quarta-feira, 29 de maio de 2013

AULA 4 - Mecânica de Fluidos

Conteúdo da quarta aula.
Circulação (download)
Respiração (download)
Excreção (download)

Prazo de envio do comentário: 05/06.

46 comentários:

  1. RELACIONANDO OS SISTEMAS DE
    ENCANAMENTO/ CIRCULAÇÃO/ RESPIRAÇÃO/ EXCREÇÃO

    “Na natureza nada se cria, tudo se copia.” Quanto a natureza eu não sei, mas essa frase se aplica perfeitamente ao ser humano; esse ser tão inteligente que criou magníficas coisas, na verdade não as criou, as inspirou; a ideia original veio da natureza.

    OS SISTEMAS DE ENCANAMENTO, por exemplo, sem os quais não poderíamos ter uma boa qualidade de vida nas cidades da atualidade, tiveram sua inspiração no nosso SISTEMA CIRCULATÓRIO. Nossas artérias e veias – por onde passam o sangue arterial e o venoso - são os tubos, por onde passam litros e litros de água (seja ela ‘’suja’’ ou ‘’limpa’’) sem parar. O coração é a bomba, que da impulso suficiente para que o sangue/água chegue no seu objetivo, as células/torneiras.

    A água suja/O sangue venoso passa por um filtro, para que se torne limpa/arterial; esse filtro, no nosso sistema circulatório, são os pulmões (SISTEMA RESPIRATÓRIO). As unidades básicas dos pulmões, os alvéolos, se enchem de O2 provindo da inspiração(aumento do volume da caixa torácica, pressão diminuída = entrada de ar); como o vaso sanguíneo está repleto de CO2, ocorre uma difusão: O CO2 passa para dentro dos alvéolos e será expelido do corpo na expiração (diminuição do volume da caixa torácica, aumento da pressão = o ar é expelido), e o O2 passa para o vaso sanguíneo, tornando o sangue arterial (que irá voltar para o coração, e será bombeado para a circulação somática).

    O pressão sanguínea ideal da sístole(contração) é de 120 mmHg e na diástole(relaxamento) de 80 mmHg. A constância dessas medidas se deve à alimentação (dependendo da nossa alimentação, placas de gordura podem se formar nas paredes arteriais, isso vai diminuir o diâmetro do vaso sanguíneo, logo, aumentará a pressão). O SISTEMA EXCRETOR também está relacionado à pressão sanguínea; as unidades básicas desse sistema, os néfrons, são responsáveis por filtrar cerca de 20% do sangue provindo do coração, retirando de circulação produtos que não serão utilizados pelo organismo (água em excesso, por exemplo) e substâncias tóxicas (uréia, por exemplo). O aumento da pressão nas artérias que levam sangue aos néfrons, reduzem o fluxo sanguíneo; consequentemente, a capacidade de filtração. Com o passar do tempo, os rins diminuem de tamanho e perdem progressivamente a capacidade de eliminar substâncias tóxicas, quadro conhecido como insuficiência renal. Boa parte das pessoas submetidas a diálises e transplantes renais, chegaram a essas condições por causa de hipertensão não tratada.

    Nadine Hellmann Delfino
    Fisioterapia

    http://drauziovarella.com.br/diabetes/hipertensao-2/
    http://fisiopatologiaplicad.tripod.com/mecanica1.htm
    e Apostilas de Ensino Médio

    ResponderExcluir
  2. Fluxo sanguíneo laminar - o sangue que está em contato com as paredes dos vasos sanguíneos é essencialmente estacionário, a camada de sangue próxima à camada externa move-se lentamente, e camadas sucessivas movem-se mais rapidamente.

    Fluxo sanguíneo turbulento – causado por intensidade de fluxo muito elevada, obstrução do vaso, passagem do sangue por ângulos estreitos ou superfícies ásperas, ou seja, é um fluxo desordenado que aumenta muito a resistência do vaso ao fluxo. Em condições normais o fluxo tende a ser turbulento nos grandes vasos e laminar nos vasos menores.

    Refêrencias
    http://www.biofisica.xpg.com.br/Capitulo%202/Fluxo%20sanguineo.htm
    http://www.youblisher.com/p/394018-Resumo-Biofisica-II/
    Anotações aula.

    Aluna: Sabrina Silvério Camilo
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  3. Circulação Sanguínea:é um sistema de vasos sanguíneos que transporta sangue através do coração em um fluxo estacionário. Fluxo sanguíneo se da a quantidade de liquido que atravessa a seção transversal do tudo por unidade de tempo, ou seja, fluxo(F) é igual a velocidade(LT-1) vezes a área(L2).Havendo dois tipos de fluxo sanguíneo, o laminar e o turbulento. O papel do sangue é extremamente importante, pois ele retira os nutrientes dos órgãos de digestão e o oxigênio do pulmão para levar estas substâncias para as células, para tanto, ele é impulsionado pelo coração e, assim, faz seu percurso pelas artérias (veias que saem do coração), em sua forma boa e limpa. O sistema composto pelas artérias e veias que levam o sangue aos pulmões e em seguida ao coração, é chamado de pequena circulação. Já no caso do sangue que parte do coração pelas artérias, seguindo em direção ao resto do corpo e retornando pelas veias, recebe o nome de grande circulação.Ela pode aumentar de várias maneiras: coração bombear com mais força, aumentando a vazão de sangue a cada segundo;
    as artéria maiores podem perder a sua flexibilidade habitual e ficarem "endurecidas", impedindo a sua expansão quando o sangue é bombeado para as artérias e aumentando assim a pressão sobre as paredes. Acontece com as pessoas mais velhas cujas paredes arteriais se tornam mais espessas e endurecidas por causa da aterosclerose;
    contração temporária das artérias menores (vasoconstricção) devido ao estímulo dos nervos ou dos hormônios no sangue.
    aumento de fluido no organismo devido ao não funcionamento adequado do rim, não sendo capaz de remover sal e água suficiente do organismo. O volume de sangue no organismo aumenta, pressionando mais as artérias.
    A pressão diminui se for reduzida a pressão de bombeamento do sangue pelo coração, se as artérias se dilatam ou se fluido é eliminado do organismo. Essas variáveis são controladas por meio dos rins e do sistema nervoso que regula as funções do organismo automaticamente (sistema nervoso autônomo).

    Respiração:é a absorção de Oxigenio e a excreção gás carbono realizado pela caixa torácica e músculos da respiração através de bronquíolos e alvéolos.

    O sistema excretor é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. Os rins produzem a urina a partir de um filtrado sanguíneo. Os dois ureteres convergem a urina para a bexiga, que então a armazena. A urina é eliminada do corpo através da uretra. Néfron é uma estrutura microscópica porém multicelular que produz a urina. Tem com função a filtração e a reabsorção, possui algumas partes: Arteríola aferente que traz o sangue para o glomérulo; Glomérulo que é um vaso enovelado; Arteríola eferente que leva o sangue que passa pelo glomérulo; Cápsula que faz a dilatação que contém o glomérulo; e Túbulo renal que realiza a reabsorção do filtrado.

    referencias:
    Rushmer RF. Circulación general In Rushmer RF. Fisiopatologia Cardiovascular-Mexico, Nueva Editorial Interamericana, S.A. de C.V. 3ª. Edicion, 5-11, 1972.
    http://lasneaux.blogspot.com/2007/09/excreo-humana.html
    anotações da aula.

    Aluna: Karla Suellen da Silva
    Curso: Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  4. Os ríns são orgãos responsáveis pela filtração do sangue, eles reabsorvem substâncias importantes para o nosso organismo e filtram as tôxinas que precisam ser eliminadas. Existem pessoas que tem essas funções renais debilitadas e na maioria das vezes precisam fazer a hemodiálise.
    Hemodiálise é a filtração artificial do sangue. O paciente com insuficiência renal é ligado à uma máquina que possui uma bomba circuladora que puxa o sangue, nesse movimento circular o sangue passa por um filtro que elimina substâncias tóxicas e retorna limpo para o paciente. Para se retirar o sangue para hemodiálise é preciso puncionar um vaso para puxar o sangue e outro para devolver o sangue filtrado, em uma veia comum essa punção não é possível pois é baixo fluxo e a pressão do sangue e também as veias são frágeis, o ideal seria se a punção fosse feita em arteria por isso o paciente se submete a uma pequena cirurgia vascular que liga uma arteria a uma veia, tornando possível a hemodiálise.
    Uma sessão de hemodiálise para paciente renais crônicos dura 4 horas, em geral são realizadas três sessões por semana.

    http://www.mdsaude.com/2008/11/hemodilise-parte-i-entenda-como.html
    http://www.brasilescola.com/doencas/hemodialise.htm

    Aluna: Laís Bruna
    Fisioterápia

    ResponderExcluir
  5. Circulação é o movimento do sangue enquanto é bombeado através do sistema cardiovascular. Este bombeamento é realizado pela contração chamado de sístole e relaxamento chamado de diástole das paredes musculares do coração. Durante a sístole as câmaras cardíacas diminuem seu tamanho ejetando o sangue e na diástole as câmaras enchem de sangue. Com esses movimentos defini-se duas principais rotas que garante a circulação para todo o corpo que são: Circulação Sistêmica e Pulmonar.
    A circulação sistêmica inclui todas as artérias e arteríolas que realizam o transporte de sangue oxigenado (arterial) do ventrículo esquerdo aos capilares, veias e vênulas que transportam sangue desoxigenado (venoso) ao átrio direito. Exercendo sua função de carregar oxigênio e nutrientes aos tecidos corporais e remover dióxido de carbono e outros resíduos.
    Já a circulação pulmonar inicia quando o sangue é bombeado pelo ventrículo esquerdo até os pulmões onde acontece a troca de dióxido de carbono por oxigênio retornando ao átrio esquerdo. Apresentando neste tipo de circulação as únicas artérias a transportar sangue venoso e únicas veias a transportar sangue arterial (em período pós-natal).
    São estes tipos de circulação que determinam o fluxo sanguíneo que é a quantidade de sangue que passa através de um vaso sanguíneo em um dado período de tempo determinado pela pressão e resistência vascular para de uma forma geral eliminar dióxido de carbono do corpo e absorver oxigênio. Portanto, este processo é a função da Respiração cujo objetivo principal é suprir as células do corpo com oxigênio e remover o gás carbônico produzido pelas atividades celulares. Estas atividades celulares acontecem devido à necessidade de energia obtida através da oxidação de carboidratos, lipídios e proteínas e para que essa reação aconteça necessita de oxigênio. Resumidamente diz-se que Respiração é a troca gasosa entre o ar atmosférico e o sangue e entre o sangue e as células do corpo.
    Além da eliminação de gás carbônico ainda tem a necessidade de eliminar outras substâncias e esse processo acontece através da excreção realizada pelos rins. Neste processo acontece o controle da composição e do volume sanguíneo através excreção de produtos residuais do metabolismo como a ureia produzida no metabolismo da proteína, eletrólitos ingeridos diariamente e regulação de Ph; regulação da pressão arterial devido controle da quantidade de água excretada; e secreção de alguns hormônios como as prostaglandinas que possuem efeito vasodilatador.

