quarta-feira, 26 de junho de 2013

AULA 8 - Física Moderna x Biofísica

Segue o conteúdo da próxima aula:

Radiação e Partículas / Exames de imagem (download)
Proteção Radiológica (download)

Prazo de envio do comentário: 30/06

52 comentários:

  1. Utilidade do raio X (ondas eletromagnéticas) na vida cotidiana.
    Os raios X são radiações da mesma natureza da radiação de ondas eletromagnéticas.Os raios X são emitidos do núcleo do átomo. Os raios X são radiações de natureza eletromagnética, que se propagam no ar (ou vácuo). Essa radiação é produzida quando ocorre o bombardeamento de um material metálico de alto número atômico (tungstênio), resultando na produção de radiação X por freamento ou ionização. Ele :
    - Enegrecem filme fotográfico;
    - Provocam luminescência em determinados sais metálicos;
    - São radiação eletromagnética, portanto não são defletidos por campos elétricos ou magnéticos pois não tem carga;
    - Tornam-se “duros” (mais penetrantes) após passarem por materiais absorvedores;
    - Produzem radiação secundária (espalhada) ao atravessar um corpo;
    - Propagam-se em linha reta e em todas as direções;
    - Atravessam um corpo tanto melhor, quanto maior for a tensão (voltagem) do tubo (kV);
    - No vácuo, propagam-se com a velocidade da luz;
    - Obedecem a lei do inverso do quadrado da distância (1/r2), ou seja, reduz sua intensidade dessa forma;
    - Podem provocar mudanças biológicas, que podem ser benignas ou malignas, ao interagir com sistemas biológicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Referencia http://www.tecnologiaradiologica.com/materia_fisica_rx.htm

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Descoberta dos raios X
    Em 1895, o físico Wilhelm Konrad Roentgen, estudando descargas elétricas em gases rarefeitos e ampolas de Crookes, por acaso descobriu os raios X. Ele tinha uma ampola de Crookes encerrada em uma caixa de papelão, e alimentada por uma bobina de Rumkhorff. Com o conjunto em um quarto escuro, êle observou que, quando o tubo funcionava, se produzia fluorescência num cartão pintado com platino-cianureto de bário. A fluorescência era observada quer estivesse voltada para o tubo a face do cartão pintada com platino cianureto de bário, quer a face oposta, e até com êste cartão afastado a dois metros do tubo. A fluorescência não era causada pelos raios catódicos, pois estes não atravessam o vidro do tubo. Roentgen observou a seguir que o agente causador da fluorescência se originava na parede do tubo de Crookes, no ponto onde os raios catódicos encontravam essa parede. Não sabendo do que se tratava, Roentgen chamou raio X a esse agente.

    Propriedade dos raios X:
    Sendo ondas eletromagnéticas, os raios X possuem todas as propriedades gerais dessas ondas, que o leitor já conhece para o caso da luz: sofrem reflexão, refração, interferência, difração, polarização.
    Propagam-se em linha reta, com velocidade igual à da luz.
    Tornam fluorescentes muitos corpos sobre os quais incidem, como por exemplo, platino cianureto de bário (e por esta propriedade que permitiu sua descoberta).
    Provocam ação química em certas substâncias. Por exemplo, impressionam chapas fotográficas. Esta propriedade é muito mais intensa nos raios X que na luz, porque, como êles têm menor comprimento de onda, têm maior energia que a luz. Êles impressionam chapas fotográficas mesmo quando elas estão protegidas por superfícies que a luz não atravessa, como por exemplo, caixas de papelão, ou papel preto, etc..
    Atravessam grandes espessuras de materiais. A facilidade maior ou menor com que os raios X atravessam as substâncias depende do comprimento de onda dos raios X, da espessura da substância e do seu peso atômico. Os raios X de menor comprimento de onda, da ordem de 0,01 A, têm maior facilidade para penetrar nos corpos: são chamados raios X duros. Os de maior comprimento de onda, da ordem de 1A, penetram menos nos corpos: são chamados raios X moles. Atravessam com grande facilidade as substâncias de pequeno peso atômico, como por exemplo, os elementos fundamentais dos corpos orgânicos, carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. As substâncias pesadas são dificilmente atravessadas. Assim, o chumbo é usado frequentemente para barrar os raios X.
    Ionizam as moléculas dos gases por onde passam, isto é, arrancam elétrons dessas moléculas.
    Como são ondas eletromagnéticas, e, portanto, não têm carga elétrica, não são desviados por campo elétrico, nem por campo magnético.
    Os raios X são usados em medicina para radiografias e para cura de certos tumores e certas moléstias de pele.

    http://efisica.if.usp.br/moderna/raios-x/raios-x/

    BRUNA VIEIRA DA SILVA. ENFERMAGEM.

    ResponderExcluir
  4. Rafaela Beckhauser - Ciências Biológicas.

    No youtube achei um videozinho bem interessante falando sobre , o que causa a radioatividade no corpo humano. http://www.youtube.com/watch?v=70UTvgRZXws
    - Em pequenas doses, a radiação ajuda a diagnosticar e tratar doenças. Em grandes quantidades, pode alterar o sistema biológico e até matar
    - A radiação tem a capacidade de alterar a característica físico-química das células. As mais afetadas são as células com alta taxa de proliferação, como as reprodutivas e as da medula, que são mais radiossensíveis
    -Em doses extremas, é fatal: o desastre nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, o mais grave da história, matou 30 pessoas em apenas um mês e foi associado a 1.800 notificações de câncer de tireoide. O Japão atravessa agora a pior crise nuclear desde o acidente na usina soviética. O governo divulgou que pelo menos 20 pessoas foram expostas à radiação que escapou da usina Fukushima, mas não detalhou as circunstâncias ou a gravidade dos casos.
    -Chamada ionizante, a radiação emitida pelo combustível das usinas nucleares (em geral urânio ou plutônio) tem a propriedade de alterar a carga elétrica dos elementos das células humanas. A extensão dos danos à saúde depende da dose e do tempo de exposição e até da região do corpo atingida. Os pulsos, por exemplo, são mais resistentes à radiação. A medula óssea, ao contrário, é o órgão mais sensível.

    ResponderExcluir
  5. Durante toda a vida, os seres humanos estão expostos diariamente aos efeitos das radiações ionizantes. Estas radiações podem ser de origem natural ou artificial.

    As radiações ionizantes podem ser eletromagnéticas, tais como os Raios-X, utilizados nos equipamentos de radiodiagnóstico, ou gama, que é empregada em Medicina Nuclear. Algumas aplicações terapêuticas utilizam feixes de partículas como exemplo o tratamento de câncer de tireoide feito com partículas beta.

    Quando as radiações são utilizadas em baixas doses de radiação, não apresentam riscos para a saúde dos pacientes e dos operadores. Por outro lado, o aumento excessivo da dose de radiação e da energia do feixe aumenta também o risco, principalmente para pacientes pediátricos, dez vezes mais sensíveis à radiação em comparação com um paciente adulto. Pacientes pediátricos submetidos à tomografia com protocolos similares aos utilizados em adultos podem ter aumentado o risco de efeitos deletérios. Porém, é importante ressaltar que a realização de tomografia em crianças com baixas doses não compromete o diagnóstico, aumentando-se apenas o ruído da imagem, com baixos riscos.

    Em termos de riscos a saúde, não se recomenda realizar procedimentos com radiação em mulheres em período gestacional. O risco é maior para o feto no primeiro trimestre. Caso haja urgência na realização de procedimentos em mulheres grávidas, existem formas de alternativas de proteção, porém o médico radiologista deverá ser consultado antes da realização do exame.
    Não é efetivamente necessário o afastamento de trabalhadoras em período gestacional do trabalho com radiação, porém, de acordo com a norma NR 32, não é permitido a estas trabalhadoras grávidas atuarem com radiação.

    Em relação à proteção radiológica dos pacientes, as doses devem ser as mais baixas possíveis.

    http://www.unimagem-net.com.br/cbrportal/publico/?protecao-radiologica

    ResponderExcluir
  6. PRINCIPAIS TIPOS DE RADIAÇÃO E CARACTERÍSTICAS


    ALFA - 2 PROTONS E 2 NEUTRONS
    CARGA POSITIVA
    POUCA PENETRAÇÃO, FACILMENTE BLINDADA
    MAIOR PODER DE IONIZAÇÃO

    BETA - PARTÍCULA DE CARGA NEGATIVA
    MENOS PODER DE IONIZAÇÃO DO QUE O ALFA
    MAIOR PENETRAÇÃO DO QUE ALFA

    GAMA- NÃO APRESENTA CARGA ELETRICA
    COMPRIMENTO DE ONDAS É MENOS DO QUE OS RAIOS X, SENDO MAIS PENETRANTE.
    UTILIZADO NA ÁREA INDUSTRIAL

    INFRAVERMELHO - TIPO DE ONDA ELETROMAGNÉTICA INVISÍVEL
    TRATAMENTO DE DOENÇA DE PELE E MÚSCULOS
    UTILIZADA NA ASTRONOMIA PARA VISUALIZAÇÃO DE ESTRELAS.

    ULTRAVIOLETA - PRODUZIDA POR DESCARGAS ELÉTRICAS.
    APLICADAS EM LÂMPADAS GERMICIDAS, DOENÇAS DE PELE E ENRIQUECIMENTO COM VITAMINA D.

    RAIOS X- CAPAZES DE ATRAVESSAR O CORPO HUMANO.
    UTILIZADOS EM DIAGNÓSTICOS E TERAPIAS.


    PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS DOS RAIOS

    CAUSAM FLUORÊNCIA EM CERTOS GASES.
    POR CAUSA DO SEU COMPRIMENTO DE ONDAS EXTREMAMENTE CURTO, ELES SÃO CAPAZES DE PENETRAS MATERIAS.
    ASSIM COMO A LUZ, PODEM PRODUZIR IMAGEM EM UM FILME FOTOGRÁFICO.
    É UM TIPO DE RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA.
    PROVOCAM QUEIMADURA NA PELE HUMANA QUANDO ESTA É EXPOSTA A ALTAS DOSES.
    COMO SÃO GERADOS OS RAIOS X


    QUANDO ELETRONS DE ALTA VELOCIDADE SE CHOCOAM COM O POLO POSITIVO DA AMPOLA DE RAIOS X(ANODO), TRANSFORMANDO PARTE DE SUA ENERGIA CINÉTICA EM ENERGIA ELETROMAGNÉTICAS. ISTO OCORRE QUANDO APLICAMOS UMA DIFERENÇA DE POTENCIAL ENTRE O FILAMENTO NEGATIVO QUE É O CATODO EM UM ANTEPARO OU ALVO POSITIVO(ANODO), OS ELETRONS SÃO REPELIDOS DO FILAMENTO E ATRAÍDOS PARA O ALVO ONDE OCORRE SUA DESACELERAÇÃO BRUSCA. QUANDO ESSES ELETRONS SÃO DESACELERADOS HAVERÁ PRODUÇÃO DE RAIOS X E CALOR. A PRODUÇÃO DE CALOR É PREDOMINANTE, REPRESENTANDO 99% DA ENERGIA CINÉTICA DOS ELETRONS E APENAS 1% RAIOS X.

    http://tecnica-radiologica.blogspot.com.br/2009/07/fisica-da-radiologia.html

    Aluna: Karla Suellen da Silva
    Curso: Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  7. Radiação - Raio x

    A diferença fundamental entre raios X e as emissões radioativas é que os raios X são radiações eletromagnéticas geradas na camada eletrônica. Em consequência do frenesi causado pelos raios X, cientistas passaram a investigar esse fenômeno, o que acabou por trazer outras importantes contribuições, uma delas foi a descoberta da radiação.

    Com base em estudos, verificou-se que a radioatividade é um fenômeno natural, no qual certos átomos, denominados instáveis ou radioativos, decompõem-se espontaneamente. Essa decomposição decorre da relação entre o número de nêutrons e prótons presentes no núcleo do átomo e acaba levando à formação de átomos menores ou partículas subatômicas, além de liberar grande quantidade de energia.

    Na área de medicina nuclear, radioisótopos são empregados em diagnósticos e terapias. Como exemplo de uso em diagnóstico, na agricultura, traçadores radioativos permitem estudar o crescimento de plantas e o comportamento de insetos. Além disso, a irradiação é uma técnica de conservação de produtos agrícolas, como batata,
    cebola, alho e feijão. Na indústria, a aplicação mais comum de radioisótopos é a radiografia de peças metálicas ou gamagrafia industrial. Essa técnica é usada no controle de qualidade de peças produzidas e em inspeções periódicas em aviões. Outra aplicação industrial consiste na esterilização de material hospitalar, como seringas, luvas cirúrgicas, gaze e material farmacêutico descartável.Na arqueologia, uma aplicação importante de radioisótopos é a técnica de datação por carbono-14 de fósseis e artefatos históricos.

    Referências:
    http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_radiacoes_riscos_e_beneficios.pdf

    http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/historia.pdf

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Fisica Moderna - surgiu começo do século 20, dia 15/11/1895 que foi quando Wilhelm descobriu o raio x..
    Radiação e Partículas: Exames de imagem / Radioterapia
    (Relação de situações que envolvem o átomo, que é a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico. Ele apresenta um núcleo com carga positiva que apresenta quase toda sua massa (mais que 99,9%) e elétrons determinando o seu tamanho.
    Raios Catódicos, princípios do Raio X..
    Os raios X têm numerosas aplicações práticas muito importantes. Na medicina aplicam-se para diagnosticar doenças. Os raios X são amplamente aplicados na investigação científica.Devido ao quadro de difração, que nos é dado pelos raios X quando atravessam cristais, é possível verificar a ordem de disposição dos átomos no espaço-estrutura dos cristais.
    Fotons: Partículas de luz, é o que pode fazer os elétrons saltarem..
    Radiação:
    *Mecânica que é o som (estilo sonoro) e a aplicado na medicina.
    *Ondas eletromagnéticas (Radio frequencia, infravermelho, luz visivel, ultravioleta, microondas, raio x, raios y.
    Alta frequência, espectro de energia...
    Ultravioleta pode entrar na pele e alterar a epiderme, o raio x também pode entrar na pele, mais pra causar algum dano, teria que ser muito frequente, com varias vezes..
    Cósmica são radiações de alta frequência e temos como exemplo, as estrelas.
    Radiação Ionizante:
    É o transporte de energia de um ponto a outro do espaço, por meio de um campo periódico ou por partículas sub-atômicas. Ex: gama, raio x, ultravioleta.
    Radiação não ionizante:
    São as que produzem ionizações, pois não possuem energia capaz de produzir emissão de eletrons de atomos ou moléculas com quais interagem.
    Os nucleos dos atomos são estáveis e com excesso de energia, que é emitida em forma de matéria, e em formas de ondas eletromagnéticas..
    radiação alfa: é positiva, sendo constituída de dois prótons e dois nêutrons..
    radiação beta: é uma forma de radiação ionizante emitida por certos tipos de núcleos radiativos.
    Raio gama:é um tipo de radiação eletromagnética de alta frequência que é produzida por elementos radioativos que se desintegram. Em razão da enorme energia, os raios possuem um tipo de radiação ionizante com capacidade de penetrar profundamente na matéria, mais profundo até que a radiação alfa e beta.
    Tomografia: é linear computadorizada ou seja é uma técnica assistida por computador, em que dados de diferentes perfis são combinados e calculados para formar imagens "em fatias" dos objetos analisados..
    Ressonância Magnética: é um exame para diagnóstico por imagem que retrata imagens de alta definição dos órgãos através da utilização de campo magnético.
    Ressonância Nuclear: A ressonância magnética nuclear é uma técnica de diagnóstico que utiliza um campo magnético para produzir imagens das estruturas localizadas no interior do corpo
    Elas se baseiam no registro da localização espacial da densidade de núcleos atômicos existente..
    Cintilografia: é um método de diagnóstico que utiliza substâncias radioativas e um aparelho capaz de medir sua presença nos diferentes órgãos do corpo humano.
    Medicina Nuclear:
    A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que utiliza técnicas seguras e indolores para formar imagens do corpo e tratar doenças.
    A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais.

    OBS: Foi a aula que eu mais gostei, me indetifiquei com a biofísica ontem!
    Referencias:
    http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/4739/o-que-e-ressonancia-magnetica#ixzz2XRYIv7nl
    http://www.incor.usp.br/spdweb/cursos/downloads/RX_principios.pdf
    http://www.if.ufrj.br/~dore/FisRad/FisRad1.pdf
    http://www.prorad.com.br/cursos/Cursos/rni.pdf
    http://www.brasilescola.com/quimica/raios-gama.htm

    Gabriela Marcon Nunes
    Ciencias Biologicas

    ResponderExcluir
  10. RADIAÇÃO

    Radiação significa a propagação de energia de um ponto a outro no espaço ou em um meio material, com uma certa velocidade.
    A energia radiante apresenta-se na forma de ondas eletromagnéticas, assim como as ondas de rádio, as microondas, a luz visível, a radiação ultravioleta (UV), os raios X e os raios gama. Essas formas de energia radiante estão classificadas por ordem de comprimento de onda (ou de frequência) constituindo o espectro eletromagnético.

    RAIO X
    São produzidos devido ao choque dos elétrons contra uma placa metálica (anodo).

    TOMOGRAFIA
    Pode ser explicado como se fosse cortes em partes,como se fosse vários raio x de vários pontos.Ele vai rodando o paciente, e é montado no computador vários raio x de cada parte do corpo.

    ALUNA:Gislane tereza de oliveira
    Caderno e site:
    http://penta3.ufrgs.br/CESTA/fisica/calor/radiacao.html

    ResponderExcluir
  11. A radiação pode ser caracterizada como ionizante e não-ionizante, sendo a principal diferença entre elas a energia e portanto a freqüência ou o comprimento de onda.
    A radiação não-ionizante (parte da eletromagnética) é caracterizada por não possuir energia suficiente para arrancar elétrons dos átomos do meio por onde está se deslocando, mas tem o poder de quebrar moléculas e ligações químicas. Dessa radiação fazem parte os tipos: radiofreqüência, infravermelho e luz visível.

    A radiação ionizante é definida como aquela que tem energia suficiente para interagir com os átomos neutros do meio por onde ela se propaga. Em outras palavras: essa radiação tem energia para arrancar pelo menos um elétron de um dos níveis de energia de um átomo do meio, por onde ela está se deslocando. Assim esse átomo deixa de ser neutro e passa a ter uma carga positiva, devido ao fato de que o número de prótons se torna maior que o de elétrons. O átomo neutro se torna um íon positivo.
    A radiação ionizante pode ser classificada em dois grupos: aquela que tem carga elétrica associada e a neutra. Alguns tipos de radiação corpuscular como partículas alfa e beta, elétrons e prótons possuem carga, assim se referem ao primeiro grupo, já o nêutron é uma partícula sem carga e por este motivo se enquadra no segundo. Alguns tipos de radiação eletromagnética também são ionizantes, como os raios UV, X e gama, mas como não possuem carga também fazem parte da segunda categoria.
    Referencias:
    http://ciencia.hsw.uol.com.br/radiacao3.htm
    Anotações em sala;
    Lara das Neves Heerdt
    Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  12. Durante toda a vida, os seres humanos estão expostos diariamente aos efeitos das radiações ionizantes. Estas radiações podem ser de origem natural ou artificial.
    Quanto à proteção radiológica, pouco podemos fazer para reduzir os efeitos das radiações de origem natural. No entanto, no que diz respeito às fontes artificiais, todo esforço deve ser direcionado a fim de controlar seus efeitos nocivos. É neste aspecto, que a proteção radiológica pode ter um papel importante.
    Pode-se observar que a maior contribuição deve-se às irradiações médicas e, dentro desta categoria, o radiodiagnóstico é o que possui a maior porcentagem. Devido à esta constatação, todo esforço deve ser direcionado no sentido de controlar e reduzir estes valores, o que pode ser atingido através da aplicação efetiva dos preceitos de proteção radiológica.
    Justificação da prática
    Nenhuma prática deve ser autorizada a menos que produza suficiente benefício para o indivíduo exposto ou para a sociedade.
    A exposição médica deve resultar em um benefício real para a saúde do indivíduo e/ou para a sociedade.
    Deve-se considerar a eficácia, os benefícios e riscos de técnicas alternativas disponíveis com o mesmo objetivo, mas que envolvam menos ou nenhuma exposição a radiações ionizantes.
    Otimização da proteção radiológica
    O princípio da otimização implica em que as exposições devem manter o nível de radiação o mais baixo possível.
    Métodos de redução de exposição às radiações

    Os métodos descritos a seguir podem ser adotados visando a redução de exposição as radiações.
    - Tempo, blindagem e distância;
    - Hábitos de trabalho;
    - Sinalização;
    - Monitoração.

