nada mais é do que um aparelho com voltagem baixa miliamperes e microamperes. Um aparelho usado para tirar a dor ou seja com efeito analgésico, assim como pode ser usado para fins estéticos. Incluem estímulo elétrico ultra-som, aquecimento e resfriamento, ondas curtas, infravermelho, laser.
    Os equipamentos atuais empregam diferentes tipos de correntes, onde o aparelho emite a energia eletromagnética que é então conduzida através de cabos condutores até os eletrodos que ficam aderidos à pele do paciente.
    Vários fatores podem influenciar na quantidade de calor no organismo
    agindo diretamente no metabolismo: O exercício; hormônios; tipo de alimento consumido e a temperatura a que o organismo esteja submetido.
    Recursos como as ondas curtas e as Microondas que são capazes de alterar de forma direta a temperatura corporal, além de consequentemente aumentar o metabolismo das células.



    Simulação: http://www.walter-fendt.de/ph14br/ohmslaw_br.htm

    Referências: http://pt.scribd.com/doc/25280107/Eletroterapia-Pratica-Baseada-em-Evidencias

    http://engmarcosprieto.files.wordpress.com/2010/05/04_lei-de-ohm-potencia-e-energia.pdf

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  11. Algumas substâncias apresentam comportamento distintos na presença de ácidos ou de bases. Entre elas, há um grupo de substâncias que assume diferentes colorações em função de o meio em que se encontram ser ácido ou básico. As substâncias pertencentes a esse grupo são chamadas indicadores ácido-base.
    Há uma escala numérica denominada pH, com valores entre 0 e 14, que indica se o meio á ácido, básico ou neutro. Onde abaixo de 7 significa um ácido, em 7 é neutro e acima de 7 é uma base.

    Os valores de pH são calculados matematicamente considerando as concentrações de H- e (OH) presentes em uma solução. O pH significa potencial hidrogeniônico.
    Para a biologia é importante saber o pH de uma substância pois é com ela que pode se determinar uma doença como por exemplo uma infecção na urina, ou então saber os alimentos que se pode comer, dizendo se é um ácido ou base, como exemplo o limão e a laranja.

    Simulação: http://phet.colorado.edu/en/simulation/ph-scale
    Referências: http://biologiaacontecendo.blogspot.com.br/2012/04/importancia-do-ph-na-vida-dos-seres.html
    http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/funcaoquimica5.php

    Ciências Biológicas
    Ariana dos Santos Lima

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  12. EFEITO ESTUFA
    Acontece da seguinte forma: os raios provenientes do Sol, ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos. Parte deles é absorvida, e transformada em calor, mantendo o planeta quente, enquanto outra parte é refletida e direcionados ao espaço, como radiação infravermelha. Ou seja: cerca de 35% da radiação é refletida de volta para o espaço, enquanto os outros 65% ficam retidos na superfície do planeta. Isso por causa da ação refletora de uma camada de gases que a Terra tem, os gases estufa. Eles agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada e são capazes de reter o calor do Sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espaço.

    *Os principais gases que provocam esse fenômeno são:

    dióxido de carbono (CO2);
    óxido nitroso (N2O);
    metano (CH4);
    cloro-fluor-carboneto (CFC);

    Esse fenômeno é importante na biologia , pois, afeta tanto a vida do ser humano quanto das demais especies de plantas e animais existente nesse planeta , gerando aquecimento para a sobrevivência, mas o ser humano pode fazer com que esse efeito possa virar um aquecimento global como : a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a ação das indústrias, aumentando a poluição do ar. O excesso dessa camada está fazendo que parte desses raios não consigam voltar para o espaço, provocando uma elevação na temperatura de todo o planeta.

    simulaçao: http://phet.colorado.edu/en/simulation/greenhouse

    referencias: http://www.infoescola.com/geografia/efeito-estufa/

    Ciências biológicas
    Daiana torquato

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  13. EFEITO DOPPLER.
    Este efeito é descrito como uma característica observada em ondas emitidas ou refletidas por fontes em movimento relativo ao observador. Para ondas sonoras, o efeito Doppler constitui o fenômeno pelo qual um observador percebe freqüências diferentes das emitidas por uma fonte e acontece devido à velocidade relativa entre o a onda sonora e o movimento relativo entre o observador e/ou a fonte. O efeito Doppler aparece, por exemplo, quando o som da sirene de uma ambulância parece mais agudo ao se aproximar e mais grave ao se afastar de um observador, comparado àquele que ele escuta com ela parada.

    REFERÊNCIAS:
    http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Acustica/doppler.php.

    ALUNA: Sabrina Silvério Camilo
    Curso: Fisioterapia

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  14. Uma alavanca é uma barra rígida que gira em torno de um ponto fixo quando uma força é aplicada para vencer a resistência.
    Uma quantidade maior de força ou um braço de alavanca mais longo aumentam o movimento de força.
    Temos três forças da alavanca:
    - E – Eixo (apoio)
    - P – Peso (ou resistência)
    - F – Força (move ou mantém)

    O corpo humano é um sistema de alavancas, o músculo produz força tracionando o osso e gera torque. Torque é o produto da força rotatória ou de translação vezes o braço de alavanca na articulação.
    Uma alavanca está em equilíbrio quando o torque total do lado esquerdo é igual ao torque total do lado direito.

    Para melhor entendermos as alavancas se classificam em três classes:
    As de primeira classe são chamadas de INTERFIXA, pois o eixo do movimento esta no meio;
    As de segunda classe são chamas de INTERESISTENTE, pois a resistência esta entre a força e o eixo do movimento. Esta apresenta a melhor vantagem mecânica, pois o braço de força é sempre maior que o braço de resistência. Pouco encontrada no CORPO HUMANO!;
    As de terceira classe são chamadas de INTERPOTENTES, pois a força esta entre a resistência e o eixo do movimento. Esta é a alavanca mais comum no corpo humano, não oferece vantagem mecânica, porém é boa para o movimento.

    A alavanca de terceira classe é a mais comum das alavancas do corpo. Um exemplo seria o bíceps durante a flexão de cotovelo. O eixo é a articulação do cotovelo, a força exercida pelo bíceps seria a feita na inserção proximal do rádio e a resistência seria o peso do antebraço e da mão. Esta alavanca oferece a a possibilidade de tornar o segmento distal funcional com grande arco de movimento com pequena contração.

    Mayara B. Bitencourt - Enfermagem

    Referências
    http://professoralexandrefisio.blogspot.com.br/2011/03/as-alavancas-e-o-corpo-humano.html

    Simulação
    http://www.fisica.net/simulacoes/java/walter/ph11br/lever_br.php

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  15. Percepção de cor http://phet.colorado.edu/pt/simulation/color-vision

    A cor é percebida através dos cones na nossa visão. Existem no olho cerca de seis milhões de cones, e a ausência ou deficiência dos cones causa o daltonismo. As cores só existem se três componentes estiverem presentes: um observador, um objeto e luz. Apesar da luz branca ser normalmente encarada como "sem cor", na realidade ela contém todas as cores do espectro visível. Quando a luz branca atinge um objeto ele absorve algumas cores e reflete outras; somente as cores refletidas contribuem para a interpretação da cor feita pelo observador.

    A cor representa uma percepção para o cérebro e o estimula a diferenciar uma cor da outra. Assim, o cérebro aprende a corrigir a cor dos objetos, ou seja, se usar um óculos escuro, ao tirá-lo o cérebro mostrará tudo escuro por um tempo até que perceba que deve deixar a correção.