    SMELTZER, Suzane C.; BARE, Brenda G. Tratado de enfermagem Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 10ª ed. 2420 p.

    TORTORA, Gerard J. Corpo Humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Porto Alegre: Artmed, 2000. 4ª ed. 574 p.


    Curso: Enfermagem
    Vanessa Brasil Medeiros

    ResponderExcluir
  6. Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Essa função é realizado pelos pulmões, rins e pele.Os rins eliminam a maior parte do excesso de água e de sal.
    Função Renal:
    Eliminar substâncias que sendo tóxicas precisam ser excretado Controle do volume hídrico, da osmolaridade e do ph Participam da regulação da pressão arterial Secretam hormônios
    A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a uréia.
    o excesso de algumas substâncias é filtrado
    o excesso de água acumulado pela falta de urina também é retirado durante uma sessão de HD. Em geral, de 1 a 4 litros por sessão. Esse processo é chamado de ultra filtração.
    A hemodiálise não substitui o rim perfeitamente


    http://www.bibliocomunidad.com/web/libros/Fisiologia%20Renal%20II%20-%20FMUP.pdf
    http://www.scielo.br/pdf/ape/v22nspe1/15.pdf


    ResponderExcluir
  7. Circulação Sanguínea
    O Sistema Cardiovascular é composto por coração e vasos (veias e artérias). Em sua maior parte, as artérias conduzem o sangue rico em oxigênio, que sai do coração em direção a todo o corpo e as veias conduzem o sangue com baixo teor de oxigênio e rico em gás carbônico, que vai do corpo em direção ao coração, depois para o pulmão para ser oxigenado.
    Nosso coração é um músculo (músculo estriado cardíaco, que é uma camada de tecido que forma a camada muscular do coração, miocárdio) oco com quatro cavidades: dois átrios ( recebem o sangue proveniente dos pulmões ou de todo o corpo) e dois ventrículos (distribuem o sangue para os pulmões ou todo o corpo).Coração Humano, vasos da base e artérias coronárias.
    A circulação depende diretamente da pressão exercida pelos átrios e ventrículos que impulsionam o sangue pelos vasos como também da fisiologia e morfologia dessas estruturas. Nosso modelo consiste em simular a circulação que ocorre em nosso organismo pelo meio de bombas e mangueiras (vasos) que impulsionem e transportem o sangue para potes (coração).

    https://sites.google.com/site/busaobiologicas/biofisica-da-circulacao

    Aluna: Daiana torquato
    curso: ciências biológicas

    ResponderExcluir
  8. SISTEMA DE DRENAGEM SUBAQUÁTICA
    Normalmente são utilizados frascos com capacidade superior a 5 litros e
    altura de 20 a 25 cm. Podem-se utilizar até três frascos, para um sistema de
    drenagem sob aspiração, com um coletor isolado ao produto da drenagem, ou
    apenas um frasco, com líquido impedindo o colapso pulmonar por uma haste
    imersa no mínimo 2cm abaixo da água (fig. 6).
    Os frascos para drenagem simples podem ter uma haste imersa e um ou dois
    orifícios laterais na tampa em contato com o ar ambiente. O detalhe do segundo
    frasco permite que ele possa ser usado também em um sistema de drenagem
    aspirativa, quando é necessário um conjunto de dois frascos pelo menos .
    Ao se utilizar um conjunto de dois frascos, necessariamente um deles
    funcionará como válvula unidirecional, no sentido eferente das pleuras. O segundo
    frasco controlará a quantidade de sucção aplicada ao espaço pleural, por uma
    fonte de aspiração contínua, que depende da diferença da coluna líquida entre os
    dois frascos.
    Existe a possibilidade de usarmos um sistema coletor ligado ao dreno pleural,
    sem a colocação de haste imersa ou líquido no frasco coletor. Nesse frasco, pode-se inserir aspiração contínua ou não No trauma no qual há sangramento
    continuado, ele é utilizado para coletar sangue com a finalidade de
    autotransfusão(fig.8). . Esse recipiente pode ser substituído por filtros e bolsas
    coletoras de sangue, contanto que mantenham o sistema fechado.
    O sistema de três frascos requer uma fonte geradora de sucção contínua. O
    primeiro vidro coletor não interfere com o sistema de drenagem aspirativa. O
    segundo funciona como válvula unidirecional e o terceiro controla a sucção
    exercida sobre o sistema. A fonte geradora de sucção estará condicionada à
    diferença de profundidade das hastes submersas (2-20 = 18 cm H2O) .
    ANGELA BRONDANI/ENFERMAGEM
    http://www.proac.uff.br/

    ResponderExcluir
  9. Fluxo sanguíneo: Laminar e Turbulento

    Uma característica que caracteriza o fluxo laminar é o fato dele ser silencioso. Se todo o fluxo de sangue fosse laminar seria pouco provável obter informações do coração com um estetoscópio. Mas os sons ouvidos do coração através do estetoscópio são graças ao fluxo turbulento, alguns desses sons vem da abertura e do fechamento das válvulas do coração. Ex: Quando medimos a pressão sanguínea, o estreitamento causado pela pressão da bolsa de ar no braço produz fluxo turbulento, que consequentemente produz as vibrações que podem ser detectadas pelo estetoscópio.

    No fluxo laminar, o sangue que está em contato com as paredes dos vasos sanguíneos é essencialmente estacionário, a camada de sangue próxima à camada externa move-se lentamente, e camadas sucessivas movem-se mais rapidamente, da mesma maneira que a água no meio de um fluxo tranquilo move-se mais rapidamente do que a água ao longo das margens de um rio. Este comportamento tem um efeito na distribuição de glóbulos vermelhos (hemácias) no sistema circulatório.




    http://www.biofisica.xpg.com.br/Capitulo%202/Fluxo%20sanguineo.htm

    ResponderExcluir
  10. A mecânica dos fluidos é o ramo da mecânica que estuda o comportamento físico dos fluidos e suas propriedades. Os aspectos teóricos e práticos da mecânica dos fluidos são de fundamental importância para a solução de diversos problemas encontrados habitualmente na engenharia, sendo suas principais aplicações destinadas ao estudo de escoamentos de líquidos e gases, máquinas hidráulicas, aplicações de pneumática e hidráulica industrial, sistemas de ventilação e ar condicionado além de diversas aplicações na área de aerodinâmica voltada para a indústria aeroespacial. O estudo da mecânica dos fluidos é dividido basicamente em dois ramos, a estática dos fluidos e a dinâmica dos fluidos. A estática dos fluidos trata das propriedades e leis físicas que regem o comportamento dos fluidos livre da ação de forças externas, ou seja, nesta situação o fluido se encontra em repouso ou então com deslocamento em velocidade constante, já a dinâmica dos fluidos é responsável pelo estudo e comportamento dos fluidos em regime de movimento acelerado no qual se faz presente a ação de forças externas responsáveis pelo transporte de massa.

    http://www.ufpe.br/ldpflu/capitulo5.pdf
    http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/111/arquivos/CAP_1_DEFINICOES.pdf
    Aluna: Judy Marcella Muradás
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  11. A circulação é o mecanismo pelo qual o sangue é distribuído pelo corpo com a ajuda do coração, artérias, veias e capilares. Ela tem a função de fornecer e prezar pela manutenção do fluxo sanguíneo contínuo e variável aos tecidos, gerar e manter a pressão interna ao longo de sua estrutura, entregar elementos necessários ao metabolismo celular, levar substâncias que devem ser eliminadas a órgãos excretores e fazer com o sangue dos tecidos retorne para ser renovado.

    O coração é responsável por receber o sangue rico em gás carbônico (venoso) e transportá-lo até os pulmões, onde ocorre a troca por oxigênio. De volta ao órgão, o sangue (arterial) é bombeado para a rede de vasos formada por artérias, veias e capilares.

    As artérias são os vasos mais espessos, já que devem suportar a pressão do sangue ao sair do coração. Artérias mais finas são chamadas de arteríolas. Nas veias corre o sangue venoso. Vênulas são as pequenas veias. Na parede dos capilares, microscópicos vasos de pequeno calibre, ocorrem as trocas de gases e substâncias com as células dos tecidos.

    Fluxo sangüíneo
    Todo o sangue entra no lado direito do coração por duas veias: a veia cava superior (VCS) e a veia cava inferior.
    A VCS coleta o sangue da metade superior do corpo e a VCI coleta o sangue da metade inferior do corpo. O sangue sai da VCS e VCI e entra no átrio direito (AD).
    Quando o AD contrai, o sangue sai pela válvula tricúspide e entra no ventrículo direito (VD). Quando o VD contrai, o sangue é bombeado pela válvula pulmonar, para a artéria pulmonar (AP) e para os pulmões, onde pega oxigênio.
    O sangue agora retorna dos pulmões para o coração pelas veias pulmonares e vai para o átrio esquerdo (AE). Quando o AE contrai, o
    sangue vai pela válvula mitral para o ventrículo esquerdo (VE). O VE é uma câmara muito importante que bombeia o sangue pela válvula aórtica para a aorta. A aorta é a artéria mais importante do corpo. Ela recebe todo o sangue bombeado pelo coração e distribui para o resto do corpo. O VE tem um músculo mais grosso que as outras partes do coração, porque precisa bombear sangue para todo o corpo contra uma pressão muito mais alta na circulação geral (pressão sangüínea).

    http://saude.hsw.uol.com.br/coracao2.htm
    http://saude.ig.com.br/circulacao/

    Aluna: Tuany Scarduelli dos Santos
    Curso: Enfermagem

    ResponderExcluir
  12. CIRCULAÇÃO
    São Sistemas de tubos fechados que transporta o sangue.No coração o sangue é bombeado e passa por uma micro circulação e depois volta para o coração.
    Quanto mais pressão nas artérias mais fluxo.
    Foi comentado na sala que aquela pulsação que sentimos no pulso é uma onda mecânica na parede da artéria.

    RESPIRAÇÃO
    Elimina CO2 e absorve O2.
    Tem na atmosfera aproximadamente 21% de O2 e 78% de N2.
    Oxímetro:Pode ser usado para monitorar a oxigenação sanguínea a os batimentos cardíacos.
    Possui um emissor e um receptor de raios infravermelho.Quando esses raios são emitidos por meio dos tecidos dos dedo, o receptor indica a quantidade de raios absorvidos durante a sístole e diástole.Essa absorção é traduzida como porcentagem de hemoglobina saturada com oxigênio (SpO2).

    EXCREÇÃO
    Filtração:filtra e deixa a parte mais proteica no sangue.
    Pressão osmótica:Passagem da água para o meio mais concentrado (hipertônico).