    Tempo, blindagem e distância:
    A redução do tempo de exposição ao mínimo necessário, para uma determinada técnica de exames, é a maneira mais prática para se reduzir a exposição à radiação ionizante e quanto mais distante da fonte de radiação, menor a intensidade do feixe.

    Ariana dos Santos Lima
    Ciências Biológicas
    Referências: http://www.tecnologiaradiologica.com/materia_princ_prot_radiol.htm

    ResponderExcluir
  13. ÁTOMO
    O átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química.
    O estudo do átomo se iniciou na Grécia antiga com o filósofo Leucipo e seu discípulo Demócrito: para eles, o átomo era o menor componente de toda a matéria existente. Sendo, então, impossível dividí-lo em partes menores.

    Ao desenrolar da história, diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto a sua forma, dando origem a diversas teorias sobre sua constituição física. Surgiram, então, os modelos atômicos.

    Modelos Atômicos
    Modelo de Dalton (bola de bilhar) – 1803
    Para John Dalton, a teoria de Leucipo e Demócrito era bastante coerente. Segundo este modelo, os átomos eram as menores partículas possíveis, assumiam formas esféricas e possuíam massa semelhante caso fossem correspondentes ao mesmo elemento químico.

    Modelo de Thomson (pudim de passas) – 1897
    Através da descoberta do elétron (partícula constituinte do átomo com carga elétrica negativa), o modelo de Dalton ficou defasado. Assim, com os estudos de Thomson, um novo modelo foi idealizado.

    De acordo com este novo modelo, o átomo era uma esfera maciça de carga elétrica positiva incrustada com elétrons. Tornando-se assim eletricamente neutro.

    Modelo de Rutherford-Bohr (sistema planetário) – 1908/1910
    Rutherford ao bombardear partículas alfa sobre uma lâmina de ouro percebeu que a maioria atravessava a lâmina. Enquanto que uma menor parte sofria pequeno desvio, e uma parte ínfima sofria grande desvio contrário à trajetória.

    A partir desse experimento, foi possível perceber que os átomos não eram maciços como se pensava, mas dotados de grande espaço vazio. Assim como, que eram constituídos por um núcleo carregado positivamente e uma nuvem eletrônica carregada negativamente. Essa nuvem eletrônica era composta por elétrons que giravam em órbitas elípticas ao redor do núcleo (assim como os planetas ao redor do sol).

    Também constatou-se que a maior parte da massa de um átomo se concentra no núcleo (que rebatia as partículas alfa no sentido contrário do bombardeio).

    http://www.infoescola.com/quimica/atomo/

    ciências biológicas
    Daiana torquato

    ResponderExcluir
  14. Um elemento químico pode emitir de forma espontânea uma radiação e se transforma em um novo elemento químico denominado de trasmutação natural. Os danos que a radioatividade pode causar à saúde humana
    justificam as rigorosas normas de segurança adotadas nas atividades que usam a energia nuclear. Mas muitas pessoas podem estar sendo expostas, sem saber, a níveis elevados de radiação, por causa do acúmulo de elementos radioativos em resíduos de processos industriais.Inúmeros países, inclusive o Brasil, realizam estudos sobre esse problema, visando reduzir ou eliminar os aumentos da radioatividade natural causados pelas tecnologias criadas pelo homem.
    http://lief.if.ufrgs.br/~jader/radiacoes.pdf
    http://www.ufpel.edu.br/faem/agrometeorologia/RADSOL.pdf
    Aluna: Judy Muradás
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Radiação

    A transmissão de energia através do espaço é chamada radiação. Este processo de transmissão do calor não depende da presença de um meio material, podendo ocorrer através do vácuo. A energia solar, por exemplo, chega até nós dessa forma.A energia transmitida deste modo é denominada energia radiante e apresenta-se na forma de ondas eletromagnéticas, assim como as ondas de rádio, as microondas, a luz visível, a radiação ultravioleta (UV), os raios X e os raios gama. Essas formas de energia radiante estão classificadas por ordem de comprimento de onda (ou de frequência) constituindo o espectro eletromagnético.A transferência de calor por radiação geralmente envolve a faixa do espectro conhecida por infravermelho (IV). Qualquer objeto libera energia radiante. Objetos a uma maior temperatura liberam mais energia radiante que objetos a uma menor temperatura.

    Alice Nunes Carvalho
    Ciências Biológicas

    http://penta3.ufrgs.br/CESTA/fisica/calor/radiacao.html

    ResponderExcluir
  17. EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO.

    As moléculas biológicas são constituídas principalmente por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio e elétrons provavelmente serão arrancados destes elementos no caso de irradiação. Para que ocorra a ionização do material biológico, a energia liberada pela radiação deve ser superior à energia de ligação dos elétrons ligados aos átomos destes elementos. A energia liberada pela radiação pode produzir também excitação dos átomos e quebra de moléculas e, como conseqüência, formação de íons e radicais livres altamente reativos, que podem atacar moléculas de grande importância (como o DNA) do núcleo da célula, causando-lhe danos.O efeito das radiações ionizantes em um indivíduo depende basicamente da dose absorvida (alta/baixa), da taxa de exposição (crônica/aguda) e da forma da exposição (corpo inteiro/localizada). Existem efeitos biológicos da radiação que se manifestam a curto e a longo prazo.

    REFERÊNCIAS:
    http://ensinodefisicamedica.blogspot.com.br/2011/02/efeitos-biologicos.html

    ALUNA: SABRINA SILVÉRIO CAMILO
    CURSO: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  18. O átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química.
    O estudo do átomo se iniciou na Grécia antigacom o filósofo Leucipo e seu discípulo Demócrito: para eles, o átomo era o menor componente de toda a matéria existente. Sendo, então, impossível dividí-lo em partes menores.Ao desenrolar da história, diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto a sua forma, dando origem a diversas teorias sobre sua constituição física. Surgiram, então, os modelos atômicos.

    Modelos Atômicos:

    * Modelo de Dalton (bola de bilhar) – 1803

    * Modelo de Thomson (pudim de passas) – 1897

    * Modelo de Rutherford-Bohr (sistema planetário) – 1908/1910

    Estrutura de um Átomo:

    • Elétrons –

    • Prótons

    • Nêutrons

    Referencias: http://www.algosobre.com.br/fisica/atomo.html (acesso em 23/07/2010)

    http://www.infoescola.com/quimica/atomo/

    ResponderExcluir
  19. Radiação:
    É o trasnporte de energia de um ponto a outro do espaço, por meio de um campo periodico ou por particulas sub-atômicas.
    Radiação Ionizante:
    É aquela capaz de arrancar elétrons de átomos ou moléculas, produzindo íons.
    Efeitos nos tecidos: A radiação ionizante produz elétros livres e ions positivos, resultando na quebra de moléculas, forma-se então radicais livres, isto é átomos ou moléculas com elétrons desemparelhados em suas camadas externas, fortemente reativos. Estas moleculas podem pertencer as partes vitais da celula, como o DNA
    Raio-X:
    Radiação eletromagnetica emitida pela camada eletrônica, ou produzida pelo impacto de elétrons energéticos sobre um alvo.

    Referência:
    http://www.if.ufrj.br/~dore/FisRad/FisRad1.pdf

    Aluna: Monica Machado Biehl
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  20. A transmissão de energia através do espaço é chamada radiação. Este processo de transmissão do calor não depende da presença de um meio material, podendo ocorrer através do vácuo. A energia solar, por exemplo, chega até nós dessa forma.A energia transmitida deste modo é denominada energia radiante e apresenta-se na forma de ondas eletromagnéticas, assim como as ondas de rádio, as microondas, a luz visível, a radiação ultravioleta (UV), os raios X e os raios gama. Essas formas de energia radiante estão classificadas por ordem de comprimento de onda (ou de frequência) constituindo o espectro eletromagnético.A transferência de calor por radiação geralmente envolve a faixa do espectro conhecida por infravermelho (IV). Qualquer objeto libera energia radiante. Objetos a uma maior temperatura liberam mais energia radiante que objetos a uma menor temperatura.
    Durante toda a vida, os seres humanos estão expostos diariamente aos efeitos das radiações ionizantes. Estas radiações podem ser de origem natural ou artificial.
    Quanto à proteção radiológica, pouco podemos fazer para reduzir os efeitos das radiações de origem natural. No entanto, no que diz respeito às fontes artificiais, todo esforço deve ser direcionado a fim de controlar seus efeitos nocivos. É neste aspecto, que a proteção radiológica pode ter um papel importante.
    Pode-se observar que a maior contribuição deve-se às irradiações médicas e, dentro desta categoria, o radiodiagnóstico é o que possui a maior porcentagem. Devido à esta constatação, todo esforço deve ser direcionado no sentido de controlar e reduzir estes valores, o que pode ser atingido através da aplicação efetiva dos preceitos de proteção radiológica.