    O olho humano sente o espectro de cores usando uma combinação da informação vinda de células localizadas no olho, chamadas de cones e bastonetes. Os bastonetes são mais adaptados a situações de pouca luz, mas eles somente detectam a intensidade da luz. Os cones, por outro lado, funcionam melhor com intensidades maiores de luz e são capazes de discernir as cores.

    Pesquisa realizada por um laboratório de cores mostrou que as pessoas julgam subconscientemente uma outra pessoa, um ambiente ou um objeto pela cor. O emocional liga a cor a uma determinada situação:

    - Vermelho; perigo, quente, excitante, sexo.
    - Azul; masculino, frio, calmo, estável.
    - Branco; puro, honesto, frio.
    - Pastel; feminino, sensível, delicado.
    - Laranja; emoção, positivo.
    - Negro; morte, poder, autoridade, seriedade.
    - Rosa; feminino, quente, ardente.
    - Verde; natureza, conforto, esperança, dinheiro.
    - Amarelo; sol, calor, calma, tranquilidade.

    Há pessoas que possuem deficiências para perceber as cores, essas atingem mais homens que mulheres. O fato de o homem possuir um só cromossomo X faz com que o número de deficiência seja grande, já nas mulheres, por possuir dois cromossomos X, é necessário que os dois cromossomos estejam defeituosos para que sua visão seja afetada.


    http://www.brasilescola.com/artes/percepcao-das-cores.htm
    http://2m2tecnous.blogspot.com.br/2010/08/biofisica-da-visao-percepcao-das-cores.html

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  17. Som...
    •Som ( http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/sound) esta experiência explica como diferentes sons são modelados, descritos e produzidos.
    Ultrassom é um som a uma frequência superior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber, aproximadamente 20.000 Hz.O ultrassom é usado em muitos campos.Dispositivos ultrasônicos são usados para detectar objetos e medir distâncias. Ultrassonografia é usada tanto em medicina veterinária quanto em medicina humana, O ultrassom também tem aplicações terapêuticas que podem ser altamente benéficas se usada com precaução.
    Fisioterapia ultra-sônica:
    Devido à dissipação de energia das ondas no meio pode haver uma elevação de temperatura no tecido que esta sendo analisado. Em alguns casos é possível aumentar a temperatura dos tecidos vários graus podendo até mesmo danificá-los (utilizado de forma similar a radioterapia). Devido a esse aquecimento induzido, a fisioterapia por ultra-som é aplicada no tratamento de tenossinovite
    (inflamação da bainha do tendão), bursite, mialgia, artrite, dores lombares, doenças nas articulações.
    Na fisioterapia ultra-sônica geralmente a freqüência do instrumento varia de 1 a 3 intensidade de 0,25 a 3 W/cm2 . Cada aplicação pode durar de 3 a 50 min, durante 10 dias.

    Referências:
    http://www1.univap.br/spilling/BIOF/BIOF_04_Ondas,%20som%20e%20bioacustica.pdf
    http://w3.ualg.pt/~rguerra/Acustica/som.pdf
    http://www.ufsm.br/gef/Ondas/ondas15.pdf

    Aluna: Monica Machado Biehl
    Curso: Fisioterapia

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  18. Calor e Temperatura
    http://phet.colorado.edu/en/simulation/energy-forms-and-changes

    O calor pode transmitir-se de um local mais quente para outro mais frio de três modos: condução, convecção e radiação.

    CONDUÇÃO - Na simulação, ao aumentar a temperatura de um dos blocos (por exemplo, o de ferro) e em seguida colocá-lo em contato com o outro bloco (tijolo) que estava submerso na água, percebe-se que o bloco de ferro – que estava com temperatura alta, logo, repleto de energia – começa a diminuir a sua temperatura, e passa parte de sua energia para o bloco de tijolo, que aumenta sua temperatura – e, consequentemente, ganha energia.

    IRRADIAÇÃO - Quando colocamos o Sol, um painel solar e água, observa-se uma energia emanando do Sol, que chega até a o painel, onde é convertida em energia elétrica e, posteriormente, energia térmica. A energia que vem do Sol só consegue chegar até o painel por irradiação.

    CONVECÇÃO – No sistema bule-roda-água: Quando se aquece o bule, as moléculas se esquentam e sobem, girando a roda. Quando se esfria o bule, as moléculas se esfriam e a roda não gira, pois as moléculas frias não conseguem, na sua maioria, alcançar a roda (o ar frio desce e o quente sobe).

    As terapias usando calor, também chamadas de termoterapia, são valiosas para os tratamentos ortopédicos e neurológicos quando aplicados corretamente.

    Existem dois tipos de calor:
    Calor profundo: Ondas curtas, microondas e ultra som; e
    Calor superficial: Infra vermelho, bolsa de água quente,massoterapia, etc.

    As propriedades relaxantes do calor superficial o tornam uma modalidade eficaz no tratamento de músculos contraídos,aliviando a dor e o espasmo, facilitando dessa maneira o alongamento muscular. O uso de calor profundo aumenta a extensibilidade do tecido conjuntivo contraído e com isso melhora a circulação e nutrição sanguínea local.
    O calor não deve ser utilizado na maior parte das condições agudas ou sobre áreas com sensibilidade e circulação alteradas. Se o calor causar desconforto ou aumento da dor, isso indica que o calor utilizado não é o correto ou que sua duração e intensidade estejam excessivas.

    Referências:
    http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/11543/1/ARTIGO_AnaliseBiomecanicaEfeitos.PDF
    http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2009/RN%202009%201/227%20.pdf
    http://www.feiradeciencias.com.br/sala08/08_40.asp

    Nadine
    Fisioterapia

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  19. Ondas Eletromagnéticas

    (http://www.brasilescola.com/fisica/o-que-sao-ondas-eletromagneticas.htm)

    As ondas eletromagnéticas são ondas formadas pela combinação dos campos magnético e elétrico que se propagam no espaço perpendicularmente um em relação ao outro e na direção de propagação da energia.

    Ondas Eletromagnéticas na Biologia

    (http://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/Ondas4.php)

    O físico inglês Thomas Young, fez seus experimentos sobre a natureza da luz acreditando que ela, igual ao som, se propagava em ondas.
    Mas, no entanto, foi o físico Augustin Fresnel quem demonstrou esse fato.
    As ondas eletromagnéticas diferem entre si quanto à frequência. Podendo assim organizá-las numa sequência ordenada no sentido crescente. Essa sequência é conhecida por espectro eletromagnético.
    De acordo com o espectro eletromagnético, quanto mais à direita, maior a frequência e menor o comprimento de onda.

    Ps: - Para maior compreensão de como as ondas eletromagnéticas tem relação com a biologia, olhar a tabela do site.
    - Eu peguei o tema de uma de suas simulações, só que a animação não esta funcionando, de início pensei que fosse problema do meu computador mas outra pessoa alegou que passou pela mesmo problema.


    Alice Nunes Carvalho
    Ciências Biológicas

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  20. Efeitos de como a luz interage com as moléculas da atmosfera

    As células quando expostas à radiação sofrem ação de fenômenos físicos, químicos e biológicos. A radiação causa ionização dos átomos, que afeta moléculas, que poderão afetar células, que podem afetar tecidos, que poderão afetar órgãos, que podem afetar a todo o corpo.