    ResponderExcluir
  13. CIRCULAÇÃO
    São Sistemas de tubos fechados que transporta o sangue.No coração o sangue é bombeado e passa por uma micro circulação e depois volta para o coração.
    Quanto mais pressão nas artérias mais fluxo.
    Foi comentado na sala que aquela pulsação que sentimos no pulso é uma onda mecânica na parede da artéria.

    RESPIRAÇÃO
    Elimina CO2 e absorve O2.
    Tem na atmosfera aproximadamente 21% de O2 e 78% de N2.
    Oxímetro:Pode ser usado para monitorar a oxigenação sanguínea a os batimentos cardíacos.
    Possui um emissor e um receptor de raios infravermelho.Quando esses raios são emitidos por meio dos tecidos dos dedo, o receptor indica a quantidade de raios absorvidos durante a sístole e diástole.Essa absorção é traduzida como porcentagem de hemoglobina saturada com oxigênio (SpO2).

    EXCREÇÃO
    Filtração:filtra e deixa a parte mais proteica no sangue.
    Pressão osmótica:Passagem da água para o meio mais concentrado (hipertônico).

    ALUNA:Gislane Tereza de Oliveira
    http://www.fisio-tb.unisul.br/biofisica/circulacao
    http://www.fisio-tb.unisul.br/biofisica/respiracao
    http://www.fisio-tb.unisul.br/biofisica/respiracao
    http://www.groupon.com.br/ofertas/oferta-nacional/GR-Eletr-nicos/19270138

    ResponderExcluir
  14. Não há circulação, quer dizer, não há movimento do sangue se não hou-ver uma diferença de pressão entre dois pontos.Diz a Lei das Pressões da cardiologia que a pressão, por exemplo, na grande circulação, é máxima na aorta, decai bruscamente ao nível dos capilares e continua a diminuir progressivamente nas veias até atingir valores próximos de zero nas aurículas.Por outro lado, quando se fala de circulação deve-se perceber o que gera o gradiente de pressões. Para haver pressão é necessário que determinado líquido esteja dentro de um recipiente, porque é este conflito entre conteúdo e continente que gera a pressão, ou seja, se tivermos um vaso muito grande e uma pequena quantidade de sangue lá dentro, certamente não se verifica a geração de pressão. Pelo contrário, se tivermos determinada quantidade de sangue e um vaso com lúmen muito estreito, gera-se pressão.Pode-se assim perceber que há vários aspectos que interferem na génese da pressão arterial.
    Para a circulação sanguínea se processar tem de existir :

    • Bomba - coração

    • Sistema de transporte e distribuição - artérias

    • Local que permita as trocas - capilares

    • Vasos que permitem o retorno do sangue ao coração - vénulas e veias

    As artérias e arteríolas são vasos de resistência. Se não houver resistência periférica não são criadas condições para se gerar pressão, uma vez que esta depende principalmente de dois fatores:

    • Débito cardíaco (volume de sangue expulso pelo ventrículo por unidade de tempo)

    • Resistência periférica

    Referencias: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude
    http://www.brasilescola.com/busca/q=circula%E7%E3o+sanguinea&x=-922&y=-82

    ResponderExcluir
  15. RESPIRÇÃO

    A dois hemiciclos de explicação para a respiração o primeiro hemiciclo é o da inspiração onde o ar atmosférico é aspirado pelo pulmão que é bem permeável onde entra em contato com o sangue,o O² é absorvido. Já o segundo hemiciclo é o da expiração o ar dos pulmões é expelido para o ambiente , carreando o CO² e outros componentes para fora.
    Fazendo assim uma troca rápida de CO² E O² no pulmão.


    O aparelho respiratório

    O aparelho respiratório se compõe pela traqueia que é um tubo, que pela o ar até o pulmão onde entra em contato com o sangue e os pulmões ficam localizados dentro de uma caixa ósseo-muscular o tórax, que se dilata e contrai dos músculos intercostais e do diafragma.

    Ciclo respiratório

    Com a dilatação do tórax e o abaixamento do diafragma , o pulmão tem uma pressão negativa inter-pleural.
    Na expiração o tórax e o diafragma diminuem o volume torácico interno e a pressão alveolar se torna positiva. acima da pressão atmosférica e o ar é expelido dos pulmões.

    HENEINE, Ibrahim Felipe. Biofísica básica.
    São Paulo: Editora Atheneu, 2010.

    ResponderExcluir
  16. Ventilação pulmonar
    A inspiração, que promove a entrada de ar nos pulmões, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
    O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com conseqüente redução da pressão interna, forçando o ar a entrar nos pulmões.

    A expiração, que promove a saída de ar dos pulmões, se dá pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, com conseqüente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões.
    Transporte de gases respiratórios: O transporte de gás oxigênio está a cargo da hemoglobina, proteína presente nas hemácias. Nos alvéolos pulmonares o gás oxigênio do ar difunde-se para os capilares sangüíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico é liberado para o ar.
    Controle da respiração
    Em relativo repouso, a freqüência respiratória é da ordem de 10 a 15 movimentos por minuto.
    A respiração é controlada automaticamente por um centro nervoso localizado no bulbo. Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios. Os sinais nervosos são transmitidos desse centro através da coluna espinhal para os músculos da respiração. O mais importante músculo da respiração, o diafragma, recebe os sinais respiratórios através de um nervo especial, o nervo frênico, que deixa a medula espinhal na metade superior do pescoço e dirige-se para baixo, através do tórax até o diafragma.

    Aluna:Ariana dos Santos Lima
    Ciências Biológicas
    Referências: http://biofsica.blogspot.com.br/p/biof-respiracao.html

    ResponderExcluir
  17. Circulação
    Circulação sanguínea são sistemas de tubos fechados – vasos sanguíneos- que transporta sangue através de uma bomba de demandas – coração – em regime estável – mesmo fluxo -, porque ele vai dar sangue e receber, ele não perde sangue. Para a biofísica não há circulação, ou seja, não há movimento do sangue se não houver pressão entre dois pontos. Se tivermos um vaso muito grande e uma pequena quantidade de sangue lá dentro não ira gerar pressão. Do contrario, se tivermos muito sangue e um vaso estreito, gera-se a pressão.
    No coração a cada batimento é de F=5 l/min., sendo variável, em caso de exercício pode aumentar até 6 vezes mais.

    Fluxo Sanguíneo

    Fluxo sanguíneo é a quantidade de líquido que atravessa a seção transversal do tubo por unidade de tempo. Quando reduz a área aumenta a velocidade, quando a área é maior diminui a velocidade. Temos dois tipos de fluxo sanguíneo, o laminar e o turbulenta - faz redemoinho -, quem tem anemia geralmente tem fluxo turbulento.
    Quanto mais pressão o coração tiver, mais fluxo ele vai ter.

    Referências: http://biofsica.blogspot.com.br/p/aspectos-relacionados-com-mecanica-da.html
    E anotação da aula dia 29/05.

    Aluna: Luana Teixeira da Silva
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  18. Devido ao seu próprio peso, o sangue pode exercer uma pressão nas paredes, assim como outros fluidos. Por ter funções nutritivas, respiratórias, excretora e de defesa do organismo, o sangue é um dos fluidos mais importantes do corpo humano. O sangue enquadra-se como fluido real que como tal deve ser: compressível, turbulento, rotacional e viscoso.
    Compressibilidade: Um fluido é compressível quando é possível mudar sua densidade, isto é, quando sob pressão diminui seu volume. O sangue é constituído de plasma, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos, isto é, um líquido com células que em certas situações num escoamento podem se encontrar mais comprimidas que o normal. Neste caso, o sangue teria sua densidade aumentada.
    Rotacionalidade : O escoamento de um fluido é rotacional quando uma partícula no interior do fluido gira em torno de seu centro de massa. Sob certas condições as células do sangue giram em torno do seu centro de massa. O fato destas partículas, no caso do sangue, células, ter um movimento de rotação implica que parte da energia de movimento do sangue estará na forma de energia cinética de rotação, o que contribui, para uma queda de pressão ao longo do percurso do sangue.
    Viscosidade: A viscosidade tem o mesmo papel na mecânica dos fluidos que o atrito na mecânica dos sólidos, ou seja, no escoamento teremos transformação de energia cinética em energia térmica. Em consequência teremos uma queda de pressão no sentido do escoamento. Esta queda se deve a uma resistência de arraste, pela aderência do fluido ao tubo fazendo com que no tubo a velocidade decresça de valor do centro até as bordas.
    Turbulência: Um fluido está em regime turbulento quando muda de velocidade no decorrer do tempo, tanto de direção quanto em módulo.
    No corpo humano a pressão do sangue se deve a contribuição da pressão estática, da pressão dinâmica e da pressão mecânica. Em virtude do próprio peso do sangue as artérias e veias estão sob a pressão estática, que dependerá da altura da coluna de sangue em relação ao pé. A contribuição da pressão dinâmica é em virtude das diversas velocidades do sangue no corpo. O efeito da pressão mecânica é em virtude do coração, que ao bombear o sangue para o corpo está lhe exercendo uma certa pressão. No percurso do sangue haverá variações de pressão sanguínea pelo corpo, muito em virtude dos efeitos da viscosidade. Um outro fato interessante é que a pressão do arterial (sangue rico em oxigênio) é maior que a do sangue venoso (sangue rico em gás carbônico). Isto se dever ao fato do sangue arterial ter o auxílio do coração para ser bombeado para o resto do corpo, o que não ocorre com o sangue venoso.

    www2.ufpa.br/ensinofts/capitulo

    Daiane Barreto de Souza

    Enfermagem

    ResponderExcluir
  19. História do Oxímetro

    O oxímetro é um dispositivo utilizado pela área da saúde que mede a quantidade de oxigênio no sangue e a frequência cardíaca de um paciente.
    O oxímetro de pulso é particularmente conveniente por não ser invasivo, tipicamente ele consiste de um par de pequenos diodos emissores de luz frente a fotodiodos, através de uma parte do corpo do paciente translúcida (como a ponta dos dedos ou lóbulo da orelha). Um dos LEDs é vermelho, com comprimento de onda de 660 nm, e o outro infra-vermelho, com 910 nm.
    Devido à simplicidade e rapidez (basta colocar no dedo e observar o resultado em poucos segundos), oxímetros de pulso são de importância vital para a medicina de emergência, e são também muito utilizados para pacientes com problemas respiratórios, bem como em pilotos em naves não pressurizadas operando a altitudes acima de 10.000 pés, onde é necessária oxigenação adicional.
    Numa retrospectiva histórica, dois nomes são citados como referência para o desenvolvimento do oxímetro, o Dr. Glenn Allen Millikan e do Dr. Takuo Aoyagi. Em meados de 1972, o bioengenheiro Takuo Aoyagi baseado na pesquisa de Glenn, nessa época estudava o monitoramento da frequência cardíaca fetal durante o parto, bioimpedância ventilatória, fenômeno do fechamento das vias aéreas pulmonares com baixa circulação do volume pulmonar e débito cardíaco, comprimento da onda da luz vermelha e da luz infravermelha – o “Isosbestic point” (ponto isosbéstico).
    Nesse último caso, o “Isosbestic point” não respondeu sobre a densidade óptica da hemoglobina, então o Sr. Takuo com aprofundamento sobre o princípio da compressão do tecido para definir o ponto zero sem promover lesões e no intuito de desenvolver fones de ouvido que poderiam medir a saturação de oxigênio e as curvas de diluição de corantes, confirmou e se tornou o percursor na verificação da medição das mudanças da luz pulsátil transmitidas através de tecidos vivos para calcular a saturação real.
    Com esse refinamento, em 1973 o cirurgião Dr. Susumu Nakajima, atuando no Sanatório Nacional de Sapporo Minami, solicitou um aparelho para a Nihon Kohden, na possibilidade de testar a capacidade nos pacientes.
    Em 1974, foi publicado em uma revista de circulação científica japonesa sobre essa descoberta. Sendo assim, os Srs. Takuo Aoyagi e Michio Kishio são considerados os inventores oficiais da oximetria, comprovados pelos documentos no Instituto Japonês de Patentes, no qual foi divulgado publicamente em outubro de 1975 e fora publicado em agosto de 1978 e a patente concedida em abril de 1979.
    Desde então, vários pesquisadores desenvolvem oxímetros com alta tecnologia, no intuito de satisfazer as necessidades do cliente, promover conforto ao usuário e ser um produto eficiente e com uma eficácia cada vez mais apurada.