    Referências: http://www.unimagem-net.com.br/cbrportal/publico/?protecao-radiologica
    http://www.tecnologiaradiologica.com/materia_princ_prot_radiol.htm

    Tânia Mathias
    Fisioterapia

    ResponderExcluir
  21. RADIAÇÃO IONIZANTE

    Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga elétrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem como aparelhos de Raio X para meios diagnósticos. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.
    As radiações electromagnéticas mais comum e utilizadas no nosso dia-a-dia são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga elétrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa. Dependendo da quantidade de energia, uma radiação pode ser descrita como não ionizante ou ionizante.
    Radiações não ionizante possuem relativamente baixa energia. De fato, radiações não ionizantes estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns de radiações não ionizantes. Sem radiações não ionizantes, nós não poderíamos apreciar um programa de TV em nossos lares ou cozinhar em nosso forno de microondas.
    Altos níveis de energia, radiações ionizantes, são originadas do núcleo de átomos, podem alterar o estado físico de um átomo e causar a perda de elétrons, tornando-os eletricamente carregados. Este processo chama-se "ionização". Este método é utilizado em aparelhos de Raio X, equipamentos de hemodinâmica, etc. para definir diagnósticos ou ate mesmo para tratamento como é o caso da angioplastia transluminal percutânea para conseguir identificar lesões, radioterapia (radiação gama, raios X ou feixes de elétrons) para o tratamento de tumores, eliminando células cancerígenas e impedindo o seu crescimento. O tratamento consiste na aplicação programada de doses elevadas de radiação, com a finalidade de atingir as células cancerígenas.

    http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/radiacao.html
    http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/rad_ion.pdf

    Curso: Enfermagem
    Academica: Vanessa Brasil Medeiros

    ResponderExcluir
  22. RADIAÇÃO ALFA

    Os raios Alfa têm uma carga elétrica positiva. Consistem em dois prótons e dois nêutrons, e são idênticos aos núcleos dos átomos de hélio. Os raios alfa são emitidos com alta energia, mas perdem rapidamente essa energia quando passam através da matéria. Uma ou duas folhas de papel podem deter os raios alfa. Quando um núcleo emite uma partícula alfa, perde dois prótons e dois nêutrons. Por exemplo, a radiação alfa ocorre no U238um isótopo do urânio que tem 92 prótons e 146 nêutrons. Após a perda de uma partícula alfa, o núcleo tem 90 prótons e 144 nêutrons. O átomo com número atômico 90 não é mais o urânio, mas o tório. o isótopo formado é o 12Th234!

    RADIAÇÃO BETA

    Alguns núcleos radioativos emitem elétrons comuns, que tem a carga elétrica negativa. Há os que emitem pósitrons, que são elétrons positivamente carregados. As partículas beta se propagam com velocidade quase igual à da luz. Alguns podem penetrar mais de 1 cm de madeira. Quando um núcleo emite uma partícula beta, também emite um neutrino. Um neutrino não tem carga elétrica e quase não tem massa. Na radiação de partículas beta negativas, um nêutron no núcleo transforma-se em um próton, um elétron negativo e um neutrino. O elétron e o neutrino são emitidos no instante em que se formam, e o próton permanece no núcleo. Isto significa que o núcleo passa a conter mais um próton e menos um nêutron. Por exemplo, um isótopo de carbono, o 6C14, emite elétrons negativos. O C14, tem oito nêutrons e seis prótons. Quando se desintegra, um nêutron se transforma em um próton, um elétron e um neutrino. Após a emissão do elétron e do neutrino, o núcleo contém sete prótons e sete nêutrons. Seu número de massa permanece o mesmo, mas seu número atômico aumenta de um. O elemento com número atômico sete é o nitrogênio. Assim, o 6C14 transforma-se no 7N14 após a emissão de uma partícula beta negativa.

    RADIAÇÃO GAMA

    Os Raios Gama não têm carga elétrica. São semelhantes ao raio-X, mas normalmente tem um comprimento de onda mais curto. Esses raios são fótons (partículas de radiação eletromagnética) e se propagam com a velocidade da luz. São muito mais penetrantes do que as partículas alfa e beta. A radiação gama pode ocorrer de diversas maneiras. Em um processo, a partícula alfa ou beta emitida por um núcleo não transporta toda a energia disponível. Depois da emissão, o núcleo tem mais energia do que em seu estado mais estável. Ele se livra do excesso emitindo raios gama. Nenhuma transmutação se verifica pelos raios gama.

    http://www.ced.ufsc.br/men5185/trabalhos/A2005_outros/34_gamagrafia/tipos_de_radiacao.htm

    Lucas de Figueredo Alberton
    Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Os raios X são radiações eletromagnéticas geradas na camada eletrônica.
    Os raios X representam transições eletrônicas envolvendo os primeiros
    níveis da camada eletrônica, em geral os níveis K e L, sendo, portanto, transições mais energéticas do que as transições eletrônicas mais comuns. Eles podem ser gerados quando elétrons são acelerados e direcionados a um alvo metálico, arrancando elétrons das camadas eletrônicas dos elementos constituintes desse alvo ou quando raios gama são absorvidos por elétrons da eletrosfera de um elemento qualquer. Ambos os processos tem como consequência elétrons sendo expelidos e gerando uma lacuna na sua camada eletrônica. os raios X foram incorporados ao cotidiano popular em aplicações das mais diversas, como o uso em sapatarias, para se ver a acomodação dos ossos dos pés em sapatos novos. Todavia, em pouco tempo foram descobertos os riscos de uma exposição excessiva aos raios X e, por exemplo, muitos dentistas perderam dedos pela simples prática de segurar os filmes dentro das bocas dos pacientes Em consequência do frenesi causado pelos raios X, outros cientistas passaram a investigar esse fenômeno, o que acabou por trazer outras importantes contribuições. A observação de que certos sais de urânio geravam emissões que impressionavam filmes fotográficos, mesmo não tendo sido expostos previamente à luz, levou Becquerel a descobrir um novo tipo de raios penetrantes, os quais foram denominados emissões radioativas ou radioatividade.

    http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_radiacoes_riscos_e_beneficios.pdf

    ResponderExcluir
  25. Radiação

    Radiação é aquilo que irradia/emite luz de algum lugar. Na física, significa partículas e campos que transmitem luz no espaço, com ou sem matéria. Temos três tipos de radiação, a mecânica, eletromagnética e a corpusculares. Tanto a eletromagnética quanto a corpuscular, quando tem energia suficiente chegam a atravessar a matéria, removendo elétrons dos átomos e moléculas, fazendo com que modifique seu papel química. Como resultado, pode ocorrer mutações genéticas e modificação nas células. Essa ação distribuidora das células podem ser usado em tratamento de tumores.

    Síndrome Aguda da Radiação - SAR

    A Síndrome Aguda da Radiação (SAR), é provocada pela exposição a radiação, durante um certo tempo que pode ser de minutos a meses. Os efeitos da radiação dependem de vários fatores, como: tempo de radiação, a forma de exposição, por corpo inteiro ou localizada, e o tanto de radiação que é absorvido. A SAR pode se dividir em hematopoéticos, gastrointestinais e neurológica.
    Com a elevada quantidade de exposição de radiação estão: alteração na pele, alopecia (queda de cabelo). O diagnostico é feito através do histórico de exposição á significativa quantidade de radiação compatíveis com a síndrome. O tratamento é feito com antibióticos e transplantes de células - tronco hematopoéticas.

    REFERÊNCIAS:
    http://www.fsc.ufsc.br/~canzian/intrort/radiacao.html
    http://www.infoescola.com/doencas/sindrome-aguda-das-radiacoes/
    http://www1.univap.br/spilling/BIOF/BIOF_07_Radiacao%20e%20ModAtomicos.pdf

    Aluna: Luana Teixeira da Silva
    Curso: Fisioterapia




































    ResponderExcluir
  26. Radioterapia
    Radioterapia é um tratamento clínico usado para combater o câncer através de radiações ionizantes. As doses de radiação e o tempo de aplicação necessária para combater as células cancerosas é calculado de acordo com o tipo e o tamanho do tumor, uso dessa radiação impede que essas células se multipliquem através da divisão celular.
    Na radioterápia existem algumas modalidades de tratamento:
    -neoadjuvante: que diminui o tamanho do tumor para facilitar a cirurgia e também impedir que o paciente perca algum membro do corpo;
    -adjuvante: é quando a radioterapia é associada a quimioterapia ou a cirurgia;
    -curatia: é quanto a radioterapia é o principal tratamento de combate ao câncer, mas pode ser associada a quimioterapia em alguns casos;
    -paliativa: tem a função de melhorar a qualidade de vida do paciente, aliviando a dor, reduzindo o sangramento e outros sintomas.
    CURIOSIDADES
    Um estudo realizado nos EUA mostrou que uma substância presente na soja a ISOFLAVONAS aumenta a eficácia da radioterapia em matar células cancerosas no pulmão, o estudo relata que além de melhorar o poder da radioterapia contra o tumor as isoflavonas protegem as células saudáveis contra os efeitos da radiação. Esse estudo foi publicado na revista ciêntifica da Associação Internacional para o Estudo do Cãncer de Pulmão.

    http://www.accamargo.org.br/servicos-especializados/radioterapia/14?gclid=CIjX1oOuirgCFezm7AodIE0Aug
    http://omundodaradioterapia.blogs.sapo.pt/328.html
    http://sobralcuriosidades.blogspot.com.br/2011/04/soja-melhora-efeitos-da-radioterapia.html

    Fisioterapia
    Lais Bruna



    ResponderExcluir
  27. A radiologia geral de diagnóstico foi a primeira técnica de diagnóstico por imagem e continua sendo hoje uma das mais importantes modalidades. Suas principais aplicações são em traumatologia e ortopedia (obtenção de imagens do crânio e do sistema esquelético) e estudo dos órgãos respiratórios. Outras modalidades de raios-X são utilizadas em cardiologia (angiografia), urologia, dosimetria óssea (medida da densidade óssea), mielografia (imagens da medula óssea) e neuroradiologia.
    O raio-X é radiação eletromagnética (freqüência de 1017 a 1021 Hz) composta por fótons de alta energia. Nos tubos de raios-X dedicados à radiografia de diagnóstico, esta radiação é produzida quando um feixe de elétrons de alta energia cinética (acelerados por uma grande diferença de potencial – entre 25 e 150 kV) é colimado em um pequeno ponto focal metálico. A rápida desaceleração destes elétrons ao colidir com o alvo metálico produz uma grande quantidade de calor e uma pequena parte da energia (1%) é convertida em um espectro contínuo de raios-X chamada radiação Bremsstrahlung. Os elétrons são irradiados (emissão termiônica) pelo aquecimento de um filamento de
    tungstênio (W) em um eletrodo carregado negativamente (catodo). Desta forma, os elétrons livres são atraídos pelo alvo metálico carregado positivamente (anodo). A ilustração abaixo sintetiza esquematicamente o processo de geração dos raios-X. Também é possível que os elétrons incidentes ionizem átomos no anodo metálico,criando lacunas nas camadas mais internas (maior probabilidade de camadas K e L). Estas lacunas são rapidamente preenchidas por transições de elétrons de outras camadas, gerando uma emissão de radiação dependente do material do anodo, chamada
    de radiação característica. O raio-X é uma radiação ionizante. Isto significa que a sua exposição, acima de determinada dose, é considerada um forte fator cancerígeno. Portanto, deve ser aplicado
    apenas na área de interesse, evitando exposição desnecessária ao paciente e ao operador. À exceção de certos tipos de aparelhos, como os de raios-X odontológico e aparelhos portáteis onde os três componentes são guardados de maneira compacta, a maioria tem o
    tubo de raios-X e o gerador de alta tensão (responsável pela alimentação do tubo de raios-X) localizados na sala de exame e o painel de controle numa sala contígua ou protegido por uma parede ou barreira de absorção, normalmente de vidro plumbífero. Algumas instalações possuem o gerador nas salas de exame sob um teto falso.