    No entanto, tende-se a avaliar os efeitos da radiação em termos de efeitos sobre células, quando na verdade, a radiação interage somente com os átomos presente nas células e a isto se denomina ionização. Assim, os danos biológicos começam em conseqüência das interações ionizantes com os átomos formadores das células.


    simulação: http://phet.colorado.edu/en/simulation/molecules-and-light
    referencias: http://www.tecnologiaradiologica.com/materia_efeitosemvivos.htm
    http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-3.html


    aluna: Karla Suellen Da Silva
    turma: Ciências Biológicas

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  21. Escolhi a simulação de molaridade (Molarity), onde explica que a concentração molar (molaridade) de um soluto em uma solução refere-se à quantidade de matéria do soluto dividida pelo volume de solução. A concentração molar é normalmente expressa em mols por litro (mol L-1 ou mol dm-3). Uma solução onde a concentração do soluto é de 1 mol L-1 é preparada dissolvendo-se 1 mol de soluto em quantidade suficiente de solvente para preparar 1 litro de solução. Essa solução é normalmente denominada de "solução 1 molar", e sua concentração tem denotação 1 M. O termo molalidade é referente à quantidade de matéria de um soluto dividida pela massa de solvente usada para preparar a solução. Suas unidades são tipicamente mols de soluto por quilograma de solvente (mol kg-1).

    O desenvolvimento da apreciação de eventos em escala atômica é um talento valioso em físico-química. Assim, em uma solução aquosa 1 M de NaCl, a separação média entre os íons de carga oposta é de aproximadamente 1 nm, que é suficiente para acomodar entre elas três moléculas de água. Dizer que uma solução é diluída normalmente significa que sua concentração não é maior que 0,01 mol L-1. Nestas soluções, a separação de íons é de aproximadamente dez moléculas de água.

    http://alkimia.tripod.com/cientificos/conceitos_fq.htm

    A concentração e cafezinho

    Você vem me visitar e eu lhe ofereço um café. Pergunto a você: quantas colheres de açúcar (ou quantas gotas de adoçante)? O que eu quero saber, quimicamente falando, é se você quer uma solução de café (solvente) com açúcar (soluto) muito ou pouco concentrada. Se você é um "formigão", provavelmente gostará de seu café bem doce, ou seja, com bastante quantidade (massa) de açúcar por xícara (volume) de café. Se estiver de dieta me pedirá um café com baixa concentração de açúcar, ou seja, pouca quantidade (massa) de açúcar por xícara (volume) de café. Podemos então calcular a concentração de uma solução se soubermos duas coisas: a massa do soluto e o volume da solução.

    A concentração altera a densidade? Altera. Vamos pensar com um pouco de cuidado.

    Pegue uma xícara de café (sem açúcar) com, por exemplo, 100 mL de café. Se você aferir e obtiver, digamos, 100g (sua massa), poderá calcular sua densidade: d = m/V = 1,00 g/mL. Coloque nessa xícara uma colher com mais ou menos 10 g de açúcar. Considerando que a densidade do açúcar é aproximadamente 1,6 g/mL, utilizando a mesma fórmula da densidade para calcular V, estaremos adicionando o volume de 6,25 mL de açúcar. A nova massa será de 100 + 10 = 110g, o novo volume será de 100 + 6,25 = 106,25 mL

    e, portanto, a nova densidade d = m/V = 110/106,25 = 1,035 g/mL.

    Vamos nos ater agora à concentração. Antes de colocarmos o açúcar, a concentração de açúcar no café era de zero, afinal não havia nenhum açúcar. Depois de adoçado, a concentração passa a ser de
    C = m(açúcar)/V(total) = 10/106,25 = 0,094 g/mL.

    Fica claro que quanto mais açúcar colocarmos, maior a densidade e maior a concentração. Ou seja, quanto mais açúcar, todos os dias digamos assim, maior as chances de desenvolver diabétes mellitus!

    http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/densidade-concentracao-e-molaridade-tres-conceitos-basicos.htm

    Lucas de Figueredo Alberton
    Ciências Biológicas

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  22. As ondas sonoras são ondas mecânicas que estão constantemente presente em nossas vidas, ou seja, são os sons que ouvimos a todo instante. Como se sabe, as ondas mecânicas são aquelas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, meios líquidos, sólidos ou gasosos. Dessa forma, pode-se concluir que essas ondas não se propagam no vácuo, pois neste não existe matéria.

    Todos os fenômenos sonoros são produzidos através das vibrações dos corpos materiais, por exemplo: quando falamos, as nossas cordas vocais vibram fazendo com que o ar existente ao redor das cordas vibre, essa agitação se transmite de molécula a molécula do ar até alcançar os nossos ouvidos. Desse modo, se produz os sons e o mesmo acontece com as cordas de um violão ou de um piano. Todos os fenômenos acústicos são produzidos da mesma forma, ou seja, através da vibração dos corpos, mas o ouvido humano não consegue captar todos, somente aqueles que se encontram na faixa cuja freqüência está compreendida entre 20 Hz e 20 000 Hz. Assim, podemos definir som da seguinte maneira
    O som é uma onda longitudinal que se propaga somente em meios matérias ou seja meios sólidos,líquidos e gasosos, e que possui freqüência que está compreendida entre 20Hz e 20 000 Hz.
    Aluna: Judy Muradás
    Curso: Fisioterapia
    http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/18_ondasII_VI.pdf
    http://www.gradadm.ifsc.usp.br/dados/20122/FFI0210-1/Ondas%20sonoras%201.pdf
    Simulação: http://phet.colorado.edu/pt/simulation/sound

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  27. Nesta simulação temos um lixeiro de 10 kg, e dois extintores de 5Kg cada um. Se colocarmos o lixeiro de um lado e um extintor do outro haverá um desequilíbrio. Se colocarmos o lixeiro de um dos lados na escala de 1,75 e os dois extintores do outro lado, uma na escala de 1,5 e outra na escala 2, haverá o nível certo. http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/balancing-act

    No nosso corpo a divisão corporal e movimentos que são como alavancas, podemos dizer que nosso corpo é um sistema de alavancas. Existem três tipos de alavancas: o eixo, peso e força. Na primeira classe podemos dar como exemplo a gangorra (como mostrado na simulação), no caso do nosso corpo, temos a alavanca de equilíbrio, temos a nossa coluna, que em cima tem o peso da cabeça, dos lados temos os músculos flexores e os extensores para manter a cabeça na horizontal, então temos o agonista – que é o musculo que vai contrair – e o antagonista – que vai se manter relaxado. http://aulasfisio.blogspot.com.br/2008/09/biomecanica-alavanca.html

    Aluna: Luana Teixeira da Silva
    Curso: Fisioterapia

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  28. Pressão do fluido e fluxo.
    Fluidos, são assim denominados os líquidos e os gases pelo fato de poderem se escoar com grande facilidade. Seu estudo teve início com Arquimedes e sua mecânica dos fluídos, responsável pelo estudo da hidrostática, força gerada por líquidos e gases. O fluxo sanguíneo no interior dos vasos depende diretamente da pressão arterial: quanto maior a pressão, maior é o fluxo. Portanto, é muito importante que nós tenhamos uma adequada pressão arterial pois, se esta for muito baixa, o fluxo será insuficiente para nutrir todos os tecidos; por outro lado, uma pressão excessivamente elevada pode, além de sobrecarregar o coração, acelerar o processo de envelhecimento das artérias e, pior ainda, aumentar o risco de um acidente vascular (do tipo derrame cerebral).Para que a pressão arterial em nosso corpo não seja nem elevada demais nem baixa demais, possuímos alguns sistemas que visam controlar nossa pressão arterial.