    Helena Aguiar Pereira - Enfermagem

    http://hitechnologies.com.br/artigos/historia-do-oximetro/
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ox%C3%ADmetro_de_pulso

    ResponderExcluir
  20. Fluxo Sanguineo (Quantidade de liquido que atravessa a secao transversal do tubo por unidade de tempo.)
    EX: abrir a torneira e a mangueira.
    A quantidade de agua que sai de cima da mangueira 'e a mesma que sai de baixo (F1 = F2). Porem, se reduzir a area da mangueira, aumento a sua velocidade e a agua vai mais longe. (A1.V1 = A2.V2)
    Quando reduzo a area aumento a velocidade
    Quando aumento a area reduzo a velocidade

    Tipos: LAMINAR - Linhas de campo. Como seguisse um rio e nao tivesse turbulencia.
    TURBULENTO - Como exemplo de um rio que tivesse redemoinhos (depende por exemplo da velocidade do fluxo) - obs: Quando mais rapido estiver o sangue; sangue estreito e venoso ex: sopro, pressao arterial.

    Curiosidades: O sangue 'e como se fosse uma mar'e: vai e volta.
    O fluxo do coracao 'e de 5 l/m
    Circulacao: Sistema de tubos fechados que transportam o sangue atraves de uma bomba em regime estacionario (nao tem perda - nao perde o sangue)
    1 lado temos o sangue arterial
    no outro lado temos o sangue venoso
    OXIMETRO: Um oxímetro é um dispositivo médico que mede indiretamente a quantidade de oxigênio no sangue de um paciente. Em geral é anexado a um monitor,para que se possa ver a oxigenação em relação ao tempo. A maioria dos monitores também mostra a freqüência cardíaca. Os fisioterapeutas o utilizam mais especificamente na avaliação ou conduta da fisioterapia respiratória para sucesso do desmame da ventilação mecânica, decanulação de traqueostomia (pós-desmame) e acompanhamento clínico-funcional dos demais distúrbios cardio-respiratórios.



    Anotacoes da aula

    Ohana Andrade
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  21. A mecânica da respiração.
    A respiração é um ato automático e semi voluntario regida por um complexo sistema neural cuja função básica é a troca de gases entre a atmosfera e o sangue. O sucesso deste processo garante que os níveis de oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) nos tecidos permanecem constantes. A respiração garante a troca e transporte de gases através da ventilação mecânica é realizada pelo sistema respiratório.

    A respiração mecânica é executada em um ciclo de duas fases: a inspiração, movimento ativo pode atrair o ar exterior para os pulmões e a expiração, pelo contrário, é um fenômeno passivo, para relaxar o diafragma, muito a elasticidade dos pulmões causada pela expulsão de ar carregado com dióxido de carbono e retorna à posição inicial. O ar entra nos pulmões quando a pressão interna é inferior à atmosférica. Pelo contrário, o ar é expelido quando a pressão é maior do que atmosférica. O volume respiratório por minuto normal é de doze a quinze vezes e em cada respiração nós introduzimos a metade de um litro de ar nos pulmões.

    Na inspiração, a ação dos músculos intercostais externos de pressão levantar e rodar as costelas aumentando o diâmetro da caixa torácica. Essas mudanças aumentam o volume da caixa torácica e diminuição da pressão intratorácica, que resulta na entrada de ar para os pulmões. O diafragma é o principal músculo envolvido na respiração. No final, por seu lado, o tórax e elasticidade do pulmão tende a levar a caixa para o estado estacionário, relaxar os músculos contraídos durante a inspiração diminuir o tamanho da caixa torácica e aumentando a pressão intratorácica. É neste momento ocorre a saída do ar e restaura o equilíbrio da pressão
    Fonte:. http://www.orthoapnea.com/pt/mecanica-respiracion.php
    Livro Biofísica, Eduardo A.C. Garcia 2002
    Aluna: Beatriz
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  22. Circulação

    LINK http://4.bp.blogspot.com/_o8NL-lN63-o/RgANv6gCDZI/AAAAAAAAABk/4Op-CRKGmnU/s320/Figura1.gif

    http://pawpeds.com/healthprogrammes/images/FormInfo1_pt.jpg

    diferença entre a pequena e grande circulação é que enquanto o ventrículo direito impulsiona o sangue para os pulmões (através da pequena circulação), o ventrículo esquerdo o impulsiona para os tecidos do corpo (através da grande circulação), sob pressão bem maior.

    A grande circulação é o movimento do sangue que
    sai pela aorta e retorna pelas veias cavas inferior e
    superior de volta ao átrio esquerdo.

    A pequena circulação ou circulação pulmonar é o movimento do sangue que sai do ventrículo direito através da artéria pulmonar, passando pelos capilares pulmonares (local onde o sangue entra em contacto com o leito alveolar e é oxigenado). Depois de oxigenado o sangue retorna para o átrio esquerdo através das veias pulmonares, seguindo para o ventrículo esquerdo e a grande circulação.

    Ciências Biológicas, Rafaela Beckhauser


    Curiosidades

    A aorta, a maior artéria do corpo humano, tem 50 centímetros de comprimento e é a grande responsável pela circulação dos cerca de cinco litros de sangue que circulam pelo corpo. Se fosse possível alinhar todos os vasos sanguíneos em um único tubo, o sangue percorreria uma distância equivalente a 100 mil quilômetros.

    A temperatura média do sangue no corpo é de 37ºC. No coração, chega a 38,8ºC e no fígado a 40ºC. Quando um indivíduo tem hipotermia, ou seja, quando a temperatura do corpo cai drasticamente para níveis inferiores a 35ºC, o sistema circulatório economiza energia que poderia ser gasta com a perda excessiva de calor irrigando apenas os órgãos vitais. Sangue mais frio e mais denso pode causar bloqueios em veias e artérias. Casos mais sérios levam à falência múltipla dos órgãos e morte.

    Embora exerça papéis fundamentais no homem e em outros animais, nem todos os seres vivos têm sistema circulatório. Na planária, por exemplo, o transporte de nutrientes, gases e excretas é realizado por difusão das células.

    O sistema circulatório também pode ser aberto, como nos moluscos. Neste caso, não há veias ou capilares para distribuir o sangue pelo corpo. A hemolinfa, fluido similar ao sangue dos vertebrados, é impulsionada por duas a três câmaras para um vaso dorsal, a partir de onde segue para cavidades específicas, retomando o ciclo quando estas câmaras relaxam e sugam o líquido novamente por orifícios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://saude.ig.com.br/circulacao/

      tem que copiar o link e colar no navegador para poder visualizar a imagem.

      Excluir
  23. A respiração é fundamental para vida humana sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo, com o meio ambiente. Para receber o oxigênio (O2) presente na atmosfera e eliminar dióxido de carbono (CO2), os seres humanos precisam de todos os órgãos presentes no sistema respiratório para fazer as trocas gasosas. Os órgãos responsáveis por este processo são: fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e alvéolos pulmonares. A respiração é fundamental para manter o bom funcionamento dos pulmões e de todo corpo humano, sendo essencial para a vida. A respiração correta gera uma série de benefícios ao organismo onde produzem pressões no ventre que atuam de forma eficiente e direta melhorando a digestão.
    Lei de Boyle Mariotte: constitui a descrição de um sistema que sofre uma transformação isotérmica. Ou seja, um processo no qual a temperatura se mantém constante. Sob a temperatura constante, o volume ocupado por determinada massa fixa de um gás é inversamente proporcional a sua pressão.
    Isso significa que se dobrarmos a pressão de um gás, seu volume reduzirá pela metade e assim por diante. Quando duas grandezas como essas são inversamente proporcionais, o seu produto é uma constante, desta forma, o produto de P e V tem resultante constante. Matematicamente a lei de Boyle – Mariotte é: P1.V1 = P2.V2 Ou P.V = k .
    Referencias: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/respiracao.php
    http://www.infoescola.com/termodinamica/lei-de-boyle-mariotte/
    Anotações em sala;

    ALUNA: Lara das Neves Heerdt
    CURSO: Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  24. Circulação mecanismo pelo qual o sangue é distribuído pelo corpo com a ajuda do coração, artérias, veias e capilares. Tem como função fornecer e prezar pela manutenção do fluxo sanguíneo contínuo e variável aos tecidos, gerar e manter a pressão interna ao longo de sua estrutura, entregar elementos necessários ao metabolismo celular, levar substâncias que devem ser eliminadas a órgãos excretores e fazer com o sangue dos tecidos retorne para ser renovado.
    O coração é responsável por receber o sangue rico em gás carbônico (venoso) e transportá-lo até os pulmões, onde ocorre a troca por oxigênio. De volta ao órgão, o sangue (arterial) é bombeado para a rede de vasos formada por artérias, veias e capilares.
    As artérias são os vasos mais espessos, já que devem suportar a pressão do sangue ao sair do coração. Artérias mais finas são chamadas de arteríolas. Nas veias corre o sangue venoso. Vênulas são as pequenas veias. Na parede dos capilares, microscópicos vasos de pequeno calibre, ocorrem às trocas de gases e substâncias com as células dos tecidos.
    Nos vertebrados o funcionamento da circulação é fechada, pois o sangue nunca sai do sistema de vasos já nos seres humanos, o sistema cardiovascular é fechado e duplo, ou seja, é constituído por uma rede de vasos que distribui o sangue para os tecidos em dois ciclos.
    Sistemas vasculares distribuídos em todas as estruturas do organismo formam a “grande circulação” denominada circulação sistêmica, ela conduz o sangue arterial do lado esquerdo do coração para todos os tecidos.
    A aorta, artéria mais importante do corpo, é a “porta de saída” do coração, estendendo-se até a região genital, onde se divide em artérias menores. Veia cava inferior e veia cava superior conduz o sangue venoso proveniente dos membros inferiores e da cabeça membros superior, respectivamente, ao coração.
    O sistema arterial e venoso do pulmão constitui a “pequena circulação” – a circulação pulmonar. Ela é responsável por conduzir o sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico a partir do lado direito do coração até os pulmões. Depois, retorna o sangue rico em oxigênio para o lado esquerdo do coração.
    Este processo começa no ventrículo direito, segue pelos ramos das artérias, arteríolas e capilares pulmonares até os alvéolos (onde o gás carbônico é eliminado e o oxigênio absorvido pelo sangue), sendo finalizado pelas veias pulmonares que desembocam no átrio esquerdo.