    http://web.unipar.br/~berg/UNIPAR/Biomedicina/IMAGEM%20DIAGNOSTICO%20-%20IMAGENOLOGIA/1%20Bimestre/ANATOMIA%20-%20CABE%C7A/Equipamento%20de%20Raios-X.pdf

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. RADIAÇÃO:

    As radiações dividem-se em:

    - Radiação alfa: Constituídas por dois prótons e dois nêutrons, composta por átomos de hélio;

    - Radiação beta: Elétrons positivos e negativos;

    - Radiação Gama: São ondas eletromagnéticas com carga e massa nulas.

    Velocidade das radiações:

    - Partícula beta: corresponde a 95% da velocidade da luz;

    - Partícula Alfa: Possui velocidade de 20000 Km|s;

    - Partícula Gama: Possui velocidade das ondas eletromagnéticas de 300000 Km|s

    Radiações quando emitidas sobre um organismo:

    - Alfa: encosta na pele

    - Beta: penetra na pele;

    - Gama: atravessa o corpo.

    http://www.brasilescola.com/quimica/radiacoes-alfa-beta-gama.htm

    Aluna: Taís dos Passos de Moraes

    Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simulação:

      http://phet.colorado.edu/en/simulation/concentration

      Com esta ferramenta de aprendizado é possível obter várias soluções com a mistura de concentrações.Pode-se aumentar e diminuir o volume da experiência, observar diferentes cores e concentrações.

      Na educação esta simulação pode ser realizada com os educandos em sala de aula, mas com substâncias mais simples. Assim o aluno percebe que é possível obter novas substâncias químicas através de combinações das pré-existentes.

      Outra questão que pode ser abordada é a produção de gases poluentes pelo homem através da tecnologia, combustão realizada pelos automóveis, industrias, siderurgicas e outras. E claro, os danos que estes gases "substâncias combinadas pelos homens" podem causar a saude.

      Taís dos Passos de Moraes
      Ciências Biológicas.


      Excluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. RAIOS COSMICOS

    Raios cósmicos são partículas extremamente penetrantes, dotadas de alta energia, que se deslocam a velocidades próximas à da luz no espaço sideral. Portanto, raios cósmicos não são raios, mas partículas. Essas partículas, ao chegarem à Terra, colidem com os núcleos dos átomos da atmosfera, a cerca de 10 mil metros acima da superfície do planeta, e dão origem a outras partículas, formando uma “chuva” de partículas com menos energia, os chamados raios cósmicos secundários. O número de partículas que chegam ao nível do mar, em média, é de uma partícula por segundo em cada centímetro quadrado. Os raios cósmicos secundários são inofensivos à vida na Terra, mas os raios cósmicos primários são perigosos para os astronautas no espaço.

    IONIZANTES
    energia suficiente para arrancar elétron do
    C, N, H, O (raio X, γ, partículas α e β)
    NÃO IONIZANTES
    radiações eletromagnéticas de freqüência
    igual ou inferior a da UV

    TIPOS DE DANOS RADIOBIOLÓGICOS EM MAMÍFEROS
    MOLECULAR danos em macromoléculas; enzimas; RNA e DNA;interferência no processo metabólico
    SUBCELULAR danos na membrana celular; núcleo; cromossomos; mitocôndrias; lisossomos
    CELULAR inibição da divisão celular; morte celular;
    transformação para o estado maligno
    TECIDO E ORGAO falência ou danos severos à MO, SGI, SNC,
    ORGAO podendo levar o indivíduo à morte; indução de câncer organismo morte; diminuição do tempo de vida
    POPULACAO alterações nas características genéticas e mutações
    cromossômicas

    Ohana Andrade
    Fisioterapia
    http://www.ilea.ufrgs.br/radioisotopos/11.pdf
    http://sobralcuriosidades.blogspot.com.br/2011/04/soja-melhora-efeitos-da-radioterapia.html
    http://www.astro.iag.usp.br/~ronaldo/intrcosm/Notas/CMBR.pdf

    ResponderExcluir
  32. raio X
    Raios X são produzidos todas as vezes que elétrons encontram um obstáculo. Na experiência de Roentgen, êles eram produzidos quando os elétrons encontravam a parede do tubo. Há dois tipos de tubos de raios X em uso
    A produção dos raios X é explicada do seguinte modo: os elétrons emitidos pelo catodo são fortemente atraídos pelo anodo, e chegam a êste com grande energia cinética. Chocando-se com o anodo, êles perdem a energia cinética, e cedem energia aos elétrons que estão nos átomos do anodo. Êstes elétrons são então acelerados. E acelerados, emitem ondas eletromagnéticas que são os raios X. Já tínhamos visto, que os raios X são ondas eletromagnéticas de comprimento de onda muito pequeno.
    Os raios X são usados em medicina para radiografias e para cura de certos tumores e certas moléstias de pele.
    Ionizam as moléculas dos gases por onde passam, isto é, arrancam elétrons dessas moléculas.
    Propagam-se em linha reta, com velocidade igual à da luz.
    E entre outros

    http://efisica.if.usp.br/moderna/raios-x/raios-x/

    Robson Preuss (Fisioterapia)

    ResponderExcluir
  33. Proteção Rdiológica
    Durante toda a vida, os seres humanos estão expostos diariamente aos efeitos das radiações ionizantes. Estas radiações podem ser de origem natural ou artificial. No setor saúde, onde a radiação ionizante encontra o seu maior emprego e como conseqüência, a maior exposição em termos de dose coletiva, é também onde mais são realizadas pesquisas no sentido de se produzir o maior benefício com o menor risco possível.
    Apesar dos esforços de alguns órgãos governamentais em difundir conhecimentos voltados para as atividades de Proteção Radiológica é ainda, de pouco domínio, mesmo entre os profissionais da área, o conhecimento a respeito dos efeitos maléficos produzidos por exposições que ultrapassam os limites permitidos. Quanto à proteção radiológica, pouco podemos fazer para reduzir os efeitos das radiações de origem natural. No entanto, no que diz respeito às fontes artificiais, todo esforço deve ser direcionado a fim de controlar seus efeitos nocivos. É neste aspecto, que a proteção radiológica pode ter um papel importante.Tendo como exemplo uma das maneiras de proteção é a Blindagem, onde muitas veses usam coletes.
    Referencia: http://www.tecnologiaradiologica.com/materia_princ_prot_radiol.htm
    Aluna:Suélen Mendes
    Curso:Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  34. Quando as radiações são utilizadas em baixas doses de radiação, não apresentam riscos para a saúde dos pacientes e dos operadores. Por outro lado, o aumento excessivo da dose de radiação e da energia do feixe aumenta também o risco, principalmente para pacientes pediátricos, dez vezes mais sensíveis à radiação em comparação com um paciente adulto. Pacientes pediátricos submetidos à tomografia com protocolos similares aos utilizados em adultos podem ter aumentado o risco de efeitos deletérios. Porém, é importante ressaltar que a realização de tomografia em crianças com baixas doses não compromete o diagnóstico, aumentando-se apenas o ruído da imagem, com baixos riscos.
    A forma mais eficaz de proteção ainda é a distância da fonte emissora de radiação. Por exemplo, um equipamento de raios-X portátil, operando em UTI, considerando-se uma distância de 2,5 m do aparelho ou do paciente, equivale a um biombo de chumbo, e, portanto não é plausível que as equipes de enfermagem entrem em pânico ou corram quando são executados estes procedimentos no leito do paciente. Outra forma importante é a blindagem, seja através de aventais de chumbo ou de biombos. Fisicamente, a proteção radiológica dos trabalhadores é em função da radiação espalhada no paciente, e, portanto, a forma adequada de proteção é a utilização de colimadores para a limitação do feixe de Raios-X.
    Efeitos determinísticos decorrentes da radiação (catarata, eritema, perda de fertilidade, etc.), não são observados para os trabalhadores para esta faixa de energia utilizado no radiodiagnóstico. Efeitos estocásticos (acumulativos), tais como o câncer, são muito pouco prováveis. Respeitando-se as normas de proteção bem como os 20 mSv anuais, não são observados efeitos biológicos das radiações ao trabalhador. Estudos indicam que a incidência de câncer em trabalhadores com radiação, é a mesma de que trabalhadores que não são expostos à radiação ionizante.

    http://www.unimagem-net.com.br/cbrportal/publico/?protecao-radiologica

    Michele Toreti- Fisioterapia

    ResponderExcluir
  35. As radiações eletromagnéticas têm sempre a mesma natureza e se caracterizam pela sua energia, ou pela sua freqüência, ou pelo seu comprimento de onda, uma vez que estas três características estão relacionadas. O conjunto de todos os valores possíveis de uma destas três propriedades constitui o espectro eletromagnético. O espectro apresenta radiações de energias e frequências muito altas, e comprimentos de onda muito curtos, que vão variando e chegam a regiões de energia e freqüência muito baixas e comprimentos de onda grandes.

    Na região de altíssima energia do espectro, encontram-se os raios gama, que são usados, por exemplo, nos processos de radioterapia para tratamento de câncer. A alta energia desta luz, que não é visível, atinge e destrói o tecido dos tumores. O grande problema é que destrói também o tecido saudável, apresentando efeitos colaterais perversos.