    Na fisioterapia, a integração das ciências básicas, como a física, com as ciências clínicas, tem sido proposta como uma importante necessidade educacional por diferentes grupos de pesquisadores. Concordando com esse fato, e para que se entenda melhor o mecanismo com que as manobras de fisioterapia respiratória (FR) podem realizar a sua função, é necessário compreender, entre outras coisas, alguns mecanismos físicos básicos que regem a função do sistema respiratório e correlacioná-los com os princípios de funcionamento das manobras de FR, as quais se baseiam em princípios da física. Desse modo, as técnicas de FR, para obter resultado devem se basear no funcionamento das variáveis físicas, tais como volumes, pressões, complacência, viscosidades, fluxo de fluidos e interação de fluxo de ar com o muco. Entre os objetivos das técnicas de FR encontra-se a prevenção e a redução das obstruções das vias aéreas, além de remoção de material infectado e de mediadores inflamatórios das vias aéreas com o intento de reduzir e, até mesmo, prevenir lesões no tecido pulmonar. A FR apresenta um arsenal composto de diversas manobras, com diversos objetivos, sendo que entre estas, algumas têm a finalidade de limpeza das vias aéreas do pacientes, estando este
    portando ou não tubo endotraqueal. Essas manobras funcionam com base em princípios físicos, e são inclusive denominadas por termos físicos, entre os quais podemos citar: drenagem postural, percussão, vibração e compressão torácica, aspiração endotraqueal, manobra de hiperventilação pulmonar, CPAP (pressão positiva continua nas vias aéreas) e expiração forçada.

    http://www.brasilescola.com/fisica/fluidos.htm
    http://www.oocities.org/~malaghini/pressao.html
    http://www.cienciasdasaude.famerp.br/racs_ol/vol-13-2/08-ID%20155.pdf

    Simulação: http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/fluid-pressure-and-flow

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  29. A visão das cores.
    Os compostos químicos sensíveis a cores nos cones são chamados de pigmentos e são muito semelhantes aos compostos dos bastonetes. A parte retinal do composto químico é a mesma, mas a escotopsina é substituída por fotopsinas. Portanto, os pigmentos que respondem à cor são feitos de retinal e fotopsinas. Há três tipos de pigmentos sensíveis às cores:
    pigmento sensível ao vermelho
    pigmento sensível ao verde
    pigmento sensível ao azul
    Cada cone possui um desses pigmentos, o que a torna sensível àquela cor específica. O olho humano pode perceber quase qualquer gradação de cor em que o vermelho, verde e azul estiverem misturados.

    http://saude.hsw.uol.com.br/visao3.htm
    SIMULAÇÃO: http://phet.colorado.edu/en/simulation/color-vision

    BRUNA VIEIRA DA SILVA. ENFERMAGEM.

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  30. CIRCULAÇÃO ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO PRESSÃO DO FLUIDO E FLUXO


    Circulação é o movimento do sangue (fluido) enquanto é bombeado através do Sistema Cardiovascular. Este bombeamento é realizado pela contração chamado de sístole e relaxamento chamado de diástole das paredes musculares do coração. Durante a sístole as câmaras cardíacas diminuem seu tamanho ejetando o sangue e na diástole as câmaras enchem de sangue.
    Portanto quando sangue é ejetado ele segue caminho por uma rede de tubos que são chamados de vasos sanguíneos que podemos comparar a Simulação Pressão do fluido e fluxo (http://phet.colorado.edu/en/simulation/fluid-pressure-and-flow). Nesta simulação podemos observar que se reduzirmos o calibre do tubo neste caso simulando uma artéria a pressão aumenta resultado da diminuição da área em que o sangue precisa passar. Este resultado se tem devido continuar com o mesmo debito cardíaco (resultado da quantidade de sangue que passa no vaso em um tempo determinado), onde o que é aumentado neste caso a velocidade em que o sangue passa no vaso. Por exemplo, se simularmos no programa citado duas situações diferentes onde em ambas o fluxo do sangue, ou seja, o débito cardíaco, porem em uma teremos um vaso mais calibroso e na outra um vaso mais fino que poderá acontecer devido uma vasoconstrição iremos observar que a pressão arterial no vaso mais fino será mais alta. Sendo que pressão é definida como sanguínea é a medida da tensão exercida pelo sangue nos vasos durante a sístole e a diástole ventricular.
    A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada deresistência vascular periférica total. Outro exemplo é quando se compara a pressão arterial global do organismo, a um modelo representado por uma mangueira de jardim, a pressão é determinada pela proporção de água que entra e aquela que sai da mangueira. Para se aumentar a pressão dentro deste sistema, de forma aguda, diminui-se o diâmetro de abertura da mangueira, aumentando-se, consequentemente, a resistência. Outra manobra consiste em se aumentar o fluxo total de água dentro da mangueira, que, no paralelo com o sistema circulatório, equivale a aumentar o débito cardíaco. Mesmo sem aumentar a resistência vascular periférica, é possível aumentar a pressão, com o aumento do débito cardíaco. A hipertensão pode ser causada, não apenas pelo aumento da resistência vascular periférica, mas também pela possibilidade de um aumento do débito cardíaco.

    REFERÊNCIAS

    http://www.uff.br/fisio6/aulas/aula_03/topico_06.htm

    http://www.unifesp.br/denf/NIEn/hemodinamica/pag/conceitosmedidas.htm

    SMELTZER, Suzane C.; BARE, Brenda G. Tratado de enfermagem Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 10ª ed. 2420 p.

    TORTORA, Gerard J. Corpo Humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Porto Alegre: Artmed, 2000. 4ª ed. 574 p.

    SIMULAÇÃO

    http://phet.colorado.edu/en/simulation/fluid-pressure-and-flow

    Acadêmica: Vanessa Brasil Medeiros
    Curso: Enfermagem

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  31. Na física, a alavanca é um objeto rígido que é usado com um ponto fixo apropriado (fulcro) para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto (resistência). Isto é denominado também vantagem mecânica, e é um exemplo do princípio dos momentos. O princípio da força de alavanca pode também ser analisado usando as leis de Newton. A alavanca é uma das 6 máquinas simples. A força aplicada em pontos de extremidade da alavanca é proporcional à relação do comprimento do braço de alavanca medido entre o fulcro e o ponto da aplicação da força aplicada em cada extremidade da alavanca. Quanto as alavancas...

    O CORPO HUMANO É UM SISTEMA DE ALAVANCAS - o músculo produz força tracionando o osso e gera torque ( torque é o produto da força rotatória ou de translação vezes o braço de alavanca) na articulação. Os músculos, em geral, levam desvantagem quando relacionados à produção de torque (seu braço de força é na maior parte das vezes curto e o braço de resistência é maior). Mais vamos entender melhor:

    Definição - Uma alavanca é uma barra rígida que gira em torno de um ponto fixo quando uma força é aplicada para vencer a resistência.
    - Uma quantidade maior de força ou um braço de alavanca mais longo aumentam o movimento de força.