    http://saude.ig.com.br/circulacao/
    MAYARA BATISTA BITENCOURT
    ENFERMAGEM

    ResponderExcluir
  25. Sistema circulatório:
    Conjunto de tubos dentro dos quais circula o sangue (impulsionado pelo coração), o qual leva alimento e oxigênio a todas as células do corpo e delas recolhe o gás carbônico e as excreções nitrogenadas. O coração humano apresenta quatro câmaras, não havendo mistura de sangue oxigenado e não-oxigenado. A circulação humana é dupla, sendo dividida em:
    *pequena circulação (ou circulação pulmonar), onde o sangue que sai do coração vai aos pulmões e retorna ao coração.
    *Grande circulação (ou circulação sistêmica), onde o sangue que sai do coração é distribuído a todas as partes do corpo, voltando para o coração.
    Unindo as duas circulações, o trajeto geral do sangue pelo corpo é o seguinte:
    *Coração (ventrículo esquerdo) corpo todo ao coração pelo átrio direito ventrículo direito pulmões volta ao coração pelo átrio esquerdo ventrículo esquerdo, completando uma volta inteira.

    Sistema respiratório:É responsável pela captura do oxigênio que é distribuído às células pelo sistema circulatório bem como pela eliminação do gás carbônico produzido nas células pelo processo de respiração celular. No homem esse papel é desempenhado pelos pulmões, em seus alvéolos. Cada alvéolo corresponde a uma bolsa ou um saquinho microscópico que fica preenchido pelo ar vindo do meio externo através de nariz, traqueia, brônquios e bronquíolos. Do outro lado da parede do alvéolo encontram-se os vasos sanguíneos, para onde o oxigênio é transferido para ser distribuído a todas as células do corpo. Também é através do sangue que chega o gás carbônico vindo das células e que é transferido para o interior do alvéolo para ser eliminado para fora do corpo, seguindo o caminho inverso. A troca de gases que ocorre nos alvéolos é chamada de hematose.

    Aparelho excretor é responsável pela produção da urina, a partir da filtragem do sangue nos néfrons (unidades filtradores dos rins), processo através do qual são retirados do sangue os excretas nitrogenados produzidos pelo metabolismo celular e também substâncias que se encontrem em excesso no organismo.

    *Os rins desempenham um importante papel na homeostase pois controlam a quantidade de água no organismo bem como a quantidade de sais e outras substâncias no sangue. Se alguma dessas substâncias estiver em excesso no sangue, ela é prontamente eliminada pelos rins. Se a quantidade de água no organismo é elevada, os rins produzem uma urina diluída, eliminando o excesso. Se, por outro lado, o organismo precisa economizar água, a urina produzida torna-se concentrada. Se a quantidade de açúcar, sal ou de hormônios de uma pessoa estiver acima do normal, os excessos são eliminados na urina.


    www.klickeducacao.com.br

    ALUNA:CRISTINA D BOLL
    CURSO:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 05/06/13

    ResponderExcluir
  26. CIRCULAÇÃO
    No ser humano, como em todos os mamíferos, a circulação é feita através de um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo núcleo funcional é o coração. A circulação é responsável pela disseminação de alimentos e de oxigênio e retirada dos restos formados pelas atividades celulares, esse trabalho é executo pelo sangue.
    Coração Humano
    - Tamanho: aproximadamente o de um punho fechado.
    - Peso: cerca de 300 gramas.
    - Número de batimentos cardíacos por minuto: bate ente 72 e 80 vezes/min.
    - Função: mantém uma corrente constante de sangue venoso para os pulmões e outra de sangue arterial para as diferentes partes do corpo.
    O coração é um músculo oco, de fibras estriadas, revestido externamente pelo pericárdio (serosa) e dividido por um septo vertical em duas metades. Cada metade consiste de duas câmaras: 1 aurícula superior e 1 ventrículo inferior. Entre cada câmara há uma válvula, a tricúspide do lado direito do coração e a bicúspide ou mitral, do lado esquerdo.Estas válvulas abrem-se em direção aos ventrículos durante a contração das aurículas e, em seguida, fecham-se, impedindo o refluxo do sangue. Na aurícula direita chegam às veias cavas superior e inferior e na aurícula esquerda, as quatro veias pulmonares.Do ventrículo direito sai a artéria pulmonar e do ventrículo esquerdo sai a artéria aorta. Em cada contração, o sangue é bombeado, com certa pressão, para o interior dos vasos sanguíneos (artérias, arteríola, capilares vênulas e veias).
    O coração funciona como uma bomba e seu trabalho resulta na circulação do sangue no organismo. Esse trabalho é possível graças à presença de uma musculatura cardíaca chamada miocárdio. Quando o coração se relaxa (diástole), enche-se de sangue, que chega através das veias; ao contrair os vasos, artérias, o sangue é levado para todo o organismo.
    Os movimentos cardíacos: Sístole e Diástole
    A contração ventricular é conhecida como sístole e nela ocorre o esvaziamento dos ventrículos. O relaxamento ventricular é conhecido como diástole e é nessa fase que os ventrículos recebem sangue dos átrios.A contração ventricular força, então, a passagem de sangue para as artérias pulmonar e aorta, cujas válvulas semilunares (três membranas em forma de meia lua) se abrem para permitir a passagem de sangue. Uma vez no interior desses vasos, o retorno do sangue (refluxo) para os ventrículos a partir das artérias aorta e pulmonar é evitado pelo súbito fechamento dessas mesmas válvulas.
    Fontes: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/circulacao.php
    https://sites.google.com/site/tudoensinomedio/unifei/calendario-1/biologia-3/reinos/fisiologia-animal/circulacao/circulacao-humana

    Aluna:Suélen Mendes
    Curso:Ciências Biológicas-Licenciatura

    ResponderExcluir
  27. A dinâmica do sistema cardiovascular...

    O sistema circulatório, hoje cardiovascular, é muito importante para o funcionamento do corpo humano, pois ele leva sangue a todos os órgãos, além de claro, permitir o acesso do oxigênio nas células para a produção de energia. Os nutrientes absorvidos pelo intestino delgado são transportados pelo sangue até os tecidos e órgãos, mas outras substâncias também dependem da circulação sanguínea para seu deslocamento.
    Para que a circulação aconteça é preciso de pressão para o movimento do sangue no corpo. O coração é responsável pela contínua circulação em nosso corpo, e para que o sangue mantenha-se em movimento é preciso de estruturas que evitem sua perda ou dispersão pelo corpo, por isso as veias, artérias e capilares são muito importantes na circulação, pois permitem que o sangue passe pelo coração e por outros órgãos de forma organizada.
    O sistema cardiovascular também contribui para o funcionamento do sistema urinário. As células do nosso corpo após sua atividade metabólica eliminam no sangue alguns resíduos, que graças a circulação do sangue podem chegar até os órgãos excretores. Pelo processo de filtração do sangue nos rins, estas substâncias são eliminadas para fora do corpo.
    Os hormônios que são produzidos pelo sistema endócrino, são transportados pelo sangue até seus respectivos órgãos de atuação.
    O sangue também transporta calor por todo corpo, deixando todas as regiões corpóreas aquecidas.
    Outro fator importante é coagulação sanguínea, que boqueia o vazamento de sangue para o meio externo, garantindo assim o funcionamento das atividades vitais.
    O coração é composto pelas seguintes estruturas: átrio direito e esquerdo, ventrículo direito e esquerdo, válvula mitral e tricúspide, artéria pulmonar, veia cava superior e inferior, aorta e veias pulmonares.
    Quando o sangue adentra ao coração, o músculo cardíaco relaxa, chamamos isso de diástole. Quando o sangue sai do coração, este se contrai, para isso chamamos de sístole. Então quando nosso coração bate, é sístole, diástole, sístole, diástole, sístole, sangue entrando, saindo, entrando e assim sucessivamente quando se há vida.
    A circulação sanguínea é dividida em grande circulação ou circulação sistêmica, e pequena circulação ou circulação pulmonar. Na grande circulação o sangue sai do coração e vai para os órgãos e tecidos do corpo. Já na pequena circulação, o sangue circula apenas entre o coração e o pulmão.
    O sangue rico em oxigênio vai para os órgãos e tecidos, onde este sangue “limpo”, o oxigênio, é usado pelas células para a produção de energia, desta atividade gás carbônico é liberado para a corrente sanguínea, este é sangue “sujo”, onde no pulmão sofre o processo de hematose. Através dos alvéolos pulmonares, o oxigênio adentra ao sangue, e através da mesma estrutura o gás carbônico sai do nosso corpo. Então quando falamos, estamos expulsando o gás carbônico produzido pelas células.

    http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/corpohumano.php

    Aluna: Taís dos Passos de Moraes
    Curso: Bacharelado em Ciências Biológicas.