    Ao lado dos raios gama, com valores de energia um pouco menores, estão os raios X. Depois deles, ainda em ordem decrescente de energia, encontram-se a radiação ultravioleta e a região visível do espectro, que recebeu este nome porque pode ser detectada pelo olho humano.

    Com energias menores do que a da luz visível estão as radiações infravermelhas, que aquecem nosso corpo, as microondas, utilizadas para aquecimento em fornos e também em comunicação telefônica, e as ondas de rádios e de televisão.

    Para se obter uma fonte de raios X, aplica-se uma diferença de potencial enorme, de cerca de 30 a 100 mil volts, entre dois eletrodos. Um deles, o cátodo, é um filamento metálico, geralmente de tungstênio. O outro, o ânodo, é uma placa metálica, geralmente de cobre ou molibdênio. Este sistema deve estar submetido a altíssimo vácuo.

    Um vez aplicada a diferença de potencial, o cátodo passa a emitir elétrons que são acelerados e vão em direção ao ânodo em altas velocidades. Ao atingir a placa, eles perdem velocidade e liberam uma quantidade enorme de energia. A maior parte desta energia é dissipada na forma de calor, mas parte dela é consumida em outros processos. Uma pequena fração da energia liberada na superfície do ânodo é usada para arrancar elétrons de camadas bem internas dos átomos que compõem a placa. Assim, são geradas vacâncias eletrônicas em níveis de energia muito baixos, próximos do núcleo.
    (http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_05/raiox.html)

    (http://www.youtube.com/watch?v=Y6ZlyhT5azU&list=PLgoDsi7WC2EVjSkd2CucHZDSMO6ExVuGv)

    ResponderExcluir
  36. Existem três modalidades de radiações denominadas alfa, beta e gama que podem ser separadas por um campo magnético ou por um campo elétrico:


    Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, átomos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4.

    Radiação beta (β): raios beta ou partículas beta, são elétrons, partículas negativas com carga – 1 e número de massa 0.

    Radiação Gama (γ): ou raios gama. O comprimento de onda desta radiação varia de 0,5 ? a 0,005 ? (unidade de medida: angstron). As radiações gama são ondas eletromagnéticas, e possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica.

    Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).

    Para melhor compreender a velocidade e a potência das partículas alfa, beta e gama frente à matéria, segue alguns exemplos do poder de penetração das radiações:

    - Apesar de serem bastante energéticas, as partículas alfa são facilmente barradas por uma folha de papel;

    - As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa, conseguem atravessar lâminas de chumbo de até 2 mm ou de alumínio de até 5 mm no ar, mas são barradas por uma placa de madeira de 2,5 cm de espessura;

    - As partículas gama percorrem milhares de metros no ar, são mais perigosas, quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células. Os raios gama conseguem atravessar chapas de aço de até 15 cm de espessura, mas são barradas por grossas placas de chumbo ou paredes de concreto.

    Podemos concluir que as partículas alfa possuem uma massa e carga elétrica relativamente maior que as demais, entretanto, são facilmente barradas por uma folha de papel. Já a radiação gama não é tão energética, mas é extremamente penetrante, podendo atravessar o corpo humano, é detida somente por uma parede grossa de concreto ou por algum tipo de metal

    Daniel Prado dos Santos
    Ciências biológicas

    Referências:

    http://www.brasilescola.com/quimica/radiacoes-alfa-beta-gama.htm

    ResponderExcluir
  37. A tomografia computadorizada (TC), originalmente apelidada tomografia axial, é um exame complementar de diagnóstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma secção ou "fatia" do corpo. É obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X. Seu método principal é estudar a atenuação de um feixe de raios X durante seu trajeto através de um segmento do corpo; no entanto, ela se distingue da radiologia convencional por diversos elementos.
    A TC baseia-se nos mesmos princípios que a radiografia convencional, segundo os quais tecidos com diferentes composições absorvem a radiação X de forma diferente. Ao serem atravessados por raios X, tecidos mais densos (como o fígado) ou com elementos mais pesados (como o cálcio presente nos ossos), absorvem mais radiação que tecidos menos densos (como o pulmão, que está cheio de ar).
    Assim, uma TC indica a quantidade de radiação absorvida por cada parte do corpo analisada (radiodensidade), e traduz essas variações numa escala de cinzentos, produzindo uma imagem. Cada pixel da imagem corresponde à média da absorção dos tecidos nessa zona, expresso em unidades de Hounsfield (em homenagem ao criador da primeira máquina de TC).

    Vantagens

    A principal vantagem da TC é que permite o estudo de "cortes" ou secções transversais do corpo humano vivo, ao contrário do que é dado pela radiologia convencional, que consiste na representação de todas as estruturas do corpo sobrepostas. É assim obtida uma imagem em que a percepção espacial é mais nítida. Outra vantagem consiste na maior distinção entre dois tecidos. A TC permite distinguir diferenças de densidade da ordem 0,5% entre tecidos, ao passo que na radiologia convencional este limiar situa-se nos 5%. Desta forma, é possível a detecção ou o estudo de anomalias que não seriam visualizadas em radiografias comuns, ou através de métodos invasivos, sendo assim um exame complementar de diagnóstico de grande valor.

    Desvantagens

    Uma das principais desvantagens da TC é devida ao fato de utilizar radiação X. A principal característica deste tipo de radiação é que é ionizante, ou seja, tem a capacidade de arrancar elétrons dos átomos por onde passa. Este tem um efeito negativo sobre o corpo humano, sobretudo pela capacidade de causar mutações genéticas, visível sobretudo em células que se multiplicam rapidamente. Embora o risco de se desenvolverem anomalias seja muito baixo, é de extrema importância que as exposições médicas à radiação ionizante sejam controladas de forma adequada dentro do princípio de ALARA e das normas de proteção radiológica. Este exame tem se tornado, com o passar dos anos, um dos principais métodos de diagnóstico por imagem para avaliação de estruturas anatômicas.

    Helena Aguiar Pereira - Enfermagem
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomografia_computadorizada

    ResponderExcluir
  38. EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE DURANTE A GESTAÇÃO

    As radiações ionizantes têm a capacidade de alterar as características físico-químicas das moléculas de um determinado tecido biológico. As células com alta taxa de proliferação são mais sensíveis à radiação ionizante e são encontradas em tecidos de alta atividade mitótica ou tecidos denominados de resposta rápida. A radiossensibilidade é inversamente proporcional ao grau de diferenciação celular (quanto menos diferenciada é a célula, mais radiossensível ela é) e diretamente proporcional ao número de divisões celulares necessárias para que a célula alcance a sua forma "madura". Portanto, as células humanas mais radiossensíveis são as células da epiderme, os eritroblastos, as células da medula óssea e as células imaturas dos espermatozóides. Ao contrário, células nervosas ou musculares, que não se dividem e são bem diferenciadas, são muito radiorresistentes. A morte clonogênica ou falência reprodutiva da célula está associada à resposta lenta ao reparo após irradiação dos tecidos, enquanto a suscetibilidade à morte celular por apoptose é associada aos tecidos de resposta rápida(10).

    Os efeitos biológicos decorrentes das radiações ionizantes podem ser divididos em determinísticos e estocásticos. Os efeitos determinísticos são aqueles conseqüentes à exposição a altas doses de radiação e dependem diretamente desta exposição, como a morte celular (de células malignas submetidas à radioterapia), as queimaduras de pele, a esterilidade ou a ocorrência de cataratas. Os efeitos estocásticos ou aleatórios são aqueles não aparentes e que se manifestam após meses ou anos da exposição à radiação, não permitindo estabelecer claramente uma relação de "causa e efeito". Estão relacionados a baixas doses de radiação, como aquelas decorrentes de exposições freqüentes às quais os profissionais que trabalham com radiação estão sujeitos. A probabilidade da ocorrência do efeito estocástico é proporcional à dose e os efeitos mais relevantes são a mutação e a carcinogênese(7). Ao contrário dos efeitos determinísticos, é difícil estabelecer com segurança uma relação causal entre o efeito estocástico e a exposição à radiação ionizante, em virtude da grande quantidade de variáveis envolvidas e do longo tempo de latência para o aparecimento de um câncer de origem radiogênica(11). Por este motivo, os principais estudos sobre efeitos estocásticos são aqueles realizados a partir da análise das populações submetidas a explosões nucleares, como Hiroshima e Nagasaki, ou a acidentes nucleares, como Chernobyl. Mesmo assim, é importante observar que as conclusões obtidas nesses estudos referem-se a uma população submetida à exposição aguda de alta dose de radiação ionizante e que não reflete a realidade das pequenas doses às quais profissionais e pacientes são submetidos durante exames radiológicos de rotina. Neste contexto, também é oportuno lembrar que todos os seres vivos encontram-se permanentemente expostos à radiação natural ou de fundo, conhecida também como "background", que consiste na presença de radiações provenientes de radioisótopos normalmente presentes no meio ambiente e decorrentes da radiação da crosta terrestre e radiação cósmica, entre outras fontes, e que em alguns países industrializados é de cerca de 3 mSv/ano.

    Para a gestante, esses efeitos biológicos são idênticos aos sofridos por uma mulher que não esteja grávida e não serão discutidos neste artigo. Por outro lado, os efeitos biológicos decorrentes da exposição à radiação ionizante pelo feto merecem destaque e podem ser divididos em quatro categorias: a) óbito intra-uterino; b) malformações; c) distúrbios do crescimento e desenvolvimento; d) efeitos mutagênicos e carcinogênicos.

    ResponderExcluir
  39. CONTINUACÃO
    A ocorrência desses efeitos depende da dose de radiação absorvida e da idade gestacional. Geralmente, baixas doses de radiação absorvida podem provocar dano celular transitório e passível de ser reparado pelo próprio organismo. Por outro lado, altas doses de radiação podem interromper o desenvolvimento e a maturação celular, provocando a morte fetal ou malformações(11).

    O embrião é mais sensível aos efeitos da radiação ionizante nas duas primeiras semanas de gestação; durante este período, o embrião exposto à radiação permanecerá intacto ou será reabsorvido ou abortado(11,19). Considera-se risco de morte fetal neste período quando a exposição for superior a 10 rad (100 mGy)(19,20). Durante a 3ª e 15ª semanas de gestação (quando ocorre a organogênese), o dano no embrião pode ser decorrente de morte celular induzida pela radiação, distúrbio na migração e proliferação celular(8). Nesta fase podem ocorrer graves anormalidades no sistema nervoso central, que está em formação (por exemplo, hidrocefalia e microcefalia).