    - A alavanca de 1ª classe é mais bem desenhada para o movimento de balanceio. Um exemplo no corpo humano seria o movimento da cabeça sobre a 1ª vértebra cervical movendo-se para cima e para baixo. Nas articulações da coluna zigapofizárias também ocorre esta alavanca quando há equilíbrio estabelecido. Outro bom modelo é a gangorra e a tesoura.

    Referencias: http://professoralexandrefisio.blogspot.com.br/2011/03/as-alavancas-e-o-corpo-humano.html

    simulação: http://www.walter-fendt.de/ph14br/lever_br.htm

    Aluno: Romeu Neto

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  32. Existem no olho cerca de seis milhões de cones e a ausência ou deficiência dos cones causa o daltonismo. A cor representa uma percepção para o cérebro e o estimula a diferenciar uma cor da outra.
    Há pessoas que possuem deficiências para perceber as cores, essas atingem mais homens que mulheres. O fato de o homem possuir um só cromossomo X faz com que o número de deficiência seja grande, já nas mulheres, por possuir dois cromossomos X, é necessário que os dois cromossomos estejam defeituosos para que sua visão seja afetada.

    http://www.brasilescola.com/artes/percepcao-das-cores.htm

    Simulação: http://phet.colorado.edu/pt/simulation/color-vision

    Robson preuss

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  34. Praticando a seleção natural
    A evolução é um processo que demora bastante tempo para acontecer. Ela se processa em tempo geológico e, por isso, não é simples perceber suas evidências. A simulação é uma prática simples, em que é possível simular como a seleção natural procede e o que pode interferir neste processo.
    Foi utilizado papeis, tecidos afim de montar uma paisagem floral, sobre a paisagem foram coladas borboletas de diversas cores, preferencialmente cores que se misturam(camuflam) as borboletas na paisagem. Denomina-se algum aluno para ser "predador" ou seja,para tentar achar as borboletas no meio da paisagem.
    É notado claramente que os alunos tiveram mais dificuldades para enxergar as borboletas de cores parecidas com as do “ambiente natural” em que se encontravam, assim como um predador, como um pássaro, teria se estivesse voando e passasse por aquela área. Essa dificuldade para enxergar a presa se deve ao fato dela possuir uma estratégia para escapar dos predadores, a camuflagem ou coloração críptica.
    Segundo biólogos,as borboletas da vida real apresentam as cores das assas segundo a sua preferência de alimento,ou seja, uma borboleta que apresenta assas de cores laranja e/ou amarelada alimentasse de flores da sua cor, assim como borboletas esverdeadas preferem repousar em árvores ou folhagem, isso ocorre devido a fragilidade das borboletas, através dos anos, foi necessário adotar essa seleção ou adaptação natural para que elas sobrevivessem.

    Simulação: http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=289&PRATICANDO+A+SELECAO+NATURAL#top

    Pesquisa:http://www.astronoo.com/pt/artigos/selecao-natural.html
    http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/selecao-natural-e-a-borboleta-coruja
    http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/borboletas-inglesas-evoluiram-para-fugir-do-aquecimento-global-diz-pesquisa

    Renata F. H. Figueiredo -CBI

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  36. Torque é definido como o produto da magnitude de uma força pela distancia perpendicular desde a linha de ação da força até o eixo de rotação. Pode ser chamado também de Momento de Força. Nessa simulacao temos como exemplo a joaninha e o besouro. Posso notar ao colocar o meu eixo pivo no centro (que seria a joaninha) distancia mais curta, ou perpendicular, desde o ponto pivô até a linha de ação da força e a magnitude da força que seria a intensidade da força aplicada que permitirá o movimento, possuindo entao um "braço de momento" que é a distância do ponto de aplicação da força até o eixo de rotação (do besouro a joaninha).
    Ao executar a simulacao noto que quanto maior o braço de momento ou a força aplicada, maior o Torque.
    Temos entao como 2 componentes principais: forca e distancia. Todos os movimentos são dados através de torques produzidos pelos músculos sobre os eixos articulares.
    http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/torque

    Alavancas: Uma alavanca está em equilíbrio quando o torque total do lado esquerdo é igual ao torque total do lado direito.
    O CORPO HUMANO É UM SISTEMA DE ALAVANCA. Diferentes tipos de alavancas também podem ser encontradas no corpo humano. No corpo humano, a força que faz com que a alavanca se mova, na maioria das vezes e muscular. A resistência que deve ser vencida para que o movimento ocorra, inclui o peso da parte a ser movida, gravidade ou peso externo. A disposição do eixo em relação à força e a resistência vão determinar o topo de alavanca.
    http://www.walter-fendt.de/ph14br/lever_br.htm

    Entre essas duas relacoes entre torque e alavancas, dentro da fisioterapia temos algumas atividades para reabilitacao
    como exemplo:
    FORÇA INTERNA – MUSCULAR
    Abdução do ombro – braço esticado maior a força – braço dobrado menor a força
    Movimento de caminhada - um dos pes quando fica na ponta do pe - a parte dos dedos que fica apoiada no chao
    seria o eixo, a resistencia fica entre o calcaneo e o chao e a forca seria a panturrilha (gastrocnemios)
    Exercicio de Agachamento
    Exercicio de flexao e extensao do joelho;perna
    Movimento de pescoco: mandibula eixo resistente, entre o angulo da mandibula e o globulo da orelha seria o apoio
    e o occipital seria a forca potente.

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  37. Uma alavanca é uma barra rígida que gira em torno de um ponto fix
    quando uma força é aplicada para vencer a resistência.
    Uma quantidade maior de força ou um braço de alavanca mais longo aumentam o movimento de força.
    uma alavanca é uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio, chamado de polo. O giro dessa barra é produzido pelo torque de uma força. Se forem produzidos torques iguais e em sentidos contrários nos dois lados da alavanca, ela fica em equilíbrio.
    A alavanca na fisioterapia o músculo produz força tracionando o osso e gera torque ( torque é o produto da força rotatória ou de translação vezes o braço de alavanca) na articulação. Os músculos, em geral, levam desvantagem quando relacionados à produção de torque (seu braço de força é na maior parte das vezes curto e o braço de resistência é maior)
    Um exemplo no corpo humano seria o movimento da cabeça sobre a 1ª vértebra cervical movendo-se para cima e para baixo.

    http://clickeaprenda.uol.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=20090

    http://professoralexandrefisio.blogspot.com.br/2011/03/as-alavancas-e-o-corpo-humano.html

    Simulação: http://www.walter-fendt.de/ph14br/lever_br.htm

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  39. Efeito Estufa é um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta. Sem o efeito estufa natural, o planeta Terra poderia ficar muito frio, inviabilizando o desenvolvimento de grande parte das espécies animais e vegetais. Isso ocorreria, pois a radiação solar refletida pela Terra se perderia totalmente. O efeito estufa potencializado pela queima de combustíveis fósseis tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas.. Acontece da seguinte forma: os raios provenientes do Sol, ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos. Parte deles é absorvida, e transformada em calor, mantendo o planeta quente, enquanto outra parte é refletida e direcionados ao espaço, como radiação infravermelha. Ou seja: cerca de 35% da radiação é refletida de volta para o espaço, enquanto os outros 65% ficam retidos na superfície do planeta. Isso por causa da ação refletora de uma camada de gases que a Terra tem, os gases estufa. Eles agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada e são capazes de reter o calor do Sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espaço.
    Esse fenômeno é importante na biologia, pois, afeta tanto a vida do ser humano quanto das demais espécies de plantas e animais existente nesse planeta. Bio: vida, logia:estudo, sem vida, não teríamos o nosso estudo, e o efeito estufa é um complemento pra que a biologia sirva de "destruição" para tanto "desastre'' mundanos, pois, o excesso dessa camada está fazendo que parte desses raios não consigam voltar para o espaço, provocando uma elevação na temperatura de todo o planeta.
    Referencias: http://www.mma.gov.br/clima/ciencia-da-mudanca-do-clima/efeito-estufa-e-aquecimento-global
    http://ambientes.ambientebrasil.com.br/mudancas_climaticas/artigos/efeito_estufa.html