    ResponderExcluir
  28. A circulação tem a função de fornecer pela manutenção do fluxo sanguíneo contínuo e variável aos tecidos, gerar e manter a pressão interna ao longo de sua estrutura, entregar elementos necessários ao metabolismo celular, levar substâncias que devem ser eliminadas a órgãos excretores e fazer com o sangue dos tecidos retorne para ser renovado.
    O coração é responsável por receber o sangue rico em gás carbônico (venoso) e transportá-lo até os pulmões, onde ocorre a troca por oxigênio. De volta ao órgão, o sangue (arterial) é bombeado para a rede de vasos formada por artérias, veias e capilares.
    O sistema arterial e venoso do pulmão constitui a “pequena circulação” – a circulação pulmonar. Ela é responsável por conduzir o sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico a partir do lado direito do coração até os pulmões. Depois, retorna o sangue rico em oxigênio para o lado esquerdo do coração.
    A temperatura média do sangue no corpo é de 37ºC. No coração, chega a 38,8ºC e no fígado a 40ºC.
    Diz a Lei das Pressões da cardiologia que a pressão, na grande circulação, é máxima na aorta, decai bruscamente ao nível dos capilares e continua a diminuir progressivamente nas veias até atingir valores próximos de zero nas aurículas
    Por outro lado, quando se fala de circulação deve-se perceber o que gera o gradiente de pressões. Para haver pressão é necessário que determinado líquido esteja dentro de um recipiente, porque é este conflito entre conteúdo e continente que gera a pressão, ou seja, se tivermos um vaso muito grande e uma pequena quantidade de sangue lá dentro, certamente não se verifica a geração de pressão. Pelo contrário, se tivermos determinada quantidade de sangue e um vaso com lúmen muito estreito, gera-se pressão.
    Pode-se assim perceber que há vários aspectos que interferem na génese da pressão arterial.

    http://saude.ig.com.br/circulacao/
    http://biofsica.blogspot.com.br/p/aspectos-relacionados-com-mecanica-da.html

    Aluna: Amanda de Pieri Felippe
    Curso: Fisioterapia

    ResponderExcluir
  29. A respiração de todo ser humano é de suma importância,sendo que a circulação tem a função de fornecer pela manutenção do fluxo sanguíneo e contínuo a variação de tecidos, logo mantendo a pressão interna de sua estrutura.O sistema cardiovascular também contribui para o funcionamento do sistema urinário. As células do nosso corpo após sua atividade metabólica eliminam no sangue alguns resíduos, que graças a circulação do sangue podem chegar até os órgãos excretores. Pelo processo de filtração do sangue nos rins, estas substâncias são eliminadas para fora do corpo. Sendo que,Aparelho excretor é responsável pela produção da urina, a partir da filtragem do sangue nos néfrons (unidades filtradores dos rins), processo através do qual são retirados do sangue os excretas nitrogenados produzidos pelo metabolismo celular e também substâncias que se encontrem em excesso no organismo.
    Aluno: Robson Preuss
    Curso: Fisioterapia

    Pesquisa feita por algumas apostilas do ensino médio e livros encontrados na Biblioteca.

    ResponderExcluir
  30. A circulação é o mecanismo pelo qual o sangue é distribuído pelo corpo com a ajuda do coração, artérias, veias e capilares.O sistema excretor é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. Os rins produzem a urina a partir de um filtrado sanguíneo. Os dois ureteres convergem a urina para a bexiga, que então a armazena.Sistema respiratório:É responsável pela captura do oxigênio que é distribuído às células pelo sistema circulatório bem como pela eliminação do gás carbônico produzido nas células pelo processo de respiração celular.

    Aluna: Michele Souza Toreti
    Curso: Fisioterapia

    http://saude.ig.com.br/circulacao/
    http://lasneaux.blogspot.com/2007/09/excreo-humana.html

    ResponderExcluir
  31. O sistema de excreção nada mais é do que os rins eliminando do organismo substancias de medicações, produz a urina, hormônios e glóbulos vermelhos, reduz o excesso de água no organismo, regula a pressão sanguínea. Os rins recebem uma grande quantidade de sangue bombardeado pelo coração. Ele chega aos rins através da artéria renal, e depois de ser processado ele retorna ao corpo pela veia renal e eliminam as impurezas pela urina. A urina, por sua vez, sai dos rins e vai até a bexiga, onde ela fica até ser expelida do corpo pela ureta.
    Já no sistema circulatório, o sangue é vital para a vida das células, pois, além levar alimento e oxigênio para elas, ele também retira delas as sobras das substâncias que já não lhe são úteis. Seu percurso por todo o corpo ocorre através das veias e artérias, que se subdividem até formar vasos extremamente finos, atingindo, desta forma, todas as células. O papel do sangue é extremamente importante, pois ele retira os nutrientes dos órgãos de digestão e o oxigênio do pulmão para levar estas substâncias para as células, para tanto, ele é impulsionado pelo coração e, assim, faz seu percurso pelas artérias (veias que saem do coração), em sua forma boa e limpa. Durante sua trajetória pelo corpo, o sangue é filtrado pelos rins, deixando neste órgão muitos dos detritos das células. Ao regressar, ele carrega gás carbônico que absorveu das células, uma vez que, em seu lugar, deixou o oxigênio. Após este processo, o sangue retorna ao coração, através das veias, que o transportam em sua forma ruim e sem oxigênio. Para melhorar a qualidade sanguínea, o coração envia o sangue aos pulmões, para que, desta forma, o gás carbônico seja trocado pelo oxigênio, e, em seguida, o impulsiona de volta ao corpo.
    E por fim, no sistema respiratório a principal função é promover a troca gasosa contínua entre o ar inspirado e o sangue da circulação pulmonar, fornecendo oxigênio (O2) ao sangue e removendo deste o dióxido de carbono (CO2) produzido como metabólito nos tecidos e órgãos do corpo humano.

    http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/circulatorio/
    http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/sistema-excretor/a-excrecao-humana.html
    http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema890/aula11.pdf

    ResponderExcluir
  32. Sistema Respiratório:


    O sistema respiratório inclui o nariz, a garganta, a laringe, a traquéia, os brônquios e os pulmões. Sua função é fornecer o oxigênio necessário ao sangue e liberar resíduos de dióxido de carbono.

    Essa troca de oxigênio e dióxido de carbono acontece nos pulmões. O ar externo percorre o nariz onde é aquecido, umedecido e filtrado antes que percorra a garganta e passe pela laringe e traquéia (traquéia-artéria). A traquéia se divide em dois brônquios (tubos de ar que a ligam aos pulmões).

    Dentro de cada pulmão, o brônquio se subdivide formando canais de ar progressivamente menores chamados bronquíolos. Os menores terminam em um pequeno saco em forma de xícara, chamado alvéolo. É nesse local onde acontece a troca de gases. Cada alvéolo é alimentado por uma série de minúsculas veias denominadas capilaridades. O oxigênio no alvéolo atravessa as finas paredes alveolares e capilares para entrar no sangue, enquanto o dióxido de carbono passa do sangue para o alvéolo por meio das paredes capilares. O oxigênio é então carregado pelo sangue até as células e o dióxido de carbono é exalado.

    Durante a inspiração e expiração, os pulmões se expandem e se contraem através dos movimentos da caixa torácica e do diafragma (grande músculo que separa o peito da cavidade abdominal). Durante a inalação, o diafragma se contrai e isso faz com que ele se abaixe e expanda a cavidade torácica. Nesse ponto, a pressão do ar dentro da cavidade abdominal é menor do que o ar fora do corpo, assim, o ar externo invade os pulmões.

    Durante a expiração, o diafragma relaxa e se move para cima, reduzindo a capacidade torácica e empurrando o ar para fora dos pulmões. A fricção causada pela expansão e contração dos pulmões é amenizada pela pleura (membranas finas e úmidas que cobrem os pulmões e revestem a cavidade torácica) permitindo que a superfície dos pulmões e a cavidade torácica se movimentem suavemente.

    Referências:
    http://objetoseducacionais2.mec.gov.br

    Samara Medeiros Sá - Enfermagem

    ResponderExcluir
  33. A circulação sanguínea
    Os processos vitais da maioria dos seres vivos exigem suprimento constante dealimento e oxigênio. Além disso, os resíduos do metabolismo devem ser removidos rapidamente. Em animais unicelulares e nos pluricelulares simples essas trocas são facilmente realizadas por difusão: as substâncias passam das regiões onde estão mais concentradas para as regiões onde estão menos concentradas. E através do coração que serve de bomba que uma ferramenta essencial para a distribuição do sangue para todo o corpo.
    O coração em funcionamento
    Quando os átrios se contraem (sístole atrial), as válvulas que separam os átrios dos ventrículos abrem-se, permitindo a passagem do sangue para esses últimos. Em seguida ocorre a contração dos ventrículos (sístole ventricular). Nesse momento, válvulas que separam os átrios dos ventrículos fecham-se, impedindo o retorno do sangue aos átrios. As válvulas que existem no limite do coração com as artérias pulmonar e aorta abrem-se, o sangue que sai do ventrículo direito é enviado para os pulmões e o que sai do ventrículo esquerdo ganha o restante do corpo através da artéria aorta.

    Durante a diástole (ou descontração), todo o coração (átrios e ventrículos) relaxa, e o coração se enche. O átrio esquerdo é preenchido pelo sangue que acabou de ser oxigenado, proveniente dos pulmões; o átrio direito é preenchido com sangue rico em gás carbônico, proveniente do restante do corpo. Todo sangue, seja ele rico em oxigênio ou em gás carbônico, chega ao coração através das veias
    Pronta entrega
    Enquanto vai passando pelas diferentes partes do nosso corpo, o sangue deixa alimento e oxigênio e recolhe os resíduos (lixo) produzidos durante o metabolismo das células dos diferentes tecidos. O sangue funciona, portanto, como um entregador de pizza e ao mesmo tempo como um lixeiro. Para entregar novas pizzas ele precisa ir à pizzaria buscá-las; ou melhor, é preciso coletar novos suprimentos de alimento e oxigênio.

    http://saude.ig.com.br/circulacao/
    http://saude.ig.com.br/circulacao/

    ResponderExcluir
  34. A circulação é um mecanismo cuja sua distribuição é feita através de artérias, veias e capilares.Ela tem a função de fornecer e prezar o fluxo sanguíneo continuo nos tecidos,gerar e manter pressão interna a sua estrutura,entregar elementos para o metabolismo e levar substâncias que devem ser eliminadas a órgãos excretores e fazer renovação dos tecidos. O cioração é o responsável por receber o sangue com CO2 e tranportá-lo para os pulmões para realizar-se a troca gasosa. Assim volta-se o sangue rico com O2 e é transportado para todos órgãos e tecidos através de artérias e capilares para nutrir os tecidos.. O sangue com CO2 é transportado pelo sistema venoso.
    Ana Carolina Yuasa 05/06/2013 18:30
    http://saude.ig.com.br/circulacao/

    ResponderExcluir
  35. Circulação (parte 1)
    Principal sistema de transporte conhecido, responsável por levar todas as substâncias necessárias para nosso organismo.
    Coração: localizado na região central do tórax, atrás do osso esterno entre os dois pulmões numa região chamada mediastino, na região divisória do tórax e abdome em cima do músculo diafragma.
    Anatomia do coração: Aqui encontramos o miocárdio, que é uma estrutura muscular. Possui simetria lateral de ambos os lados. São compostos por quatro câmaras, Dois átrios e dois ventrículos. As câmaras superiores são denominadas de átrios e as inferiores são denominadas ventrículos. Então existe no coração o átrio direito e esquerdo e o ventrículo direito e esquerdo. A circulação se da por essas câmeras. Entre os átrios superiores e os ventrículos inferiores possuem uma válvula que impedi que o sangue do ventrículos retorne para os átrios. A válvula do lado direito chama-se tricúspede, a do lado esquerdo chama-se mitral. Ainda existe a válvula semilunares onde esta faz o controle de saída vascular para que não haja o refluxo do sangue, tornando o sangue sempre unidirecional.
    Os Vasos sanguíneos: Nos modelos anatômicos em forma de boneco, encontramos vasos pintados de azul e vermelhos. Essas diferenças de corres é exatamente para diferenciar vasos concentrados de gás carbônico(azul) e oxigênios(vermelhos). Exitem 3 tipos de vasos encontrados em nosso organismo, artérias,veias e capilares e duas ramificações, as arteríolas e as vênulas.
    As artérias são veias com paredes musculares bem grossas, que tem a função de levar o sangue do coração para qualquer parte do corpo. Então a artéria é aquela que afasta o sangue do coração. Porem a veia é o vaso de retorno, é aquele que retorna o sangue do corpo para o coração. As veias funcionam no sentido antigravitacioanal, onde atuam válvulas que impedem o refluxo e deixem o sangue num sentido unidirecional retornando para o coração. Os capilares é o elo entre sistema arterial (artérias) e sistema venoso (veias). É através do capilar que ocorre a troca de sangue com os tecidos. A parede dos capilares é constituída por uma única camada para que possam facilitar a troca de substancias entre sangue e tecidos.