    Vários trabalhos têm demonstrado que quando o útero é submetido mesmo a baixas doses de radiação (20 mGy) aumenta o risco do feto desenvolver câncer na infância, e principalmente aumenta o risco de ocorrência de leucemia, por uma fator de 1,5 a 2,0 quando comparado à incidência natural. Porém, não está ainda claro se esta exposição deve ocorrer durante a gestação ou pode precedê-la.
    Radiol Bras vol.38 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2005
    Giuseppe D'IppolitoI; Regina Bitelli MedeirosII
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid
    ANGELA MARIA BRONDANI/ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  40. http://phet.colorado.edu/en/simulation/balancing-act

    ResponderExcluir
  41. As radiações ionizantes existem no Planeta Terra desde a sua origem, sendo, portanto, um fenômeno natural. No início, as taxas de exposição a estas radiações eram certamente incompatíveis com a vida. Com o passar do tempo, os átomos radioativos, instáveis, foram evoluindo para configurações cada vez mais estáveis, através da liberação do excesso de energia armazenada nos seus núcleos.
    Pelas suas propriedades esta energia é capaz de interagir com a matéria, arrancando elétrons de seus átomos (ionização) e modificando as moléculas. Sob o ponto de vista dos sentidos humanos, as radiações ionizantes são invisíveis, inodoras, inaudíveis, insípidas e indolores.

    MAMOGRAFIA
    É um exame que tem como objetivo o estudo do tecido mamário. A mamografia constitui, hoje, um instrumento poderoso para a redução de mortes por câncer de mama
    A imagem é obtida com o uso de um feixe de raios X de baixa energia, produzidos em tubos especiais, após a mama ser comprimida entre duas placas.
    O risco associado à exposição à radiação é mínimo, principalmente quando comparado com o benefício obtido. A chance de acidentes é muito pequena devido às características do feixe de raios X utilizado , a geometria de irradiação e por constituir um aparelho operado eletricamente.

    http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/rad_ion.pdf
    http://www.segurancaetrabalho.com.br/download/rad-ioniz-cuidados.pdf
    http://www.imagenologia.com.br/pdf/Mamografia-Digital-Convencional.pdf

    Nadine
    Fisioterapia

    ResponderExcluir
  42. EFEITO DA RADIAÇÃO NO CORPO HUMANO
    As moléculas biológicas são constituídas principalmente por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio e elétrons provavelmente serão arrancados destes elementos no caso de irradiação. Para que ocorra a ionização do material biológico, a energia liberada pela radiação deve ser superior à energia de ligação dos elétrons ligados aos átomos destes elementos. A energia liberada pela radiação pode produzir também excitação dos átomos e quebra de moléculas e, como conseqüência, formação de íons e radicais livres altamente reativos, que podem atacar moléculas de grande importância (como o DNA) do núcleo da célula, causando-lhe danos.
    Por ser responsável pela codificação da estrutura molecular de todas as enzimas da célula, o DNA passa a ser molécula chave no processo de estabelecimento de danos biológicos. A destruição de uma molécula de DNA resulta numa célula capaz de continuar vivendo, mas incapaz de se dividir. Assim, a célula acaba morrendo e não sendo renovada. Se isso ocorre em um número muito grande de células, sobrevém o mau funcionamento do tecido constituído por essas células e, por fim, a sua morte.
    O efeito das radiações ionizantes em um indivíduo depende basicamente da dose absorvida (alta/baixa), da taxa de exposição (crônica/aguda) e da forma da exposição (corpo inteiro/localizada). Existem efeitos biológicos da radiação que se manifestam a curto e a longo prazo.
    Efeitos a curto prazo ou agudos
    São efeitos observáveis em apenas horas, dias ou semanas após a exposição do individuo à radiação. Esses tipos de efeitos são geralmente associados a altas doses de radiação (acima de 1 Sv), recebidas por grandes áreas do corpo, num curto período de tempo. Dependendo da dose, pode ser provocada a chamada síndrome aguda de radiação, em que podem ocorrer náuseas, vômitos, prostração, perda de apetite e de peso, febre, hemorragias dispersas, queda de cabelo e forte diarréia.
    Efeitos a longo prazo ou tardios
    São efeitos que podem surgir de altas doses num curto intervalo de tempo: por exemplo, os casos de animais adultos que receberam dose de radiação não letal, e que apresentam recuperação aparente, podendo ainda, no entanto, vir a sentir efeitos muitos anos mais tarde; e os casos de pequenas doses, mas crônicas, em um longo intervalo de tempo; são os casos de pessoas ocupacionalmente expostas, como radiologistas e pesquisadores que lidam com radiação. Os efeitos tardios se subdividem em genéticos e somáticos.
    -Efeitos genéticos (ou hereditários)
    Consistem em mutações nas células reprodutoras que afetam gerações futuras. Esse efeito pode surgir quando os órgãos reprodutores são expostos à radiação e, aparentemente, não afeta o individuo que sofreu exposição e sim seus descendentes. Há indicações de que quanto maior a dose acumulada maior será o número de mutações ocorridas
    -Efeitos somáticos
    Afetam diretamente o individuo exposto à radiação e não são transmitidos a gerações futuras. Esses efeitos dependem dos seguintes fatores:
    Tipo de radiação;
    Profundidade atingida, que está relacionada à energia da radiação e ao tipo de tecido irradiado;
    Área ou volume do corpo exposto;
    Tempo de irradiação.
    Entre os efeitos somáticos no homem, os mais importantes são:
    Aumento na incidência de câncer;
    Anormalidade no desenvolvimento do embrião;
    Indução de catarata;
    Redução da vida média.
    Fonte:
    http://www.fsc.ufsc.br/~canzian/intrort/efeitos.html
    http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=824
    http://www.alunosonline.com.br/quimica/efeitos-biologicos-das-radiacoes.html
    Aluna: Beatriz
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  43. As radiações ionizantes podem ser eletromagnéticas, tais como os Raios-X, utilizados nos equipamentos de radiodiagnóstico, ou gama, que é empregada em Medicina Nuclear. Algumas aplicações terapêuticas utilizam feixes de partículas como exemplo o tratamento de câncer de tireoide feito com partículas beta.
    Quando as radiações são utilizadas em baixas doses de radiação, não apresentam riscos para a saúde dos pacientes e dos operadores. Por outro lado, o aumento excessivo da dose de radiação e da energia do feixe aumenta também o risco, principalmente para pacientes pediátricos, dez vezes mais sensíveis à radiação em comparação com um paciente adulto. Pacientes pediátricos submetidos à tomografia com protocolos similares aos utilizados em adultos podem ter aumentado o risco de efeitos deletérios. Porém, é importante ressaltar que a realização de tomografia em crianças com baixas doses não compromete o diagnóstico, aumentando-se apenas o ruído da imagem, com baixos riscos.
    Que tipo de radiação oferece mais perigo à saúde humana?

    Em termos de riscos a saúde, não se recomenda realizar procedimentos com radiação em mulheres em período gestacional. O risco é maior para o feto no primeiro trimestre. Caso haja urgência na realização de procedimentos em mulheres grávidas, existem formas de alternativas de proteção, porém o médico radiologista deverá ser consultado antes da realização do exame.
    Não é efetivamente necessário o afastamento de trabalhadoras em período gestacional do trabalho com radiação, porém, de acordo com a norma NR 32, não é permitido a estas trabalhadoras grávidas atuarem com radiação.
    Em relação à proteção radiológica dos pacientes, as doses devem ser as mais baixas possíveis. Um procedimento de raios-X de tórax, por exemplo, deveria utilizar técnicas com valores de 120 kVp com o menor mAs, entretanto é comum serem executadas técnicas com baixo valor de kVp (70-80) e excessivo mAs (20-40), aumentando significativamente a dose de radiação em pacientes, inclusive além dos limites estabelecidos pela ANVISA. É recomendável que pacientes e eventuais acompanhantes de sala recebam uma proteção de chumbo de forma a minimizar a exposição de radiação.
    No setor saúde, onde a radiação ionizante encontra o seu maior emprego e como conseqüência, a maior exposição em termos de dose coletiva, é também onde mais são realizadas pesquisas no sentido de se produzir o maior benefício com o menor risco possível.
    Apesar dos esforços de alguns órgãos governamentais em difundir conhecimentos voltados para as atividades de Proteção Radiológica é ainda, de pouco domínio, mesmo entre os profissionais da área, o conhecimento a respeito dos efeitos maléficos produzidos por exposições que ultrapassam os limites permitidos.
    http://www.unimagem-net.com.br/cbrportal/publico/?protecao-radiologica

    Renata Fernanda Hentz Figueiredo - CBI

    ResponderExcluir
  44. Radiação Alfa: é uma partícula formada por um átomo de hélio com carga positiva. A distância que uma partícula percorre antes de parar é chamada alcance. Num dado meio, partículas alfa de igual energia têm o mesmo alcance. O alcance das partículas alfa é muito pequeno, o que faz que elas sejam facilmente blindadas. Uma folha fina de alumínio barra completamente um feixe de partículas de 5MeV. A inalação ou ingestão de partículas alfa é muito perigosa.

    Radiação Beta: é também uma partícula, de carga negativa, o elétron. Sua constituição é feita por partículas beta que são emitidas pela maioria dos nuclídeos radioativos naturais ou artificiais e tem maior penetração que as partículas alfa. O 32 P dá uma radiação beta até 1,7 MeV com uma penetração média de 2 a 3 mm na pele, e alcança, em pequena proporção, 8 mm. Se o emissor beta é ingerido, como acontece nos casos de diagnóstico e terapêutica, os efeitos são muito mais extensos.

    Radiação Gama: é uma onda eletromagnética. As substâncias radiativas emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. São penetrantes e ao atravessarem uma substância chocam-se com suas moléculas. A radiação gama tem seu poder de penetração muito grande. Sua emissão é obtida pela maioria, não totalidade, dos nuclídeos radioativos habitualmente empregados. Quando a fonte de material radioativo for beta ou gama é necessário colocação de uma barreira entre o operador e fonte.