    Simulação:http://phet.colorado.edu/en/simulation/greenhouse
    Gabriela Marcon Nunes

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  40. Refração da Luz
    Na Simulação em que escolhi um raio de luz vindo da parte de cima à esquerda bate em uma superfície de água que divide dois meios. O meio que tem maior índice de refração está em azul, o outro em amarelo, e dependendo de como está a reta no ar na água, o applet mostrará o raio refletido e refratado e então calculará os ângulos correspondentes.A luz sofre, além da reflexão, o fenômeno da refração; que é um acontecimento óptico que ocorre com a luz quando ela muda de meio de propagação.
    Com uma lanterna, por exemplo, é possível iluminar um bloco de vidro transparente, ao fazer isso fica visível que parte da luz é refletida e a outra parte penetra no bloco, mas com direção diferente em relação à direção do feixe incidente, ou seja, o feixe de luz tem a direção de propagação alterada ao passar do ar para o vidro. A esse fenômeno chamamos refração da luz. De forma mais clara podemos dizer:
    A refração é um fenômeno óptico que ocorre com a luz quando ela muda de meio de propagação como, por exemplo, ar e água. É importante ficar bem claro que esse acontecimento só ocorre quando o feixe de luz se propaga com velocidade diferente nos dois meios.
    Referencia : http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/a-refracao-luz.htm
    Simulação: http://www.walter-fendt.de/ph14br/refraction_br.htm
    Aluna:Suélen Mendes
    Curso:Ciências Biológicas-Licenciatura

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  41. Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. É imprescindível para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência. Sem ele, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies.
    O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.
    Esse fenômeno consiste, basicamente, na ação do dióxido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta. Ao irradiarem a Terra, parte dos raios luminosos oriundos do Sol são absorvidos e transformados em calor, outros são refletidos para o espaço, mas só parte destes chega a deixar a Terra, em consequência da ação refletora que os chamados "Gases de Efeito Estufa" (dióxido de carbono, metano, clorofluorcarbonetos e óxidos de azoto) têm sobre tal radiação reenviando-a para a superfície terrestre na forma de raios infravermelhos.
    O efeito estufa é importante para Ciências Biológicas por que embora seja prejudiciais em excesso ao ser humano, plantas, é na verdade vital para a vida na Terra, pois é ele que mantém as condições ideais para a manutenção da vida, com temperaturas mais amenas e adequadas.

    Referencia: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia29.php

    Simulação : http://phet.colorado.edu/en/simulation/greenhouse

    Lara das Neves Heerdt
    Ciências Biológicas

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  42. Teoria de Bohr para o átomo de hidrogênio

    Em 1913, o físico Dinamarquês Niels Bohr (1885 - 1962) sugeriu uma explicação para o espectro do átomo de hidrogénio servindo-se do modelo criado por Rutherford. Nesse modelo, os electrões carregados negativamente, circulavam em torno do núcleo com carga positiva, à custa das forças electrostásticas de atracção, de acordo com a Lei de Coulomb.
    De acordo com o modelo electrodinâmico clássico, uma carga sujeita a aceleração centrípeta numa órbita circular, deve emitir continuamente radiação electromagnética. Assim, devido à perda de energia, o electrão deveria descrever uma espiral e "cair" para o núcleo num prazo relativamente curto de tempo. Ora nãon é isso que acontece neste modelo. Pelo contrário, um electrão no modelo de Bohr não emite radiação enquanto a sua energia tem um dos valores bem determinados a que se aludiu atrás. Acontece porém, que um electrão que não está no nível de energia mais baixo (n = 1), pode fazer uma mudança espontânea para um estado de menor energia e emitir a diferença energética sob a forma de um fotão (partícula de luz). Ao calcularmos o comprimento de onda da onda electromagnética correspondente, vamos encontrar o mesmo resultado que teríamos através da medição das linhas do espectro do hidrogénio.
    Não se deve ficar com a ideia de os electrões estarem na realidade a orbitar ao redor do núcleo atómico. O modelo de Bohr do átomo de hidrogénio foi apenas um passo intermediário no caminho para uma teoria mais precisa da estrutura atómica, que foi hoje conhecemos através da mecânica quântica e da electrodinâmica quântica.
    Então o applet ilustra um átomo de hidrogénio, de acordo com o modelo de partículas ou ondulatório. Pode escolher na caixa de texto n = um número quântico principal. Na zona direita do gráfico pode observar os diferentes níveis de energia do átomo e aquele onde se posiciona o electrão. Na parte inferior, à direita pode ver o valor da energia E e à esquerda o raio da órbita r. Se tentar alterar a órbita do raio arrastando com o rato, por norma não irá conseguir colocar o electrão num estado estacionário. Pode conseguir isso usando a opção "modelo onda", onde a linha verde simboliza a onda de Broglie que não corresponde a uma linha fechada a não ser que faça a coincidência com um circulo múltiplo da onda (azul).

    http://www.walter-fendt.de/ph14br/bohrh_br.htm

    Aluna: Michele Souza Toreti
    Curso: Fisioterapia

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  43. Gene de expressão celular.
    Existem certas enzimas que encontramos nos núcleos celulares que influenciam na produção de aminoácidos, elas são responsáveis por promover a síntese proteica, essas enzimas são chamadas de fator de transcrição positiva. Por isso as RNA polimerase sabem por onde iniciar a síntese no DNA. Como existem essas biomoléculas que promovem a síntese proteica, também existem as que promovem a inibição da mesma, chamadas de fator de transcrição negativa. Quando a RNA polimerase encontra uma dessas enzimas simplesmente não ocorre a produção. Outros componentes são encontrados nas produções de proteína, como os ribossomos, onde este faz a leitura do RNA onde sintetiza os aminoácidos, é nele o local de síntese do mesmo. A RNA polimerase é que polimeriza as cadeias de bases nitrogenadas. Os destruidores de RNA, assim chamados, dão jus ao seu nome, pois caso um RNA mensageiro (ou qualquer outro) esteja errôneo ele fará sua destruição. Todos esses elementos é quem faz a regulação das expressões genicas. Em algumas células a síntese ocorre apenas por meio da ação de dois fatores de transcrição positiva.
    Produção de RNA mensageiro.
    A síntese de proteína age diretamente por meio de três fatores. O aumento da concentração da enzima de transcrição positiva influencia na velocidade da síntese. Porem esse aumento não significa um aumento na velocidade da mesma, pois a afinidade entre fator de transcrição positiva e código genético não ocorrer sua produção será inibida. Caso haja afinidade e concentração alta outra variável pode influenciar sua produção, que é a afinidade entre RNA polimerase e o conjunto enzima e código genético. Se ocorrer essa afinidade ocorrerá à síntese, e não houver essa afinidade ocorre à inibição. A baixa produção do fator de transcrição acarretará na velocidade da produção de proteínas, que ainda poderá ser influenciado pela baixa afinidade da enzima e código e conjunto enzima e código. Em resumo geral se a concentração alta, alta afinidade do fator e código e alta afinidade RNA polímera e conjunto fator e código, ocorrerá uma perfeita síntese proteica. Qualquer alteração mensurável dessas variáveis influenciará na velocidade.