    Daniel Prado dos Santos
    ciências biológicas

    ResponderExcluir
  36. (parte2)O sistema linfático participa desse processo para que se possam filtrar certas substancia da nossa circulação.
    O sistema arterial possui uma ramificação chamada arteríolas, e o sistema venoso também possui uma ramificação que se chama vênulas. As arteríolas são pequenos ramos arteriais que regulam a resistência ao fluxo sanguíneo. Estruturalmente suas paredes são ricas em fibras musculares e também são conhecidos como vasos de resistência, pois quando se contraem aumentam a pressão arterial do sangue. As vênulas recolhem o sangue dos capilares. Estas se unem para formar as veias.
    De uma forma geral, o sangue sai das artérias, após para as arteríolas, seguindo os capilares, dos capilares para as vênulas, das vênulas para as veias e depois para o coração. Compreende-se como sistemas fechado, pois o sangue só flui nos vasos sanguíneos.
    Principais vasos sanguíneos ligados ao coração: Aorta, veia cava, que é divida em superior e inferior, artéria pulmonar e veias pulmonares.
    Em resumo a direção do sangue o ventrículo esquerdo → Tecido → Átrio direito (Coração → corpo → coração), este fenômeno chama-se a grande circulação.
    A pequena circulação inicia-se pelo Ventrículo direito → Pulmões → Átrio esquerdo (Coração → pulmão → Coração).
    Fisiologia cardiovascular: Para o sangue sempre continuar circulando, dois aspectos tem de ser considerado, o nervoso e o muscular. O coração é uma estrutura independente de nosso sistema nervoso, isso quer dizer que se por ventura nosso sistema nervoso parar de funcionar, o coração funcionará por um determinado tempo. O nó-sinoatrial (conhecido como marca passo) é responsável pelo ritmo cardíaco, é ele quem faz a contração do coração, mais rápido ou mais lento, dependendo da situação. Existe um feixe nervoso no coração denominado feixe de Hiss, que este tem a função de irrigar os ventrículos. A rede de purking tem a função de controlar os batimentos cardíacos. Porem a estrutura mais importante sem duvidas é o marca-passo, pois é ele que manda sinais elétricos para toda estrutura muscular, grassas a esses sinais elétricos que podemos fazer o exame eletrocardiograma que medi pontos elétricos, onde valores pré-estabelecidos normais fazem a estrutura cardíaca funcionar normalmente.

    Daniel Prado dos Santos
    ciências biológicas

    ResponderExcluir
  37. (parte 3 final)Tempo cardíacos: Movimentação do sangue dentro do coração, dos átrios para os ventrículos. O movimento depende da contração (sístole) e do relaxamento (diástole) cardíaco. Esses movimentos segue um padrão, quando os átrios sofrem uma sístole, os ventrículos sofrem uma diástole, e quando os ventrículos sofrem uma sístole os átrios sofrem uma diástole.Isso acontece para que o coração possa sincronizar o sangue que ta entrando e o que ta saindo em relação ao corpo.Quando há uma sístole atrial e uma diástole ventricular chamamos de 1º tempo cardíaco quando isso ocorre, há uma passagem de sangue dos átrios para os ventrículos.
    Para entender melhor o 2º tempo cardíaco usaremos um esquema:
    Quando o ventrículo esquerdo contrair→ sangue para artérias pulmonares→sangue para o pulmão→ventrículo pulmonar→átrio esquerdo (sistema já mostrado anteriormente e chamado de pequena circulação).
    Ventrículo esquerdo contraiu →sangue para aorta→sangue para o corpo→ sangue para as veias cavas→sangue para átrio direito. (sistema já mostrado anteriormente e chamado de grande circulação).
    Na circulação quando a aorta se enche de sangue ocorre uma dilatação dessa artéria, conhecida como pressão sistólica (ou pressão máxima), isso ocorre quando o ventrículo esta em sístole. Quando o ventrículo estiver em diástole (pressão mínima), ocorrerá uma diminuição da pressão exercida na aorta. Os problemas relacionados à pressão baixa ou alta são relacionados com o quanto as artérias conseguem suportar essas pressões variadas, o quando as paredes artérias conseguem suportar essas variações.
    Frequência cardíaca: Todo movimento de contração e relaxamento, onde se pode mensurar esse movimento por minuto. Interessante para calcular quantas sístoles pode ocorrer durante um minuto. Na freqüência cardíaca considera-se tanto a sístole atrial quanto a ventricular.

    Referencias http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/circulacao.php
    http://www.youtube.com/watch?v=hyTgIMU7Igc
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Circula%C3%A7%C3%A3o_do_sangue
    http://www.youtube.com/watch?v=Lu2sNpDXiTg
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABZFEAB/celulas-sanguineas

    Daniel Prado dos Santos
    ciências biológicas

    ResponderExcluir
  38. Respiração

    É o mecanismo mediante o qual o nosso corpo apreende doar o oxigênio necessário para realizar as combustões metabólicas no funcionamento dos diversos tecidos, ao mesmo tempo em que serve também para eliminar determinados produtos, especialmente anidrido carbônico.

    Pode-se diferenciar dentro do ato da respiração: uma fase inicial na que se introduz ar através das vias superiores até o pulmão (inspiração) e outra de saída de dito ar uma vez utilizado (expiração).
    A diferença entre Inspiração e expiração é:

    Inspiração: Se efetuar graças à pressão negativa intra torácica produzida pela contração de diferentes grupos musculares que, conforme a sua distribuição anatômica, dividimos em:
    Respiração torácica ou de tipo fundamentalmente feminino.

    Expiração. Se produz como consequência da relaxação passiva da musculatura previamente contraída, se bem que em determinados casos e com o devido treinamento na forma de respiração abdominal, é possível graças à contração voluntária dos músculos transversos e oblíquos do abdômen, conjugada com a ação dos intercostais internos, obter um maior espaço aproveitável tanto na inspiração como na expiração, e, em consequência, melhor aporte de O2 e eliminação de CO2. Dado que graças a este tipo de respiração é possível aumentar as quantidades de ar mobilizadas (ventiladas) em menor número de ciclos respiratórios, conseguindo com tudo isso o que deu em chamar-se de "o terceiro pulmão do esportista".

    Bases Fisiológicas da Respiração Ideal, Adaptada ao Esforço Físico:
    A maior parte da população vem realizando um tipo de respiração pouco profunda, com altíssimo componente do que denominamos "tipo torácico", com mínimo aproveitamento da sua capacidade de deslocamento ativo da prensa abdominal, tanto em inspiração como em expiração, a fim de conseguir através disso um máximo volume de renovação aérea.

    Ventilação pulmonar em respiração torácica - ar do espaço morto x Frequência respiratória num minuto.

    Teríamos: 500 cc de ar - 150 cc - 350 cc x 15 (frequência) = 5.250 cc ar /minuto.

    Pelo contrário, outro indivíduo que realizando uma respiração abdominal desloque ao máximo o seu diafragma, bases pulmonares, obterá:

    1.500 cc de ar - 150 cc - 1.350 cc - x 10 (frequência) 13.500 cc ar /minuto.

    Observe-se que neste caso a frequência respiratória desceu de 15 a 10, com o que além da superior quantidade de ar admitido se obtém um menor consumo de O2 no próprio mecanismo respiratório.

    E ao quase triplicar a ventilação e oxigenação pulmonar, se torna realidade o "terceiro pulmão do esportista".

    http://clientes.netvisao.pt/bg014691/curiosidades/respiracao.html

    Acadêmica: Luana Figueiredo Cardozo
    Curso: Enfermagem

    ResponderExcluir
  39. Mecânica dos fluidos é a ciência que tem por objetivo o estudo do comportamento físico dos fluidos e das leis que regem este comportamento.
    Biofísica da circulação: O Sistema Cardiovascular é composto por coração e vasos (veias e artérias). Em sua maior parte, as artérias conduzem o sangue rico em oxigênio, que sai do coração em direção a todo o corpo e as veias conduzem o sangue com baixo teor de oxigênio e rico em gás carbônico, que vai do corpo em direção ao coração, depois para o pulmão para ser oxigenado.
    Nosso coração é um músculo oco com quatro cavidades: dois átrios ( recebem o sangue proveniente dos pulmões ou de todo o corpo) e dois ventrículos (distribuem o sangue para os pulmões ou todo o corpo).

    Biofísica da respiração: A respiração é a seqüência de eventos que resulta na troca de oxigênio e dióxido de carbono entre a atmosfera e as células do corpo, os animais necessitam desse oxigênio para a manutenção dos processos metabólicos e bioquímicos que garantem a vida. O sistema respiratório funciona com o sistema circulatório de fornecer o oxigênio e remover os resíduos do metabolismo, ele também ajuda a regular o ph do sangue. Os gases trocados a nível pulmonar são transportados pelo sangue e, nas células o oxigênio é usado para a produção da água endógena processo chamado de respiração celular. Por isso a troca de gases ao nível pulmonar é também chamada de respiração externa.
    Essencialmente o sistema respiratório consiste na absorção pelo organismo de oxigênio, e a eliminação do gás carbônico resultante das oxidações celulares e conseqüentes trocas gasosas, fazem-se necessário o estudo das formas de absorção do organismo para com esses gases os músculos envolvidos na mecânica de absorção e o mecanismo de força e pressão na cavidade pleural.