    Marianna Esser Schneider-Ciencias Biológicas.
    http://www.fisica.net/denis/rad1.htm

    ResponderExcluir
  45. RADIAÇÃO
    Radiações podem ser definidas como ondas eletromagnéticas ou partículas (subatômicas) que se deslocam a uma dada velocidade, que transportam uma dada energia e que podem possuir carga eléctrica e magnética. Como exemplos de radiações eletromagnéticas apresenta-se a luz, as micro-ondas, as ondas de rádio, laser, raios-X, radiação gama (γ).
    O Espectro eletromagnético é o intervalo completo da radiação eletromagnética e de acordo com a frequência e comprimento de onda das ondas eletromagnéticas podem definir-se várias zonas no espectro.

    Propriedades das Radiações Ionizantes:
    Os diferentes tipos de radiação podem ter origem em fenómenos naturais como também em sistemas artificiais, desenvolvidos pelo Homem, de produção de radiação. Como fontes naturais de produção de radiação consideram-se essencialmente:
    • Raios cósmicos que interagem com a atmosfera e emitem várias partículas elementares e ions de alta energia
    • Radionuclídeos presentes na terra, na água e no ar como o urânio (U), tório (Th) que decaem por processos designados decaimentos nucleares, emitindo partículas alfa, beta gama.
    Como fontes artificiais de produção de radiação destacam-se:
    • Radioisótopos produzidos em aceleradores e reatores para fins industriais e médicos (diagnóstico e terapia), como o Cobalto-60 (60Co), o Césio-137 (137Cs), o Estrôncio-90 (90Sr), o Iodo-131 (131I)…
    • Aceleradores de partículas: elétrons, prótons, alfas e demais íons pesados e radiação secundária gerada pelo feixe (neutrões, gamas, raios-X e partículas elementares).
    • Aparelhos de raios-X: raios-x (espectro contínuo e/ou raios-x característicos)

    MILENA CLAUDIA FAGUNDES - FISIOTERAPIA
    http://biomedicaltopics.net/radiacoes-parte-1-tipos-de-radiacao-radiacao-ionizante/

    ResponderExcluir
  46. Raio-X:

    O raio X é um tipo de radiação eletromagnética com frequências superiores às radiações ultravioletas, ou seja, maiores que 1018 Hz. A Descoberta do raio X e a primeira radiografia da história ocorreram em 1895, pelo físico alemão Wilheelm Conrad Rontgen, fato esse que lhe rendeu o prêmio Nobel de física em 1901. Foi durante o estudo da luminescência por raios catódicos num tubo de Crookes que Conrad descobriu esse raio. A denominação “raio X” foi usada por Conrad porque ele não conhecia a natureza da luz que ele tinha acabado de descobrir, ou seja, para ele tratava-se de um raio desconhecido.
    Os raios X são obtidos através de um aparelho chamado de Tubo de Coolidge. Esse é um tubo oco, evacuado e que contém um cátodo em seu interior. Quando esse cátodo é aquecido por uma corrente elétrica, que é fornecida por um gerador, ele emite grande quantidade de elétrons que são fortemente atraídos pelo ânodo, chegando a este com grande energia cinética. Quando eles se chocam com o ânodo, transferem energia para os elétrons que estão nos átomos dos ânodos. Os elétrons com energia são acelerados e então emitem ondas eletromagnéticas que são os raios X.
    Através de estudos sobre os raios X, Rontgen verificou que os mesmos têm a propriedade de atravessar materiais de baixa densidade, como os músculos, por exemplo, e são absorvidos por materiais com densidades mais elevadas como, por exemplo, os ossos. Foi em razão dessa descoberta que esses raios passaram a ser largamente utilizados para realização de radiografias. Hoje o raio X possui vasto campo de aplicação, além da aplicação nas radiografias. São utilizados, por exemplo, no tratamento de câncer, na pesquisa de estrutura cristalina dos sólidos, na indústria e em muitos outros campos da ciência e da tecnologia.

    Referências:
    http://www.brasilescola.com/fisica/raios-x.htm

    Samara Medeiros-Enfermagem

    ResponderExcluir
  47. Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contém energia, carga elétrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem.

    Existem três modalidades de radiações denominadas alfa, beta e gama que podem ser separadas por um campo magnético ou por um campo elétrico, cada uma contendo suas características. A radiação alfa são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, a radiação beta são partículas negativas com carga negativa, a Radiação Gama são ondas eletromagnéticas, e possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica, podendo atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz.

    Referência:
    http://www.brasilescola.com/quimica/radiacoes-alfa-beta-gama.htm
    http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/radiacao.html

    Aluna: Julia Machado Rufino
    Curso: Enfermagem

    Obs.: Professor meu comentário está sendo feito agora, pois devido ao fato de me ausentar na aula e me avisaram a pouco tempo que a data para a postagem foi alterada.

    ResponderExcluir
  48. proteção radiológica

    O setor saúde, onde a radiação ionizante encontra o seu maior emprego e como conseqüência, a maior exposição em termos de dose coletiva, é também onde mais são realizadas pesquisas no sentido de se produzir o maior benefício com o menor risco possível.
    Apesar dos esforços de alguns órgãos governamentais em difundir conhecimentos voltados para as atividades de Proteção Radiológica é ainda, de pouco domínio, mesmo entre os profissionais da área, o conhecimento a respeito dos efeitos maléficos produzidos por exposições que ultrapassam os limites permitidos.
    Segundo a norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é o conjunto de medidas que visam proteger o homem, seus descendentes e seu meio ambiente contra possíveis efeitos indevidos causados por radiação ionizante proveniente de fontes produzidas pelo homem e de fontes naturais modificadas tecnologicamente. Essas medidas estão fundamentadas em três princípios básicos:
    - Justificação
    - Otimização
    - Limitação de doses individuais
    Justificação da prática
    Nenhuma prática deve ser autorizada a menos que produza suficiente benefício para o indivíduo exposto ou para a sociedade.
    A exposição médica deve resultar em um benefício real para a saúde do indivíduo e/ou para a sociedade.
    Deve-se considerar a eficácia, os benefícios e riscos de técnicas alternativas disponíveis com o mesmo objetivo, mas que envolvam menos ou nenhuma exposição a radiações ionizantes.

    Otimização da proteção radiológica
    O princípio da otimização implica em que as exposições devem manter o nível de radiação o mais baixo possível.

    Esse princípio se aplica a todas as atividades que demandam exposições às radiações ionizantes. Tais atividades devem ser planejadas, analisando-se em detalhe o que se pretende fazer e como será feito.
    A proteção radiológica é otimizada quando as exposições empregam a menor dose possível de radiação, sem que isso implique na perda de qualidade de imagem.

    Limitação de doses individuais

    As doses de radiação não devem ser superiores aos limites estabelecidos pelas normas de radioproteção de cada país.
    Esse princípio não se aplica para limitação de dose ao paciente, mas sim para trabalhadores ocupacionalmente expostos à radiação ionizante e para o público em geral.
    Incide sobre o indivíduo considerando todas as exposições, decorrentes de todas as práticas que o indivíduo possa estar exposto.
    NOME: MARIANA ROSA GOMES

    REFERENCIAS: LIVRO DOM BOSCO
    http://www6.ufrgs.br/spr/SegurancaProtRad.pdf
    obs: ola professor kelser, eu queria lhe pedir para que você aceitasse a minha simulação e esse comentario pois eu tive que faltar a ultima aula por problemas pessoas e ninguém me avisou que o senhor havia trocado a data dela! Por isso só soube hoje!
    espero que o senhor entenda, espero respostas e agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  49. Diagnóstico por imagens na medicina nuclear

    As técnicas de diagnóstico com imagens na medicina nuclear proporcionam aos médicos uma alternativa para investigar o nosso corpo. Elas combinam o uso de computadores, detectores, e substâncias radioativas. Entre essas técnicas esta a Tomografia por emissão de pósitrons (PET).

    A PET produz imagens do organismo pela detecção da radiação emitida por substâncias radioativas. Essas substâncias são injetadas no corpo, sendo normalmente marcadas com um átomo radioativo, como carbono-11, flúor-18, oxigênio-15, ou nitrogênio-13, que têm um tempo de decaimento curto. Esses átomos radioativos são formados bombardeando substâncias químicas normais com nêutrons, para criar isótopos radioativos de meia vida curta. A PET detecta os raios gama emitidos no local onde um pósitron, emitido da substância radioativa, colide com um elétron no tecido.

    Em uma varredura PET, uma substância radioativa é injetada no paciente, e este é colocado sobre uma mesa plana que se move gradualmente através de uma cobertura em forma de anel. Esta cobertura contém um arranjo circular de detectores de raios gama (Figura 2), que possui uma série de cristais de cintilação, cada um conectado a um tubo fotomultiplicador. Os cristais convertem os raios gama emitidos do paciente em fótons de luz, e os tubos fotomultiplicadores convertem os fótons em sinais elétricos e os amplificam. Estes sinais elétricos são então processados pelo computador para gerar imagens. A mesa é então movida, e o processo é repetido, resultando em uma série de imagens de finas fatias do corpo na região de interesse (por exemplo, cérebro, seios, fígado). Essas imagens de fatias podem ser montadas em uma representação tridimensional do corpo do paciente.

    A PET mostra imagens da corrente sanguínea ou outras funções bioquímicas, dependendo do tipo de molécula que é radioativamente marcada. Por exemplo, a PET pode exibir imagens do metabolismo da glicose no cérebro, ou alterações rápidas da atividade de várias partes do corpo. Entretanto, existem poucas clínicas com PET no país porque elas precisam estar próximas a um acelerador de partículas que produza os radioisótopos de meia vida curta usados nessa técnica.

    Daiane Barreto de Souza- Enfermagem
    http://www.profpc.com.br/radioatividade.htm

    ResponderExcluir
  50. Professor, não consegui contato com o senhor, eu só tenho aula 2 x na semana, e na ultima aula sai cedo devido a problemas de saúde do meu filho, ninguém me avisou sobre a mudança da entrega do simulado.Espero que o senhor entenda.

    ResponderExcluir