    Multiplicação Celular e influencia na síntese proteica.
    A multiplicação celular também depende diretamente das afinidades dos fatores de transcrição positiva, das RNA polimerase, da concentração de destruidor de RNA ,dos fatores de transcrição positiva e da proteínas de degradação. Em um conjunto de células onde ocorrem as afinidades com a enzima de transcrição, uma alta concentração, afinidade também entre a RNA polimerase, ocorrerá uma alta taxa de proteína em tempo constante acarretando a máxima síntese proteica. A baixa afinidade entre as enzimas, a produção elevada de destruidor de RNA, produção elevada de proteínas degradantes, baixa produção das enzimas acarretará uma grande influencia na produção, diminuindo drasticamente a produção de proteína e o tempo de produção. O tempo será ainda menor caso seja em apenas uma única célula. E qualquer alteração mensurável nessas variáveis fará alterar o nível de proteína media em relação ao tempo.

    referências:

    http://phet.colorado.edu/en/simulation/gene-expression-basics
    http://www.planetabio.com/planetabio.html

    Aluno: Daniel Prado dos Santos
    Ciências biológicas

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  44. A simulação mostra o alinhamento de prótons de hidrogênio em um campo magnético, o qual acontece no exame de ressonância magnética, escolhi comentar essa simulação pelo fato de o professor tê-la passado durante a aula sobre física moderna e biofísica e eu ter achado bastante interessante.

    http://phet.colorado.edu/en/simulation/mri

    O corpo humano é composto por bilhões de átomos, os tijolos fundamentais de todo o tipo de matéria. O núcleo de um átomo gira sobre um eixo. Imagine o núcleo de um átomo como um pião que gira em algum ponto fora do seu eixo vertical. Um pião girando levemente fora do eixo vertical realiza um movimento de precessão.
    Imagine bilhões de núcleos, todos girando em todas as direções. Há muitos tipos diferentes de átomos no corpo, mas para os propósitos da ressonância magnética, os que importam são os átomos de hidrogênio. Ele é um átomo ideal para a ressonância magnética porque seu núcleo tem somente um próton e um elevado momento magnético. O alto momento magnético significa que, ao ser colocado em um campo magnético, o átomo de hidrogênio tem uma forte tendência em se alinhar com a direção do campo.
    Dentro do vão do equipamento, o campo magnético passa diretamente pelo centro do tubo em que colocamos o paciente. Isto significa que se um paciente estiver deitado lá, os prótons de hidrogênio do seu corpo irão se alinhar na direção dos pés ou da cabeça. A grande maioria desses prótons vai se anular, ou seja, para cada um alinhado na direção dos pés, haverá um na direção da cabeça para anulá-lo. Apenas uns poucos prótons em cada milhão não são anulados. Isto pode não parecer muito, mas o valor total de átomos de hidrogênio no corpo vai nos dar exatamente o que precisamos para criar imagens maravilhosas. Todos os prótons de hidrogênio vão se alinhar com o campo magnético em um dos dois sentidos.

    Helena Aguiar Pereira - Enfermagem
    http://saude.hsw.uol.com.br/ressonancia-magnetica6.htm

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  45. Esse é mais um vídeo mostrando o efeito da pressão atmosférica no nosso dia-a-dia.
    Com apenas um balão, um copo de vidro e uma vela é possível fazer uma interessante experiência de física.
    O ar quente, dentro do copo, perde calor para a água e reduz seu volume. Assim a pressão atmosférica empurra o balão para dentro do copo.

    Read more: http://www.cienciatube.com/2011/06/experiencia-de-fisica-simples-pressao.html#ixzz2Xk0SZVef
    ANGELA BRONDANI/ENFERMAGEM

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  46. Radiação ionizante (simulção):http://phet.colorado.edu/sims/radiating-charge/radiating-charge_en.html

    Radiação ionizante
    A radiação pode ser caracterizada como ionizante e não-ionizante, sendo a principal diferença entre elas a energia e portanto a freqüência ou, se você preferir, o comprimento de onda.

    A radiação não-ionizante (parte da eletromagnética) é caracterizada por não possuir energia suficiente para arrancar elétrons dos átomos do meio por onde está se deslocando, mas tem o poder de quebrar moléculas e ligações químicas. Dessa radiação fazem parte os tipos: radiofreqüência, infravermelho e luz visível.

    A radiação ionizante é definida como aquela que tem energia suficiente para interagir com os átomos neutros do meio por onde ela se propaga. Em outras palavras: essa radiação tem energia para arrancar pelo menos um elétron de um dos níveis de energia de um átomo do meio, por onde ela está se deslocando. Assim esse átomo deixa de ser neutro e passa a ter uma carga positiva, devido ao fato de que o número de prótons se torna maior que o de elétrons. O átomo neutro se torna um íon positivo.
    O poder de penetração da radiação ionizante está diretamente relacionado com a energia inicial que ela tem e com a interação que ela sofre durante seu movimento. Por exemplo, a partícula alfa possui duas cargas positivas, dessa forma ela perde energia para os átomos do meio muito rapidamente e isto implica em um alcance bem pequeno (no ar não ultrapassa alguns centímetros e no corpo humano chega somente à superfície da pele). Essa partícula também pode ser considerada pesada em comparação às demais, assim se movimenta em linha reta, e tem alto poder de ionização, ou seja, ela deposita grande quantidade de energia por centímetro que percorre (grande densidade de ionização).

    A partícula beta tem apenas uma carga positiva e massa pequena, assim não se movimenta em linha reta e sua interação com a matéria é menor que a da alfa, resultando num alcance de aproximadamente 1 metro no ar. O poder de ionização da partícula beta é mais baixo do que o da alfa e sua densidade de ionização é baixa.
    Usos: conservação de alimentos :Quanto maior a intensidade, maior o tempo de duração do produto e menores os cuidados adicionais de conservação que devem ser tomados. Como exemplo podemos citar experiências em que produtos cárneos irradiados e devidamente acondicionados passam a ter prazo de validade indeterminado, mesmo sendo conservados em temperatura ambiente. Incidindo-se um valor menor de radiação sobre um alimento é possível reduzir sensivelmente o número de bactérias patogênicas.
    medicina nuclear:tratamentos terapêuticos, como a radioterapia, e na
    esterilização de materiais cirúrgicos eliminando bactérias por meio de radiação.
    exames diagnósticos: raio X, o PET e os traçadores radioativos
    agricultura: onde algumas técnicas conseguem obter novas variedades de plantas, através da irradiação de semente e plantas
    indústria do petróleo: usando a radiografia e a gamagrafia para detectar descontinuidade em chapas e tubulações
    medição da espessura e densidade de materiais, na medição de nível de líquidos e na detecção de fumaça: a primeira baseia-se no fato de que a radiação que atravessa o material pode perder energia ou sofrer espalhamento antes de ser detectada.
    Fonte:http://ciencia.hsw.uol.com.br/radiacao3.htm
    Aluna: Beatriz
    Curso: Fisioterapia

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  47. Simulação:

    http://phet.colorado.edu/en/simulation/concentration

    Com esta ferramenta de aprendizado é possível obter várias soluções com a mistura de concentrações.Pode-se aumentar e diminuir o volume da experiência, observar diferentes cores e concentrações.