    Biofísica da excreção: A função renal é formada por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É constituída por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra. O Rim destaca-se no Sistema Renal por ser a unidade funcional do mesmo. Este é um dos emunctórios destinados a manter a constância do meio interno. Pode-se dizer que a função do rim é: "Cooperar na manutenção do regime estacionário do meio interior." É ele que excreta a maioria dos subprodutos metabólicos do corpo - exclua gás carbônico e um pouco de água que partem pelos pulmões. Eles também regulam a concentração da maioria das químicas no plasma sangüíneo. Cada rim contém mais de 1 milhões de néfrons. Cada néfron é uma unidade completa.
    Para desempenhar esse papel, o rim exerce, entre outras, as seguintes funções, em relação ao meio interno:* Controle do volume hídrico;* Controle do pH;* Controle da osmolaridade.Essa tarefa renal é feita através da Excreção e Reabsorção de vários íons, metabólitos e substâncias exógenas, e principalmente, água.Para excretar e reabsorver, o rim usa três processos bem delineados:1.Filtração Glomerular – Nessa etapa, o rim filtra do plasma sanguíneo todas as substâncias de baixa massa molecular, retendo quase a totalidade das proteínas. Esse processo se realiza no glomérulo .2.Reabsorção Tubular – Nessa etapa, o rim escolhe as substâncias que devem voltar, e devolve essas substâncias ao meio interno. Esse processo se passa nas estruturas que vêm após o glomérulo.3.Secreção Tubular – Nessa etapa, o rim expulsa substâncias que foram filtradas, mas devem ser excretadas em quantidade maior do que a filtrada. É um mecanismo complementar a da filtração. A secreção se dá em estruturas pós-glomerulares. A secreção é um mecanismo importante nos processos de regulação do meio interno.

    REFERENCIAS :
    https://sites.google.com/site/busaobiologicas/biofisica-da-circulacao
    http://www.youtube.com/watch?v=Lu2sNpDXiTg
    HTTPS://wikipedia.com.br
    Livro dom Bosco matéria prima

    Mariana Rosa Gomes
    Enfermagem

    ResponderExcluir
  40. Respiração é um processo fisiológico vital do qual fazem parte três etapas relacionadas e sincronizadas entre si:

    - Ventilação
    - Difusão
    - Perfusão

    A ventilação e a perfusão pulmonar devem ser clinicamente visualizadas, sob a óptica da Fisiopatologia, como sistemas de transporte desenvolvidos em particular para o deslocamento do oxigênio e do dióxido de carbono, servindo assim ao metabolismo tecidular.

    A ventilação pulmonar, como etapa primária do processo respiratório, pode ser descrita como o resultado de uma série de fenômenos e interações fisiomecânicas complexas entre os seguintes componentes:
    a) Controlador respiratório
    b) Músculos respiratórios
    c) Caixa torácica
    d) Abdômen
    e) Fluxo aéreo
    f) Ventilação alveolar

    De uma forma simplificada, pode ser enfatizado que os mecanismos acima citados interagem da seguinte forma: o controle involuntário e voluntário da respiração ativa os músculos respiratórios, os quais causam o movimento da caixa torácica e do abdômen, resultando num deslocamento do ar para dentro e para fora dos pulmões, possibilitando assim a ventilação alveolar.

    O diafragma é o principal músculo da respiração, representando entre 50-70% da atividade muscular respiratória de um indivíduo e tendo de atuar 24 horas por dia de forma ininterrupta. Este músculo apresenta características funcionais diferenciadas dos demais músculos respiratórios, sobretudo pela sua resistência ao trabalho.

    A boa mobilidade diafragmática (excursão e incursão) depende, sobretudo, da integridade funcional do tórax e do abdômen, e ainda de uma estratégia clínica de todos os seus componentes viscerais: pulmões, mediastino, coração, fígado, estômago, baço, pâncreas, rins e bexiga.

    Com base na evidência de que o diafragma sofre a ação da gravidade, a completa fisiologia do sistema cardiopulmonar é dependente do posicionamento corporal para o seu funcionamento ideal. A ação da gravidade influencia os mecanismos básicos do sistema respiratório e é um fator determinante na distribuição da ventilação alveolar (Va) e da perfusão pulmonar (Q), além de serem amplamente descritos na literatura os seus benefícios na clearance mucociliar.

    No entanto, apesar da importância clínica e terapêutica dessas evidências, muito pouco ainda tem sido descrito recentemente na literatura acerca das vantagens do adequado posicionamento corporal na melhoria das propriedades cinéticas dos músculos ventilatórios, em especial do comportamento diafragmático durante a respiração voluntária e no período em que o paciente permanece em ventilação mecânica mandatória controlada (CMV).

    http://www.fisiozone.com/showthread.php/859-Posicionamento-e-Comportamento-Diafragm%C3%A1tico-em-Respira%C3%A7%C3%A3o-Espont%C3%A2nea-e-CMV

    Lucas de Figueredo Alberton
    Ciências Biológicas

    ResponderExcluir
  41. Circulação Sanguínea:A circulação é o mecanismo pelo qual o sangue é distribuído pelo corpo com a ajuda do coração, artérias, veias e capilares. Ela tem a função de fornecer e prezar pela manutenção do fluxo sanguíneo contínuo e variável aos tecidos, gerar e manter a pressão interna ao longo de sua estrutura, entregar elementos necessários ao metabolismo celular, levar substâncias que devem ser eliminadas a órgãos excretores e fazer com o sangue dos tecidos retorne para ser renovado.

    Funcionamento: Nos vertebrados, a circulação é fechada, pois o sangue nunca sai do sistema de vasos. Nos seres humanos, o sistema cardiovascular é fechado e duplo, ou seja, é constituído por uma rede de vasos que distribui o sangue para os tecidos em dois ciclos.

    Sistemas vasculares distribuídos em todas as estruturas do organismo formam a “grande circulação”. Denominada circulação sistêmica, ela conduz o sangue arterial do lado esquerdo do coração para todos os tecidos.

    A aorta, a mais importante artéria do corpo, é a “porta de saída” do coração, estendendo-se até a região genital, onde se divide em artérias menores. Veia cava inferior e veia cava superior conduzem o sangue venoso proveniente dos membros inferiores e da cabeça e membros superiores, respectivamente, ao coração.

    O sistema arterial e venoso do pulmão constitui a “pequena circulação” – a circulação pulmonar. Ela é responsável por conduzir o sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico a partir do lado direito do coração até os pulmões. Depois, retorna o sangue rico em oxigênio para o lado esquerdo do coração.

    Este processo começa no ventrículo direito, segue pelos ramos das artérias, arteríolas e capilares pulmonares até os alvéolos (onde o gás carbônico é eliminado e o oxigênio absorvido pelo sangue), sendo finalizado pelas veias pulmonares que desembocam no átrio esquerdo.

    BRUNA VIEIRA DA SILVA ENFERMAGEM.
    http://saude.ig.com.br/circulacao/

    ResponderExcluir
  42. CIRCULAÇÃO

    Chama-se circulação sanguínea ao movimento do sangue no sistema cardiovascular, de forma contínua, capaz de proporcionar um adequado transporte de oxigénio e substâncias nutritivas aos diferentes órgãos, bem como participar na remoção de dióxido de carbono e de substâncias tóxicas.
    O impulso deste movimento é dado pelo coração. Conduz o sangue da sua parte direita para os pulmões, onde é oxigenado, e recebe-o na sua parte esquerda (aurícula esquerda e ventrículo esquerdo). Depois é ejetado para todo o corpo (através das artérias), retomando de novo à parte direita pelas veias.
    Em repouso, cada batimento cardíaco ejeta cerca de 50 ml de sangue. Com o esforço, este volume pode ir até 150 ml, ou mesmo mais.
    O sangue é constituído por elementos figurados - glóbulos vermelhos, diferentes tipos de glóbulos brancos, plaquetas - e plasma.
    RESPIRAÇÃO
    No ser humano a respiração pulmonar (ou troca de substâncias gasosas - O2 e CO2), ocorre entre o ar e a corrente sanguínea, sendo feita pelo sistema respiratório que compreende: nariz, cavidade nasal dividida em duas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões com bronquíolos e alvéolos. Nos alvéolos pulmonares, o oxigénio (O2) passa para o sangue (glóbulos vermelhos), enquanto o dióxido de carbono (CO2) o abandona. Este intercâmbio de gases ocorre obedecendo às leis físicas da difusão.
    EXCREÇÃO
    A excreção humana não ocorre somente através do ânus, mas também através da pele, do fígado e dos pulmões.
    Rim - O rim e constituído pelo néfron, ou seja, formação da matéria nos corpos organizados e suas funções, totalizando 2.000.000,00 de néfrons divididos em partes iguais pelos dois rins. O néfron é formado pela arteríola aferente constituindo o Malpighi passando pela cápsula de Bowman se transportando para o túbulo contorcido proximal, decaindo pela alça de Henle subindo para o túbulo contorcido distal chegando ao ducto coletor, trabalhando como um filtro coletor de sangue preciso. Os rins eliminam do organismo substancias de medicações, produz a urina, hormônios e glóbulos vermelhos, reduz o excesso de água no organismo, regula a pressão sanguínea. Os rins recebem uma grande quantidade de sangue bombardeado pelo coração. Ele chega aos rins através da artéria renal, e depois de ser processado ele retorna ao corpo pela veia renal e eliminam as impurezas pela urina. A urina, por sua vez, sai dos rins e vai até a bexiga, onde ela fica até ser expelida do corpo pela uretra.
    http://www.rgnutri.com.br/sqv/patologias/circulacao.php
    http://terragiratg.blogspot.com.br/2009/05/sistema-respiratorio-humano.html
    http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/biologia/sistema-excretor/a-excrecao-humana.html

    Milena Claudia Fagundes
    Fisioterapia

    ResponderExcluir
  43. Sistema cardiovascular
    Organizacao do sistema circulatorio
    – coracao, arterias, veias
    – fluxo sanguineo: coracao, tecidos, pulmao, coracao
    A pressão sanguínea atinge o valor máximo nas artérias, diminui ao longo das arteríolas e dos capilares, apresentando valores quase nulos nas veias cavas.
    O fluxo sanguíneo para cada tecido do corpo é,quase sempre controlado com precisão diante dasnecessidades do tecido.
    O debito cardíaco é controlado sobre tudo pelasoma de todos os fluxos locais dos tecidos.
    Em geral, a pressão arterial é controladaindependentemente do controle do fluxo sanguíneolocal ou do controle do debito cardíaco.
    5 litros de sangue em um indivíduo adulto =~ 1/12 do peso corporal
    Volume do coração=volume do próprio punho
    Peso médio=300g
    Coração propulsiona 70ml de sangue a cada contração
    Contrações rítmicas=72/min
    Em 1 minuto, o sangue circula pela grande e pequena circulação e
    retorna ao ponto de origem

    Referencias: http://www.reproducao.ufc.br/cardiovasci.pdf
    http://pt.scribd.com/doc/20120816/Fatores-que-influenciam-o-fluxo-sanguineo
    http://www.anato.ufrj.br/material/Daniela_Cardiovascular.pdf

    Aluna: Tânia Machado Mathias
    Fisioterapia

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. O sistema de circulação do sangue no corpo humano é essencialmente um sistema de transporte de fluido e como conseqüência o projeto de corações e pulmões artificiais são baseados nos princípios da Mecânica dos Fluidos;
    O posicionamento da vela de um barco para obter maior rendimento com o vento e a forma e superfície da bola de golfe para um melhor desempenho são ditados pelos mesmos princípios.

    (www.ebah.com.br/content/ABAAAepz0AK/mecanica-dos-fluidos)

    ResponderExcluir