    Na educação esta simulação pode ser realizada com os educandos em sala de aula, mas com substâncias mais simples. Assim o aluno percebe que é possível obter novas substâncias químicas através de combinações das pré-existentes.

    Outra questão que pode ser abordada é a produção de gases poluentes pelo homem através da tecnologia, combustão realizada pelos automóveis, industrias, siderurgicas e outras. E claro, os danos que estes gases "substâncias combinadas pelos homens" podem causar a saude.

    Taís dos Passos de Moraes
    Ciências Biológicas.

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  48. ALAVANCA - Quando os músculos desenvolvem tensão, tracionando os ossos para sustentar ou mover resistências, estes funcionam mecanicamente como alavancas. Alavancas são hastes rígidas que podem girar em torno de um eixo sob a ação de forças.
    No corpo humano os ossos são as hastes rígidas, as articulções são os eixos e os músculos e cargas resistentes aplicam forças.
    É definido como o produto da magnitude de uma força pela distancia perpendicular desde a linha de ação da força até o eixo de rotação. Pode ser chamado também de Momento de Força.
    No caso da Fisioterapia, reabilitando manualmente os pacientes, apenas com força sobre a perna do paciente. Quanto maior a força exercida com os braços, sob a perna maior a alavanca.
    Quanto maior o Braço de momento ou a Força aplicada, maior o Torque.

    SIMULAÇÃO:http://www.walter-fendt.de/ph14br/lever_br.htm
    REFERENCIAS:http://www.fo.ufu.br/sites/fo.ufu.br/files/Anexos/Documentos/Anexos_RoteiroOclusaoCap04.pdf
    http://sandrodesouza.files.wordpress.com/2010/05/torque-e-alavanca.pdf
    anotações em sala de aula.

    Aluna: Tânia Machado Matias
    Curso: Fisioterapia

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  49. Efeito estufa-http://phet.colorado.edu/en/simulation/greenhouse

    Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante, que alcança a superfície terrestre, aquece e irradia calor. Esse processo é chamado de efeito estufa.

    Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tantas variedades de vida. Contudo, recentemente, estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX, têm indicado que as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2.

    Marianna Schneider- Ciências Biológicas.

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  50. ONDAS ELETROMAGNÉTICAS - FISIOTERAPIA

    http://www.walter-fendt.de/ph14br/emwave_br.htm

    A eletrotermoterapia é a aplicação de equipamentos produtores de radiação elétrica e magnética, moduladas de acordo com as necessidades terapêuticas de cada tecido.

    Surgiu na década de 1980 com alternativa para o tratamento de cosmonautas russos que retornavam do espaço apresentando sinais de atrofia muscular por passarem longos períodos no espaço, com gravidade zero. A técnica foi aperfeiçoada logo após chegar no Ocidente.

    Estes agentes quando prescritos adequadamente ao corpo do paciente podem promover a redução, como segue:

    Dor local;
    Controle do processo inflamatório;
    Cicatrização tecidual;
    Melhora da elasticidade tecidual e
    Melhora da função muscular.

    A eletrotermoterapia abrange vários recursos e pode ser dividida em: eletroterapia (aplica corrente elétrica no tecido através de eletrodos, TENS, NMES), termoterapia (geram calor ou frio, micro-ondas, ondas curas, ultrassom), fototerapia (radiações eletromagnéticas, laser, infravermelho).

    http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/a-energia-eletromagnetica-na-fisioterapia-3729587.html
    http://www.alefisio.com.br/tecnicas/eletroterapia/

    MILENA CLAUDIA FAGUNDES – FISIOTERAPIA


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  51. TEMPERATURA E CALOR

    temperatura e calor são conceitos distintos, o que de certa forma contraria o senso comum.
    Na física, a temperatura está diretamente ligada ao movimento, enquanto calor é uma forma de energia.

    Temperatura
    A temperatura é definida como estado de agitação das partículas de um corpo, caracterizando seu estado térmico.
    Quanto mais agitadas estiverem essas moléculas, maior será sua temperatura.
    Quanto menos agitadas essas moléculas, menor será sua temperatura.
    As palavras quente e frio são, na verdade, termos criados para facilitar o entendimento da sensação térmica. Essa sensação é variável, porque depende de pessoa para pessoa, por isso não é considerada. Tais termos servem apenas para nos ajudar na compreensão da teoria.
    A medição da temperatura dos corpos é feita por aparelhos chamados termômetros.

    Equilíbrio Térmico
    O equilíbrio térmico acontece quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato e depois disso alcançam um mesmo valor de temperatura.

    Ex.: Quando misturamos leite frio com café quente, temos uma mistura morna. Esse termo define o equilíbrio térmico, ou seja, a igualdade de temperatura entre o café e o leite.
    Quando um corpo fica quente o correto é dizer que o corpo ganha calor.
    Quando o corpo fica frio, é correto dizer que o corpo perde calor para o meio onde está.

    Calor
    Calor é a energia térmica em trânsito entre corpos com temperaturas diferentes.


    REFERENCIAS:
    LIVRO DOM BOSCO
    http://www.efeitojoule.com/2009/01/temperatura-calor-e-temperatura.html

    MARIANA ROSA GOMES
    ENFERMAGEM

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  52. Alavancas

    Nesta simulação podemos observar o principio de alavanca na física .Assim como vimos em sala de aula, podemos concluir que uma alavanca esta em equilíbrio quando o torque total do lado esquerdo é igual ao torque total do lado direito e portanto, para gerar um movimento circular, não basta aplicar uma força, devemos aplicar um torque (ou momento de força). Para gerar um torque é preciso aplicar uma força perpendicular ao raio do movimento. Então podemos dizer que Torque é uma grandeza capaz de romper a inércia em um movimento circular. O torque depende da distância do ponto de aplicação da força ao eixo do movimento sendo ele, a expressão da eficácia de uma força para virar um sistema de alavanca.
    No corpo humano podemos utilizar a alavanca interfixa para a manutenção da postura e equilíbrio, esta que pode ser definida quando o ponto fixo ocupa um lugar qualquer entre a força potente e a força resistente.
    A inter-resistente é a qual a resistência é aplicada entre o eixo e a força. No corpo humano - não existem exemplos análogos. A vantagem mecânica é sempre maior que 1, pois o braço de força é sempre maior que o braço de resistência.
    A interpotente, força aplicada entre o eixo e a resistência. No corpo humano - a grande maioria das alavancas do corpo. A vantagem mecânica é sempre menor que 1, pois o braço de força é sempre menor que o braço de resistência.
    As grandes maiorias das alavancas do corpo humano, por serem de terceira classe e apresentarem as inserções dos músculos próximas das articulações, apresentam baixo rendimento em termos de força.

    Daiane Barreto de Souza - Enfermagem

    Simulação:http://www.fisica.net/simulacoes/java/walter/ph11br/lever_br.php
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fisica/alavanca-6.php
    E anotações feitas em sala de aula.

    P.S - Prof. Meu filho não estava bem de saúde na ultima aula, por isso o motivo de ter saído cedo. Espero compreensão Obrigada!!

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